O que os eletrólitos fazem pelo seu treino
eletrolitos_d8 (3)
Foto: Divulgação
Drinkfinity >

O que os eletrólitos fazem pelo seu treino

Redação em 22 de junho de 2016

Toda vez que você faz uma atividade física, o seu corpo perde eletrólitos pelo suor. Eletrólitos são sais ou minerais com uma carga elétrica que regulam vários processos no nosso organismo, como a pressão arterial e reconstrução de tecidos danificados.

As células utilizam os eletrólitos para manter as voltagens ao redor das membranas celulares, sendo responsáveis por carregar os impulsos elétricos para contrairmos os músculos sempre que queremos, por exemplo. Entre os principais sais do corpo estão: sódio, potássio, cloreto, cálcio, fosfato, magnésio, sulfato e bicarbonato

Como repor os eletrólitos?

Como os eletrólitos estão presentes nos fluídos corporais, após uma atividade física, o suor acaba eliminando-os. Esse é um dos motivos pelos quais ficamos tão cansados após um treino. Além da atividade física, doenças como viroses também pode alterar essas taxas, já que vômitos e diarreia também eliminam os sais.

Depois de uma hora de caminhada, corrida ou bicicleta, o nosso corpo necessita repor esses eletrólitos de alguma maneira. Um jeito de regular essa taxa do nosso corpo é por meio da hidratação.

Algumas bebidas são destinadas ao consumo após a prática esportiva. Entre elas, a linha Exercise & Play, da Drinkfinity. Além de zero calorias, os pods dessa linha tem 257 mg de sódio e 132 mg de potássio em uma cápsula, sendo um suplemento hidroeletrolítico perfeito para os atletas. Diferente de outras bebidas, o pod não contém açúcar, fazendo a bebida mais saudável. Os pods dessa linha vêm nos sabores Limão Gengibre, Grapefruit Erva Mate e Maçã Guaraná.

Além das bebidas, também é possível repor os eletrólitos pela alimentação. A banana é uma ótima fonte de potássio, enquanto leite e iogurte podem repor cálcio. Já o magnésio pode ser encontrado no amendoim e em vegetais como o espinafre. Outros alimentos indicados para a suplementação de eletrólitos são: aspargo, abacate, sopa de tomate, batata, laranja e folhas verdes.

O que acontece quando ficamos com um desequilíbrio de eletrólitos?

Todos nós já passamos pelo sofrimento de ter uma cãibra, atletas ou não. As chances de você ter tido esse contração muscular involuntária pela falta de minerais é alta. Quando não ingerimos sais o suficiente, nossas células não funcionam da maneira correta e a cãibra pode ocorrer. Entre as causas das cãibras estão a falta de sódio, potássio e cálcio.

Leia mais: Conheça a Drinkfinity

Entre outros os sintomas causados pela perda significativa de eletrólitos são tontura, febre alta, desidratação, cansaço e problemas musculares. A longo prazo, um distúrbio eletrolítico pode causar sérios problemas de saúde, tais como alteração nos rins, oscilação nos batimentos cardíacos, alterações na pressão arterial e convulsões.

Por isso, atletas amadores e de alto nível precisam ficar muito atentos aos eletrólitos. Além dos atletas, idosos também são um grupo de risco nesse sentido, já que a tendência é que a função dos rins diminua com o tempo, e o rim tem um papel importantíssimo no equilíbrio eletrolítico. Um vilão dos eletrólitos é o álcool, já que líquidos que não contém água e sódio podem ter um impacto muito negativo nos níveis de sais.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence