
4 filmes em realidade virtual sobre natureza
Pela primeira vez, a realidade virtual foi destaque no Festival de Cinema de Tribeca, que ocorreu no final de maio em Nova Iorque (EUA). Entre os filmes em VR, produções com a temática sobre natureza chamaram a atenção de Brady Dale, do Observer. “Antes de tentar efeitos especiais, simplesmente capturar a beleza natural do mundo parece funcionar bem o suficiente”, afirma.
Em Free The Essence, somos fãs de realidade virtual há bastante tempo e por isso separamos alguns títulos sugeridos por Dale e um bônus especial para quem adora ver imagens do planeta em que vivemos e dos seres que habitam a Terra além de nós.
Filmes em realidade virtual sobre natureza
Treehugger: Wawona (por Marshmallow Laser Feast)
O mais interativo e abstrato dos filmes exibidos no festival, Treehugger: Wawona mostra como a água se movimenta em uma árvore. Segundo o site do Tribeca, o filme é uma experiência imersiva que mistura arte, ciência, dado, ambientalismo e tecnologia. Ao fundo, sons da natureza dão um tom relaxante ao filme e o espectador se sente quase em contato com a árvore.
The Protectors: Walk in the Ranger Shoes
Se Treehugger entra em contato com a natureza de uma maneira calorosa, The Protectors: Walk in the Ranger Shoes (Os Protetores: Ande como os guardas florestais, em tradução livre) traz um lado diferente do tema. O filme foca nos protetores de elefantes do Parque Nacional de Garamba, no Congo. O espectador encara o ponto de vista dos protetores, que precisam lutar contra caçadores que visam o marfim dos animais. “Se você acha que o seu espaço pessoal não poderia ser violado por uma experiência virtual, esse filme vai desafiar essa ideia”. A National Geographic disponibilizou o filme completo.
Under a Cracked Sky (The New York Times)
O filme produzido pelo The New York Times mostra que o oceano da Antártida vai muito além de icebergs e muito, muito gelo. Abaixo da camada congelada há muita vida: esponjas, águas-vivas, focas…Em Under a Cracked Sky (Debaixo de um céu quebrado, em tradução livre), é possível mergulhar nesse lugar cheio de vida, tudo explicado por alguns cientistas que estudam o bioma do local há décadas. Confira o trailer abaixo:
Tree (por Milica Zec e Winslow Porter)
O filme Tree (Árvore, em tradução livre) “transforma” a pessoa em uma árvore. “Com seus braços como galhos e seu corpo como tronco, você vai entender o crescimento de uma árvore da semente até a idade adulta”, diz o site da produção.
A experiência é emocionante, segundo John Constine, do TechCrunch. Ele diz que foi a primeira vez que viu alguém saindo de um filme em realidade virtual chorando. Saiba mais sobre a produção clicando aqui.
Bônus: BBC também está produzindo conteúdo em VR
Além dos filmes apresentados no festival de Tribeca, há também um canal de TV disposto a investir no mercado de realidade virtual. A BBC, emissora britânica que costuma produzir conteúdos relacionados a natureza, anunciou no começo do ano que irá trazer séries sobre o assunto em realidade virtual.
A equipe da BBC Earth, responsável pelo Planet Earth, documentário sobre a vida animal, anunciou que vai lançar conteúdo que poderá ser visto com headsets como o Gear VR, da Samsung, e o Oculus Rift. Imagina só você no meio do reino animal?