O que Castelo Rá-Tim-Bum tem a ver com a revolução digital
castelo-ra-tim-bum
Foto: Divulgação
Inovação > Comunicação

Comic Con: o que “Castelo Rá-Tim-Bum” tem a ver com a revolução digital

Pedro Katchborian em 2 de dezembro de 2016

No dia de abertura da Comic Con Experience, em São Paulo, nessa quinta-feira (1), um painel chamou a atenção dos nostálgicos e amantes dos anos 90. Luciano Amaral, intérprete de Lucas Silva e Silva, de “O Mundo da Lua”, intermediou uma conversa entre Cao Hamburger, um dos criadores de “Castelo Rá-Tim-Bum” e diretor de filmes como “O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias e “Xingu”, e o diretor Paulo Silvestrini, nome por trás das câmeras de novelas como “Joia Rara” e “Avenida Brasil”. Os dois estão juntos para fazer a nova temporada de “Malhação” em 2017.

O grande destaque da conversa, é claro, acabou sendo os programas de sucesso de Cao Hamburger, com destaque para “Castelo Rá-Tim-Bum”. Cao falou sobre os motivos do programa ter dado tão certo.

LEIA MAIS
Quiz: Você é viciado em séries?
LEIA MAIS
Nos EUA, jornais caem enquanto a TV resiste e o futuro da notícia é mobile

Para o diretor e roteirista, o show “conseguiu captar o que o mundo estava passando“. “A gente estava no começo dessa revolução digital”, disse. “Quando comecei a criar o ‘Castelo Rá-Tim-Bum’, não tinha celular nem nada, mas já tinhamos essa sensação de que algo estava por vir”, explica. “Como o ‘Castelo Rá-Tim-Bum’ tinha esses quadros que eram quase acionados por botões, era o prenúncio de uma grande revolução. Como se fossem janelas que poderiam ser clicadas”, completa, para depois elogiar os atores e também atribuir o sucesso às performances.

Cao também fez questão de apontar como a TV Cultura, marco dos programas infanto-juvenis na década de 90, estava preparada para produzir conteúdo de qualidade. “Ela estava investindo há anos. Quando eu cheguei tive que me esforçar muito para chegar no ritmo que as pessoas estavam lá. Era um momento propício e a TV Cultura mostrou que nada é por acaso”, diz.

Além de “Castelo Rá-Tim-Bum”: e agora?

Agora, Cao enfrenta o desafio de fazer conteúdo para o público infanto-juvenil na era digital. “Há 10 anos estamos em um liquidificador tentando entender o que está acontecendo. É um momento que ninguém sabe o que temos fazer. Você pode pensar em produzir para mais de uma tela”, afirma.

Paulo Silvestrini concorda, mas afirma que “tudo agora é especulação”. “A nossa missão é criar um conteúdo de qualidade. Isso é menos pretensioso do que pensar que você pode criar programas para várias telas”, diz.

O desafio é criar conteúdo que possa entreter e ser educativo ao mesmo tempo. Outro programa produzido por Cao foi o Disney CRUJ, que era, “apenas uma moldura para passar desenho animado”, mas acabou se tornando muito mais que isso. Silvestrini destaca como a dramaturgia “tem que se adaptar a nova forma de comunicação”. “As nossas histórias serão contadas utilizando os mesmos recursos dos jovens. É uma oportunidade da gente falar como o jovem fala, como o jovem que todos nós somos”, completa.

Em “Malhação”, Cao vai tentar trazer a sua experiência para modificar a novela. “Nunca pensei que um dia entrar nessa roubada”, disse ele, brincando e citando que é a primeira vez que assina uma obra diária.

Silvestrini fala sobre como a novela será adaptada para as várias telas. “Vamos buscar os espectadores como se estivéssemos em um videogame, independente da tela em que vão assistir“, disse.

Comic Con Experience 2016

A Comic Con Experience 2016 acontece em São Paulo até o dia 4 de dezembro na São Paulo Expo. São esperadas mais de 180 mil pessoas até domingo, o que tornaria a edição paulistana a maior do mundo. Além dos painéis e estandes, o evento também receberá atores de grandes produções, como Evanna Lynch, de “Harry Potter” e Ross Marquand, de “The Walking Dead”.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
ESCOLHA DO EDITOR
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 12 [3] => 237 [4] => 97 [5] => 249 [6] => 222 [7] => 62 [8] => 157 [9] => 276 [10] => 259 [11] => 86 [12] => 267 [13] => 94 [14] => 68 [15] => 16 [16] => 167 [17] => 115 [18] => 186 [19] => 17 [20] => 102 [21] => 173 [22] => 238 [23] => 175 [24] => 92 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence