Banana com açaí: saiba mais sobre essa tradicional combinação
açai
Foto: Istock/Getty Images
Drinkfinity >

Banana com açaí: saiba mais sobre essa tradicional combinação

Kaluan Bernardo em 25 de setembro de 2016

Banana com açaí é um dos mais famosos pratos brasileiros. É desses, como a feijoada ou a guaraná, que você não consegue explicar facilmente para um gringo. Até tenta descrever, mas nunca dá para dizer o quão bom é o gosto. Tem que experimentar.

As duas frutas, abundantes no Brasil, tem uma longa história e dizem muito sobre nossa identidade. Não é difícil encontrar produtos que reproduzem ou trazem o sabor dessa combinação, como é o caso do pod de banana com açaí da linha “Live Your Day”, que Drinkfinity enriquece com vitamina C e zinco.

pod sabor banana com açaí

Pod sabor Banana com Açaí Foto: Divulgação

Mas, você conhece a origem dessas frutas e como nós a usamos ao longo da história? Veja abaixo algumas curiosidades sobre elas:

As origens do açaí

açaizeiro

Açaizeiro

O nome vem do tupi, que diz yasa’i e significa “fruta que chora”, uma alusão ao conteúdo que sai quando se espreme. Comum no norte do país, o açaí é mais encontrado nos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Rondônia, Acre e Tocantins, além de países vizinhos, como Venezuela, Colômbia, Equador e Guianas.

Ele vem de uma árvore, o açaizeiro, do tipo palmeira. Estima-se que exista um milhão de hectares com açaizeiros. Ele é extraído por agricultura familiar e demanda bastante manejo e mão de obra. Cerca de 80% é obtido por extrativismo, enquanto apenas 20% provêm de açaizais manejados e cultivados.

Leia mais: Veja as lojas Drinkfinity

Hoje o Pará é o principal estado a produzir o alimento. Enquanto muitos conhecem o açaí apenas como um doce, na Amazônia ele é consumido tradicionalmente junto com farinha de mandioca ou tapioca. Suas sementes são usadas em artesanato.

O açaí em polpa, que parece sorvete, é rico em propriedades estimulantes, semelhantes às encontradas no café e no guaraná.

As origens da banana

Já a banana, diferente do açaí, é uma fruta originalmente asiática. Acredita-se que os colonizadores portugueses é que a espalharam pelos séculos 15 e 16, plantando principalmente no Brasil, ilhas Atlânticas e no Brasil. Alguns pesquisadores, no entanto, dizem que já existiam algumas espécies nativas de bananeira na América pré-colombiana.

Há vários tipos de maçã. As mais comuns são banana-prata, maçã, ouro e nanica. Quando ela está verde, é constituída basicamente por água e amido. Nesse período pode ser usada como farinha ou fonte de hidrato de carbono. À medida que amadurece, o amido se transforma em açúcares simples, como glicose e sacarose, que lhe conferem o sabor doce.

banana com açaí

Foto: Istock/Getty Images

A banana é fonte de fibras de alta qualidade. É muito indicada para problemas intestinais ao aumentar o volume de massa fecal.

Ela pode ser consumida pura, em torces, batida, com mel, aveia ou… açaí. A combinação da banana com açaí na tigela muitas vezes pode ser acompanhada de leite condensado, mel, leite ninho ou granola. Sempre fica uma delícia.

Se você quiser beber algo, com o sabor da banana com açaí, enquanto ainda aproveita os benefícios do zinco e da vitamina C, não deixe de experimentar os pods de Drinkfinity.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence