Bloqueio criativo: veja dicas para lidar com o problema
bloqueio criativo
Foto: Istock/Getty Images
Drinkfinity >

Como lidar com o bloqueio criativo

Pedro Katchborian em 13 de outubro de 2016

Ele é vilão de publicitários, escritores, fotógrafos e de tantas outras profissões. Horas e mais horas de dedicação e esforço podem ser em vão quando ele aparece — e teima em ir embora. É o bloqueio criativo. O termo tão usado por pessoas que enfrentam problemas que não conseguem resolver de jeito nenhum já foi estudado pela ciência. E há algumas pesquisas que trazem dicas de como fazer a criatividade voltar.

Um estudo feito pela Northern University trouxe uma solução que parece óbvia: continue pensando na solução do problema. Segundo a pesquisa, quanto mais as pessoas pensam sobre os problemas, mais ideias irão surgir. Para chegar a conclusão, os cientistas pediram para participantes criarem ideias para solucionar alguns problemas. Depois que solucionaram, os pesquisadores pediam para as pessoas tentarem dizer quantas novas ideias poderiam pensar. A conclusão foi de que a maioria das pessoas se subestimou: elas conseguiram pensar em mais ideias do que achavam.

Portanto, a conclusão desse estudo é que às vezes um problema precisa de muito brainstorm para conseguir a solução. Basta pensar muito sobre o tema.

O estudo não é um consenso. Outra pesquisa sugere algo completamente diferente: como ninguém consegue forçar a criatividade, pesquisas indicam que um bloqueio criativo pode ser quebrado com atividades mundanas e que não exijam raciocínio. Cientistas da Universidade da California sugerem que a criatividade aumenta quando o trabalho é alternando entre atividades desafiadoras para o cérebro e outras atividades como meditar, organizar a mesa ou limpar o chão de casa.

Leia mais:
Conheça a Drinkfinity
As dicas de Frederico Elboni para você criar um canal no YouTube

Essas opiniões divididas da ciência mostram que se livrar do bloqueio criativo não é algo tão certeiro assim. Cada pessoa pode lidar de uma maneira diferente. Por isso, às vezes é bom ouvir de alguém que tenha um bom flow criativo. É o caso de Frederico Elboni, embaixador Drinkfinity e dono do site Entenda os Homens.

Lidando com tantos temas, textos e plataformas, Fred é o caso de pessoa que não pode entrar em bloqueio criativo: ele precisa estar sempre produzindo — e é isso que faz.

As dicas de Fred Elboni para lidar com o bloqueio criativo

Há várias maneiras de você se livrar de um bloqueio criativo”, diz Fred. “Uma delas é correndo atrás de pessoas interessantes, observando o modo de criar de uma pessoa”, conclui.

Fred Elboni com vessel da drinkfinity

Fred Elboni Foto: Divulgação

Para ele, outra maneira de conseguir passar essa barreira é ter a cabeça aberta e não descartar nenhuma ideia. “A inspiração pode vir na rua, sentado na calçada. Ela vem do cotidiano ou até em se desligar um pouco do mundo“, conclui.

No momento, Fred precisa se desdobrar para arranjar temas para seu canal no YouTube ou seus textos no Entenda os Homens. Uma dica dele é sempre anotar ideias. “Eu anoto absolutamente tudo”, explica.

Por fim, para ele, o que acontece não é exatamente um bloqueio criativo. “Não é a falta de criatividade. Ela está sempre ali. A pessoa precisa focar em perder a ansiedade. É ela que impede as ideias“, conta. Logo, ficar mais calmo e centrado pode ser uma ótima maneira de não ter o temido bloqueio.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence