Drinkfinity traz workshops sobre design thinking e mais ao TEDx
workshop drinkfinity tedx
Foto: Fernando Alexandrino
Drinkfinity >

Drinkfinity traz workshops sobre design thinking e bloqueio criativo ao TEDx

Redação em 7 de junho de 2016

O TEDxSãoPaulo 2016 aconteceu na segunda-feira, 6 de junho, no Allianz Parque. A Drinkfinity marcou presença com um estande degustação e workshops.  O publicitário Andre Rabanea falou sobre design thinking, enquanto o escritor e roteirista Frederico Elboni ensinou passos para superar um bloqueio criativo.

O TEDxSãoPaulo 2016 foi sobre educação. Camila Achutti, Estela Renner e Clóvis de Barros Filho foram alguns dos convidados a falar sobre o tema. Cada palestrante teve 12 minutos para expor suas ideias e projetos.

Os workshops promovidos pela Drinkfinity  tiveram duração de 15 minutos. Os dois convidados se apresentaram quatro vezes cada e bateram um papo descontraído com o público. Andre falou sobre a metologia que desenvolveu para ajudar pessoas e empresas a terem ideias. Já Frederico é criador do blog Entenda os Homens, roteirista do programa Amor & Sexo e autor dos livros “Meu Universo Particular” e “Um Sorriso ou Dois”.

Andre Rabanea

Andre Rabanea no TEDx

Andre Rabanea Foto: Fernando Alexandrino

Andre é publicitário e abriu sua primeira agência de marketing de guerrilha, a Torke, em Lisboa (Portugal). Em seguida, expandiu para São Paulo e Instambul (Turquia). No entanto, foi no Japão onde desenvolveu a metodologia que, no futuro, ganharia o nome de Ideators.

Criou 52 jogos para serem praticados em grupo com o mesmo objetivo: ajudar pessoas a serem mais criativas. Andre afirma que todos podem ter boas ideias. Basta ter um bom método para alcançá-las.

Um dos jogos, o “Alvo”, consiste em convidar amigos ou colegas de trabalho para escrever palavras sobre um mesmo tema, como “casamento”. Se todas as pessoas escreverem “amor”, esse elemento deve ir para o centro do alvo. Palavras que surgirem menos vezes, como “paciência”, “dedicação” ou “carinho”, são organizadas nas extremidades, de acordo com a frequência com que aparecem.

Dessa forma, é possível solucionar um problema, criar uma nova empresa ou ter qualquer outro tipo de ideia.

Até agora, 12 jogos já foram validados. Os outros ainda estão em fase de teste e podem ser aprimorados. Sempre que surge ideia de nova brincadeira, Andre testa e, caso seja boa o suficiente, tenta implantá-la em sua metodologia.

O método de Andre foi certificada pela Universidade de Harvard, que a considerou inovadora na área de design thinking.

Veja as lojas Drinkfinity

Frederico Elboni

Frederico Elboni no TEDx São Paulo

Frederico Elboni Foto: Fernando Alexandrino

Frederico Elboni gosta de escrever – e muito. Mas estar sempre inspirado para desenvolver um livro ou roteiro é praticamente impossível. Segundo o autor, o melhor passo para lidar com o bloqueio criativo é aceitar que ele existe e lutar contra a ansiedade.

Frederico conta que sempre foi ansioso e preocupado com prazos. Finalmente entendeu que essa característica o atrapalhava a seguir em frente quando faltava criatividade. Por isso, desenvolveu algumas técnicas para lidar com o temido bloqueio. Elas são:

1 – Assuma que está com bloqueio criativo.

2 – Escreva, literalmente, o que pensa. Vá escrevendo sem se preocupar com detalhes técnicos ou com qualquer outro critério. Essa é uma forma de soltar a imaginação e relaxar a mente.

3 – Saiba desistir de uma ideia quando ela for ruim. Não insista no que claramente não está funcionando.

4 – Limite o uso de palavras-chave. Em um texto sobre namoro, por exemplo, escolha dois universos para guiar seu pensamento, como “presentes” e “carinho”.  Isso evita que você se perca e traz foco na hora de escrever.

5 – Conheça outros artistas e o trabalho deles. Inspire-se!

6 – Medite. Isso não significa apenas sentar, cruzar as pernas e fechar os olhos. Consiste em estabelecer uma rotina e cuidar de corpo e mente. Seja organizado, tenha calma, paciência, se alimente direito e estabeleça horários para fazer as coisas.

O blog de Frederico, “Entenda os Homens”, é feito para mulheres que querem ler sobre assuntos leves e interessantes durante momentos como a volta para casa no metrô ou antes de dormir.

O livro “Um Sorriso ou Dois” também é voltado para o universo feminino, mas de forma mais profunda. Fala sobre sentimentos, conflitos internos e sobre a importância de encontrar equilíbrio e harmonia sempre.

Leia também:  Drinkfinity, vale a pena?

Já “Meu Universo Particular” é uma coletânea de frases que convidam o leitor a conhecer melhor Frederico. O autor quer que se identifiquem com ele e reflitam sobre seus próprios universos.

O TEDxSãoPaulo é patrocinado pela Drinkfinity, marca que também oferece o conteúdo de Free The Essence.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence