Como funciona o Duo, novo app de vídeo do Google
google_duo
Foto: Divulgação
Inovação > Comunicação

Como funciona o Duo, novo app de vídeo do Google

Kaluan Bernardo em 18 de agosto de 2016

O Google lançou um aplicativo para realizar chamadas de vídeos. Batizado de Duo, o serviço funciona gratuitamente tanto no iOS quanto no Android. A aposta da empresa no app, que vem concorrer com o Skype, é o foco na simplicidade.

O Duo funciona com base no número do telefone, tal como o WhatsApp. Então se você já tiver o número da pessoa em sua agenda, não precisa pedir mais nada.

celulares android e ios com google duo abertos

Foto: Divulgação

Além disso, o serviço foi construído no QUIC, um protocolo do Google que deixa as conversas mais rápidas. A empresa diz que ele foi feito para funcionar também em redes de internet móvel lentas, incluindo o 2G, uma necessidade importante em países como o Brasil onde as infraestruturas de redes de telecomunicação são precárias.

O Duo permite a ligação apenas entre duas pessoas. Ele tem um curioso recurso chamado Knock Knock que mostra um vídeo ao vivo da pessoa que está ligando antes mesmo de a chamada ser atendida. É possível desativar o recurso caso você queira garantir que a pessoa não veja você fazendo cara de nada enquanto aguarda a chamada.

O Google afirma que todas as chamadas feitas com o Duo são criptografadas de ponta a ponta para garantir a privacidade da conversa.

Ele ainda não chegou oficialmente ao Brasil, mas o Google diz que deverá estrear por aqui “em breve”. O software funciona em smartphones Android Jelly Bean (4.0) ou superiores e iPhones com iOS 9 ou superiores.

Além do Duo, os outros serviços de conversa do Google

Não é a primeira investida do Google em aplicativos de mensagem. Pelo contrário, a empresa está há um bom tempo tentando entrar nesse grande mercado disputado por Facebook (com o Messenger e WhatsApp), Telegram, Microsoft (com o Skype), Slack e WeChat.

Leia também:
Qual o futuro dos aplicativos?
Aplicativos como o WhatsApp e a diferença entre eles

Além do Duo, a empresa tem o Google Messenger, o Allo e o Hangouts. Cada um tem um foco diferente.

O Messenger é a ferramenta do Google para SMS. Ele moderniza um pouco esse sistema, permitindo usar emojis, mandar fotos e trabalhando com o Material Design, a identidade visual da companhia.

O Hangouts era o principal e único mensageiro da empresa. Agora, com tantas outras opções, o Google começa a direciona-lo ao público corporativo e vende-lo como um app de produtividade atrelado a serviços como o Drive, Docs, Calendar e Gmail.

O Allo foi anunciado com o Duo esse ano no Google I/O, uma conferência da empresa para desenvolvedores. Diferente do seu irmão, no entanto, ele não funciona com vídeo. O foco é apenas o texto. Como diferencial ele oferece integração ao assistente inteligente do Google, que aprende sobre o usuário e sugere respostas, ferramentas para desenhar nas imagens, integração a serviços como o Maps e conversas criptografadas que somem depois de um tempo. Tal como o Duo ele ainda não chegou ao Brasil, mas deverá ser lançado em breve.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence