Saiba como instalar um roteador e configurar o WiFi
roteador
Foto: Isock/Getty Images
Inovação > Tecnologia

Como instalar um roteador e configurar o WiFi da internet da sua casa

Redação em 26 de setembro de 2016

Acabou de mudar de casa ou precisou trocar de internet e não sabe como instalar um roteador? Não há problemas, fizemos um pequeno guia para te ajudar na missão que, como você verá, é bem mais simples do que parece.

homem configurando roteador

Foto: Istock/Getty Images

Primeiro passo. Desligue seu computador e conectar os cabos de rede dele ao roteador. Há portas certas para isso (normalmente são bem quadradinhas com um espaço para o gancho do cabo).

Segundo passo. Ligue o computador e abra um navegador de internet (pode ser qualquer um). Na barra de endereços, digite o seu IP. Normalmente será o número “192.168.1.1”, mas dependendo da marca poderá ser uma variação semelhante. Procure por ele na embalagem do roteador, embaixo do equipamento ou no manual do aparelho.

Terceiro passo. O navegador provavelmente pedirá login e senha. Normalmente, tanto um quanto outro são “admin”. Também podem variar. Nesse caso, também vale conferir a embalagem ou manual.

Quarto passo. Agora você já está na página de login. Ela varia um pouco entre cada marca. Procure pelo campo “Redes sem fio” ou “Wireless”, se a página estiver em inglês.

Quinto passo. No campo SSID, escolha o nome de sua rede e, em seguida, procure a área de segurança. Há diversas opções, como WEP, WPA e WPA2. Recomendamos escolher a última, que é a mais segura.

Sexto passo. Vá à aba de “Segurança” ou “Security”, escolha uma senha e lembre-se de anotá-la em algum lugar que você não perca e não se esqueça. Você utilizará ela cada vez que tiver que fazer login com um novo dispositivo no WiFi. Ou seja, é aquela senha que os visitantes vão pedir assim que sentarem no sofá da sua sala.

Leia também:
Como o revenge porn é tratado no Brasil
Como funciona o Google Allo, novo app de mensagens do Google

Tome cuidado quando for usar o WiFi público

Quando não está em casa próximo do roteador você pode usar WiFi público. Nesse caso, é necessário tomar alguns cuidados para que suas informações não sejam interceptadas e alguém malicioso roube desde suas senhas das redes sociais até os dados de contas de banco.

Isso acontece porque essas redes não são tão protegidas quanto as que você acabou de configurar em sua casa. E não é necessário ter grandes conhecimentos de computador para hackear alguém em uma rede pública. Há até vídeos na internet que ensinam a fazer isso. Ou seja, todo o cuidado é pouco.

Por isso, quando for usar uma rede pública, seja mais exigente. Se puder, evite fazer login em redes sociais. Mais ainda: evite ao máximo se conectar ao seu email, com o qual é possível redefinir várias senhas e, principalmente, o site de seu banco.

Quando entrar na rede, tenha certeza de que aquela é a oficial do estabelecimento em que você está. Muitas vezes, usuários maliciosos criam rede semelhantes para atrair desatentos e roubar suas informações.

Também instale bons antivírus, que podem detectar e bloquear invasores. Normalmente só prestamos atenção em relação a isso em computadores, mas smartphones também são vulneráveis. Procure por um bom protetor para seu celular. Para mais dicas, confira nossa entrevista com um especialista.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence