Como argumentar para fazer a diferença em discussões nas redes sociais
como argumentar
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Comunicação

Como argumentar para fazer a diferença em discussões nas redes sociais

Camila Luz em 6 de fevereiro de 2017

Qualquer acontecimento minimamente polêmico é estopim para discussões nas redes sociais. Todos querem dar seu ponto de vista – e isso parece ser tanto desgastante, quanto viciante. Para ajudar quem não resiste à tentação, o jornal The Guardian separou algumas dicas de como argumentar para realmente transformar opiniões.

LEIA MAIS
Como saber se você já teve alguma senha vazada na internet
LEIA MAIS
Truques da mente: como treinar o cérebro para melhorar a produtividade

Segundo o especialista em Imigração e Direito Esportivo Sean Jones, há sim uma maneira mais eficaz de argumentar nas redes sociais. Para conseguir, no entanto, é preciso mudar algumas de suas táticas. Em primeiro lugar, aprenda com seus erros. “Antes de me tornar um advogado, estava convencido de que era brilhante em discussões”, diz.

Você também acha que é brilhante? Se insiste em silenciar os outros participantes da conversa, colocando seu ponto de vista como soberano e inquestionável, há muito o que melhorar. “Fazer bullying com pessoas até que silenciem, como pode acontecer no Twitter, é uma estratégia muito pobre para persuadi-los a favor da sua razão”, explica Jones.

Para de fato se tornar brilhante, existe uma fórmula simples que ajuda bastante. Ela ensina como argumentar nas redes sociais, mas também fora delas. São quatro passos: Posição – Exemplo – Razão – Repetir a posição.

Como argumentar nas redes sociais

Posição

Primeiro, Jones diz que é preciso entender quais são as principais justificativas para o seu argumento. Encontre o que faz sua posição ser sólida e no que ela se baseia, para que ninguém possa te derrubar.

Em seguida, encontre o ponto principal e parta dali. “Quanto mais detalhado você der, mais empurrões vai levar para ter seu argumento derrubado”, diz. “Uma vez que o debate tenha começado, mantenha-se focado e não seja repetitivo. Não envie 20 tweets dizendo a mesma coisa”, completa.

E não se distraia! Lide com um ponto de cada vez. Quando o argumento está desmoronando, pessoas tendem a procurar novas justificativas. Só faça isso se já tiver defendido o ponto principal e o próximo passo for necessário para continuar defendendo sua posição.

Dê exemplos

Prepare-se para responder perguntas e justificar seu ponto de vista com fatos e números. “Se sua posição se justifica, não tenha medo de entrar na briga”, diz Jones.

Mesmo se você não tem tantos fatos para justificar sua posição, demonstre confiança. Um estudo publicado na revista Organizational Behavior and Human Decision Processes sugere que as pessoas acreditam em um orador confiante antes de acreditar em alguém experiente.

No entanto, se envolva na briga apenas quando realmente souber do que está falando. “Não blefe ou pareça ser um especialista em coisas que você não conhece – você precisa ter pelo menos alguns fatos relevantes ou experiência”, diz a autora Joanne Harris.

Seja razoável

Não leve para o pessoal e nunca, nunca, ofenda os outros participantes. Pode parecer uma dica óbvia, mas ânimos costumam ficar exaltados em discussões online.

Após colocar o ponto principal, vá adicionando outras justificativas ao seu argumento para promover o debate. Certifique-se de parecer confiável e não mande uma série de tweets ou mensagens com argumentos longos e confusos.

Se alguém começar a reagir mal, lembre-se de que eles podem estar interpretando mal. As pessoas com quem você está discutindo não podem ver suas expressões faciais ou seu tom de voz. Também não podem concluir se está despreocupado ou expressando uma crença séria. Seja claro.

Lembre-se, no entanto, que em redes sociais o seu oponente pode estar negando seus argumentos simplesmente pelo prazer de comprar briga. Se você não o conhece, considere a chance de estar discutindo com alguém que tenha problemas emocionais. Não leve para o pessoal e não perca a razão.

Repita a sua posição

Assim que terminar de listar seus pontos, repita a sua posição e siga em frente. Se o debate continuar mesmo após ter seguido todos os passos, desista da briga. Discussões em redes sociais tendem a nunca se resolver. “Seja cortês e agradeça pela ‘conversa’”, diz Jones.

Se o seu debate não estiver chegando a lugar algum, tenha sabedoria para identificar isso. Há algumas pessoas que não escutam, por mais que você coloque seu argumento com excelência. Não perca tempo com esses indivíduos.

O lado positivo de discutir na internet é que você pode simplesmente deixar de responder caso alguém continue insistindo de forma grosseira. Você já fez isso?

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 237 [2] => 205 [3] => 97 [4] => 222 [5] => 62 [6] => 157 [7] => 276 [8] => 12 [9] => 249 [10] => 86 [11] => 94 [12] => 267 [13] => 68 [14] => 16 [15] => 115 [16] => 186 [17] => 17 [18] => 102 [19] => 173 [20] => 175 [21] => 238 [22] => 92 [23] => 236 [24] => 79 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence