Concorrente da Steam? Twitch ganha loja virtual e vai vender games
Twitch
Foto: Divulgação
Inovação > Comunicação

Concorrente da Steam? Twitch ganha loja virtual de games

Pedro Katchborian em 5 de abril de 2017

Principal plataforma de streaming de games, o Twitch anunciou uma novidade que balançou o mercado dos jogos. Em comunicado no site oficial, a empresa revelou a criação de uma loja dentro da própria plataforma. Anteriormente, os usuários que estivessem vendo um streaming de game precisavam migrar para outros sites como a Steam para adquirirem os títulos. Agora não mais.

A ideia da loja virtual é tornar mais fácil o processo de compra dos games, principalmente para quem está vendo o streaming e se interessa em comprar o jogo.

O interessante é que o esquema é vantajoso para quem joga e tem um alto número de visualizações: se um usuário joga “Watch Dogs 2”, por exemplo, e alguém compra o game pelo link na página de streaming, o jogador leva uma comissão de 5% do valor do jogo.

A novidade também significa um possível concorrente de peso para a Steam. O catálogo do Twitch ainda é muito modesto: são cerca de 50 jogos, com “Batman:The Telltales Series”, “Watch Dogs 2”, “The Walking Dead” e “Tom Clancy’s Ghost Recon: Wildlands” entre os destaques. Todos os valores são em dólar e os jogos são somente para PC, mas segundo o site Techno Buffalo, outras plataformas como Xbox e PlayStation podem ser inseridas na loja virtual em breve.

LEIA MAIS
Como engenheiros criam a sorte nos games para que você continue jogando
LEIA MAIS
7 games que tratam de depressão e também de ansiedade

As compras acima de US$4,99 também vão render brindes para os compradores. Quem gastar esse valor ou mais ganha uma Twitch Crate, uma “caixa de surpresas” com itens que podem ser usados dentro do serviço.

O caminho a ser trilhado pelo Twitch como concorrente da Steam é longo: o serviço da Valve conta com mais de 125 milhões de usuários registrados e 12,5 milhões de usuários ativos. O número de jogos disponíveis na Steam impressiona: atualmente são mais de 14 mil games no catálogo.

Twitch ajuda a popularizar games

O Twitch é uma plataforma da Amazon que foca em streaming em tempo real de jogos. A empresa surgiu em junho de 2011 e foi comprada pela Amazon em 2014 por US$ 970 milhões. A plataforma ganhou mais fama ainda em 2014, quando mais de 175 mil pessoas jogaram juntas e ajudaram a zerar o jogo Pokémon Go pelo site.

A popularização dos campeonatos de e-Sports também fez do Twitch a maneira preferida de diversas organizações transmitirem ao vivo os seus eventos. Os jogos mais populares assistidos no Twitch são “League of Legends”, “Hearthstone” e “Dota 2”. O streaming pode ser feito com uma variedade de plataformas: PlayStation 3, Playstation 4, Xbox One, Xbox 360, Android e iOS.

A iniciativa do Twitch em fazer a sua própria loja virtual também pode ser uma maneira de trazer um diferencial em relação aos concorrentes em streaming de vídeos. Embora a plataforma seja líder no mercado, o YouTube também tem relevância significativa com o YouTube Gaming, que é a parte do site de vídeos que se dedica a games e conta com streaming de jogos ao vivo.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 237 [3] => 97 [4] => 222 [5] => 62 [6] => 157 [7] => 276 [8] => 12 [9] => 249 [10] => 86 [11] => 94 [12] => 267 [13] => 68 [14] => 16 [15] => 115 [16] => 186 [17] => 17 [18] => 102 [19] => 173 [20] => 175 [21] => 238 [22] => 92 [23] => 236 [24] => 79 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence