Embaixadora da Drinkfinity, Rachel Apollonio já correu até meia-maratona
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Foto: Divulgação
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Rachel Apollonio conta como se prepara para correr meia-maratona

Camila Luz em 19 de outubro de 2016

Rachel Apollonio é blogueira, apresentadora do Nosso Canal, viajante assídua, estudante de teatro e ícone de vida fitness. Este ano, ainda encontrou tempo para correr seis meias-maratonas e se tornar embaixadora de Drinkfinity.

Rachel Apollonio bebendo drinkfinity

Foto: Divulgação

O esporte sempre esteve presente na vida de Rachel, que tem 21 anos. Já praticou vôlei, balé, jazz, natação, basquete e vários tipos de dança. A corrida é paixão mais recente. “Sempre participei de vários esportes, mas nunca tinha corrido. Eu até corria, mas só cansava. Era mais para treinar quando jogava vôlei”, conta. “Não comecei a correr pensando que queria correr uma meia-maratona. Comecei pensando em correr 3 km”, diz ela.

Foi melhorando seu tempo de semana em semana e percebeu que poderia correr 1 km a mais sem andar. Aos poucos, por meio de pequenas superações diárias, passou a correr 8 km em 40 minutos. Por indicação de amigos, participou de uma prova de 10 km e, em um ano e meio, estava correndo uma meia-maratona, que tem 21 km.

“A prova de 10 km me deu vontade de aumentar as distâncias. Aí comecei a me apaixonar. Todo mundo acha que não consegue correr nem 2 km. Mas leva tempo!”, diz.

Treinos complementares e alimentação adequada

Antes de participar de uma meia-maratona, Rachel nunca corre os 21 km durante os treinos. “Treino literalmente todos os dias, variando as distâncias. Por exemplo, de segunda a sexta, corro 6 km na segunda, três na terça, doze na quarta, quinze na quinta e seis na sexta. Corro no máximo 17 para treinar”, explica.

Antes da prova — e durante sua rotina fitness — toma cuidados com a alimentação e o preparo físico. Antes de correr, prefere não comer muito, optando por banana com canela, sem aveia, além de um ovo mexido ou algo que tenha proteína. Depois do treino, investe em uma refeição maior, como pão integral ou panqueca com aveia e alimentos proteicos. “Já fui treinar tomando só suco de várias frutas, com legumes e verduras. Dá energia, mas não para um distância muito longa”, revela.

Rachel explica que é preciso se sentir bem e leve durante a corrida. Por isso, evita vários alimentos que atrapalham a digestão e deixa de lado o café, que tanto adora.

Para manter o condicionamento físico em dia, pratica treinamento funcional e muay thai. “De vez em quando faço aula de spinning, mas prefiro algo mais dinâmico. Fora que o treinamento funcional é bastante completo. Ele ajuda a correr longas distâncias pois aumenta a frequência. Se você faz funcional junto com a corrida, sua respiração melhora”, opina.

Para monitorar seu desempenho, usa o aplicativo Runtastic. “Ele marca tudo direitinho, consegue medir até a altitude em que você está, a distância, o quanto você acelerou, quantas calorias gastou… uso sempre quando vou treinar e até dispenso o relógio”, explica.

Os planos de Rachel Apollonio

A primeira prova de 21 km que Rachel correu foi em Lima, no Peru. Ao completar a meia-maratona, chegou a chorar de emoção pois experimentou sentimento de superação muito intenso. Para a blogueira, a corrida transforma a forma como nos enxergamos e como lidamos com os desafios que estão à nossa frente.

“Os desafios te fazem recuperar uma força interior que fica dentro de você, que te faz conquistar as coisas. A gente acha muito obstáculo, mas com a corrida tudo fica muito mais claro na nossa cabeça”, opina.

Rachel completou a prova de Lima em 1h52. Hoje, corre 5 km em aproximadamente 28 minutos. Ainda este ano, pretende correr mais uma meia-maratona e também tem planos para outros esportes. Além do yoga, que faz parte de sua rotina, quer tentar uma modalidade que nunca praticou na vida, como o tênis. Voltar para o vôlei, seu preferido, também não está descartado.

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