5 filmes curtos para assistir em realidade virtual
filmes em realidade virtual
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Comunicação

Cinco filmes curtos para assistir em realidade virtual

Kaluan Bernardo em 4 de julho de 2016

Os principais dispositivos de realidade virtual começam a chegar ao mercado em 2016. Vão dos mais caros e tecnicamente avançados, como o Oculus Rift, aos mais baratos e simples, como Google Cardboard, que você consegue montar em casa. Todos eles podem te ajudar a ver filmes em 360º e de forma imersiva.

A experiência de assistir a um filme dessa forma é completamente diferente. Talvez seja um salto equivalente à primeira vez que alguém viu um filme em cores, ou a primeira vez que alguém viu um filme em 3D. Ver uma obra em realidade virtual é tão impactante quanto.

Como esses dispositivos ainda estão caçando seu lugar no mercado, há poucos filmes feitos em realidade virtual. No entanto, algumas experiências interessantes já estão sendo desenvolvidas nesse sentido.

Separamos alguns desses filmes. Todos eles você pode ver em seu smartphone, mas a experiência é muito melhor se você usar um óculos de realidade virtual. Se tiver um dispositivo desses em casa, use-o. Se não tiver, veja nosso infográfico ensinando a montar um Cardboard — você não precisará de muito mais que um papelão e algumas lentes simples.

Cinco filmes curtos em realidade virtual

White Room 02B3

Ninguém pode assistir o filme da mesma maneira que outra pessoa. Você só pode ver o que está acontecendo com um personagem por vez. Cada ator conta uma história e alternar entre eles te dá uma perspectiva diferente do que está acontecendo. A obra está disponível em aplicativo para Android e iOS e custa US$ 3.

Black Lives Matter em Nova York

O famoso diretor Spike Jonze (responsável por “Ela” e “Onde Vivem os Monstros”) foi convidado pelo site Vice para filmar uma marcha do movimento “Black Lives Matter”, que reuniu 60 mil pessoas contra o racismo praticado por policiais nos Estados Unidos.

O filme tem menos de dez minutos, mas te faz se sentir dentro do protesto e também a emoção de cada um que estava ali. É uma ótima oportunidade de ver como o jornalismo pode se beneficiar da realidade virtual. Você pode baixar no aplicativo Within, disponível tanto para Android quanto iOS.

Leia também:
Como videogames impulsionam a realidade virtual
Realidade virtual: a nova arma para terapeutas

Evolution of Verse

Filmes em realidade virtual também podem ser animações, como é o caso desse belo filme dirigido por Chris Milk, feito em CGI (sigla em inglês para computação gráfica), e que te leva de um começo a outro de forma um tanto poética. Assista:

Dreams of Dali

Já pensou como seria estar dentro de um sonho de Salvador Dalí, um dos maiores gênios do movimento surrealista? O Dali Museum, em St. Pesterburg, nos Estados Unidos, criou uma obra imersiva cheia de referências às obras do pintor espanhol, para que você se sinta dentro de uma visão lisérgica de Dalí. É uma das mais belas experiências em realidade virtual disponíveis na internet.

11:57

Agora que você já viu todos esses vídeos incríveis acima, está psicologicamente preparado para nossa última recomendação: um filme de terror em realidade virtual. Em 11:57, você é o protagonista — amarrado em uma cadeira, em um lugar macabro, onde coisas bizarras acontecem. Mas não queremos contar muito, baixe o aplicativo (tanto para Android quanto iOS), respire e fundo e tente não gritar muito alto.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence