5 iniciativas de internet de graça em grandes cidades do mundo
democratizacao
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Comunicação

5 iniciativas de democratização da internet em grandes cidades

Pedro Katchborian em 27 de maio de 2016

Aos poucos, prefeituras e governos de grandes centros políticos e econômicos vão percebendo a importância da democratização da web e da internet de graça. Enquanto no Brasil se discute a possibilidade do limite da banda larga fixa, outros lugares vão se modernizando e se preparando para disponibilizar WiFi em todos os cantos.

Apesar das iniciativas serem inclusivas, há temores em relação a vulnerabilidade da rede. Em entrevista ao YourIs, o especialista em tecnologia Francis Pisani falou sobre as preocupações dos dados dos usuários em cidades inteligentes. “Desconectar a cidade não é a solução. Estamos mudando de uma internet das pessoas para uma internet de tudo, com bilhões de objetos conectados. O problema é a falta de conhecimento sobre como o sistema é frágil“, alerta.

via GIPHY

Internet de graça em grandes cidades

Nova York (Estados Unidos)

LinkNYC é o nome da iniciativa da prefeitura da cidade. Em 2014, houve um concurso para reestruturar os orelhões de Nova York, com a ideia de trazer pontos de WiFi na cidade. A vencedora do concurso foi a Intersection, com a sua proposta LinkNYC.

Segundo a empresa, a intenção é fazer 7.500 quiosques de internet pública, sendo que cada um será equipado com uma rede 100 vezes mais rápida do que a internet comum. Ainda de acordo com a Intersection, usuários não precisam se preocupar com exposição de dados, já que a rede será criptografada. A instalação dos primeiros quiosques começou em janeiro de 2016.

Kansas City (Estados Unidos)

A ideia de Kansas City é se tornar a “cidade mais inteligente dos Estados Unidos”. Para isso, a prefeitura anunciou os planos de instalar internet de graça que cobrirá 50 quarteirões no centro da cidade, podendo atingir até 22 mil pessoas.

Leia mais:
Como funciona o Li-Fi, a internet que pode substituir o Wi-Fi
Infográfico: o brasileiro na internet

Bancados pela empresa Sprint, os quiosques deverão ter WiFi com velocidade de 130 MB. A rede deve chegar até aos prédios ao redor do centro, com potencial de alcançar até o 10º andar. Segundo a companhia, 90% dos pontos de acesso já foram instalados.

Barcelona (Espanha)

Considerada uma das cidades mais inteligentes do planeta, Barcelona passou por um processo de modernização nos últimos anos. Na mais recente administração, foram 122 projetos voltados a inovação, sendo um deles é o WiFi de graça no centro da cidade e em outras áreas públicas, chegando a mais de 1.500 pontos de acesso.

Manchester (Estados Unidos)

Em Manchester, os moradores podem se conectar à internet em 260 ruas do centro da cidade. Essa democratização da internet rendeu à cidade o título de município mais conectado do Reino Unido. A internet na rua é de graça pelos primeiros 30 minutos e depois custa £3 pelo resto do dia.

Além dos pontos nas ruas, são 121 prédios públicos com internet pública, sem custo algum. É parte do plano da cidade se tornar uma líder mundial no quesito conectividade até 2020.

Edimburgo (Escócia)

Edimburgo é mais uma cidade a ter rede gratuita no centro. As instalações começaram no mês de maio e devem fornecer rede grátis 24 horas por dia. A IntechnologyWifi, empresa contratada para o serviço, assinou um contrato de 10 anos com a prefeitura.

E no Brasil?

via GIPHY

Por aqui, as iniciativas costumam ser isoladas e não englobam uma estratégia de conectar a cidade inteira. O que se encontra são projetos menores financiados por prefeituras ou por empresas: internet em transporte público em Natal e lugares isolados em João Pessoa, Caxias do Sul, Canoas, São Paulo e outras cidades. Conhece alguma que mereça destaque? Conte para nós!

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence