4 passos essenciais e baratos para se refrescar no calor
calor
Foto: Istock/Getty Images
Drinkfinity >

Como se refrescar no calor sem gastar muito em 4 passos

Kaluan Bernardo em 17 de janeiro de 2017

Todo verão é a mesma história: em meio a fotos na praia, chuvas intensas e fora de hora e escritórios com o ar condicionado sempre ligado, várias pessoas começam a reclamar do calor, do suor, dos insetos ou de qualquer outra coisa. Se você é um desses, temos boas notícias: há várias formas de contornar o calor e tornar o verão um pouco mais suportável.

O mais legal é que essas dicas não exigem muito dinheiro e, com um pouco de criatividade, tempo e paciência, você pode testá-las em sua casa, na rua ou no trabalho e aproveitar bem melhor seus dias.

O que fazer para se refrescar no calor

1) Preste atenção na hidratação

Manter-se hidratado é um mantra clichê, mas não é por acaso. Beba água pelo menos de hora em hora. Se você não é muito fã, coloque pepino, folhas de menta ou rodelas de laranja ou limão na água para que fique mais refrescante.

Outra dica é consumir bebidas eletrolíticas, como as da linha “Exercise & Play”, de Drinkfinity, que ajudam o corpo a repor as energias e ainda refresca. Além disso, vale beber chás e evitar bebidas como cafés ou refrigerantes, que não irão te hidratar o suficiente.

2) Boa alimentação também é importante

Prepare lanches gelados e leves. Pode ser um pão com queijo ou atum, por exemplo. Consuma muitas frutas — no verão, abacaxis melancias ou limões são uma ótima pedida.

A menta e a hortelã podem ajudar muito no calor. Você pode consumir em forma de chá, na comida ou mesmo em produtos para a pele. Outro alimento que ajuda é o pepino, você pode colocá-lo até em sua nuca para se refrescar mais.

3) Mantenha o ambiente fresco e úmido

Abra todas as janelas (e não se esqueça de fechar quando começar a chover), mas mantenha as cortinas fechadas para evitar incidência de sol. Posicione os ventiladores em locais estratégicos e, se puder, prefira os de teto.

No caso de ventiladores portáteis, posicione os mais poderosos perto da janela para criar uma boa circulação de ar. Se o ambiente fora for mais fresco do que o interno, posicione os ventiladores para dentro; se for o contrário, posicione-os para fora.

LEIA MAIS
Como plantar temperos em casa
LEIA MAIS
18 plantas para purificar o ar segundo a NASA

Caso seu problema com janelas abertas seja a presença de pernilongos e baratas, compre itens de proteção para garantir que eles não te incomodem e você possa sempre priorizar o vento.

Uma outra dica de ouro é você mesmo criar o seu ar condicionado, ou eco cooler. Você não precisará de muito dinheiro, apenas de um pouco de tempo e paciência. Aqui nós ensinamos passo a passo.

Além disso, desligue todas as fontes de calor — o que inclui lâmpadas incandescentes , televisão ou outros aparelhos eletrônicos que não estejam sendo usados. Deixe seu carro esfriar antes de estacioná-lo em casa.

Sempre que possível plante árvores. Se não tiver espaço, pelo menos coloque plantas em locais estratégicos dentro de casa. Por fim, fique o máximo de tempo que puder nas partes baixas da casa, já que o ar quente tende a subir.

4) Saiba se vestir

Se estiver em casa, sentir-se a vontade e estiver tranquilo que nenhum vizinho irá te ver (ou não se importar), pode ficar nu ou seminu. Em outros ambientes, tente escolher a roupa mais refrescante possível dentro do dress code.

Se sua empresa não for muito formal, pode ir com bermudas e chinelos.Se for mais formal, priorize mangas curtas, tecidos leves e cores claras.

Cubra-se com tecidos leves que te protegem do calor. Não é à toa que muitos moradores do Oriente Médio se cobriam da cabeça aos pés no deserto. O mecanismo ajuda bastante. Se estiver em casa, pode se cobrir com uma toalha molhada, por exemplo.

Se tiver cabelos longos, amarre-os. E, por favor, nunca fique de meias em casa, não faz sentido no calor.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 237 [2] => 205 [3] => 97 [4] => 222 [5] => 62 [6] => 157 [7] => 276 [8] => 12 [9] => 249 [10] => 86 [11] => 94 [12] => 267 [13] => 68 [14] => 16 [15] => 115 [16] => 186 [17] => 17 [18] => 102 [19] => 173 [20] => 175 [21] => 238 [22] => 92 [23] => 236 [24] => 79 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence