Veja como fazer backup de dados do WhatsApp no seu celular
fazer backup
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Comunicação

Veja como fazer backup de dados do WhatsApp

Emily Canto Nunes em 29 de setembro de 2016

Mais do que um aplicativo de troca de mensagens, o WhatsApp se tornou uma verdadeira ferramenta: não apenas para mantermos relacionamentos com quem gostamos, mas também de trabalho e até mesmo como fonte de informação. Hoje, já existem veículos de mídia que mandam notícias pelo app, por exemplo. Por isso, fazer backup dos dados do WhatsApp é imprescindível. Uma vez que o WhatsApp é diretamente vinculado ao seu número de celular, qualquer pessoa pode ter acesso as suas informações quando você perde o aparelho ou tem o smartphone roubado. Na hora de trocar de equipamento ter um backup também é importante para que você não perca os conteúdos e nem seus contatos.

A boa notícia é que o próprio aplicativo oferece maneiras de resgatar e proteger seus dados pessoais. A má notícia é que, embora seja possível desabilitar sua conta usando o número do telefone cadastrado no WhatsApp, nem todos os sistemas operacionais permitem restaurar o seu histórico de conversas.

Em caso de perda ou roubo, uma forma simples de apagar a sua conta com o número antigo é usar a ferramenta Mudar o Número de Telefone, mas isso implica em mudar o seu número de telefone. Caso você esteja mudando de aparelho, porém preservando o mesmo número de telefone, você poderá migrar os dados da sua conta no WhatsApp com ajuda do backup feito na nuvem ou mesmo local, isto é, dentro do celular ou do cartão de memória. Porém, em caso de perda ou roubo, o backup local se torna irrelevante, por isso, a melhor opção é sempre fazer backup na nuvem.

Saiba como fazer backup do WhatsApp

Android

Em aparelhos com sistema operacional Android, você pode pode fazer o backup dos dados do seu WhatsApp utilizando o Google Drive e/ou um backup local. O backup local guarda seus arquivos dentro do aparelho ou do cartão de memória, por isso não é o mais recomendado, uma vez que não poderá ser resgatado em caso de celular perdido ou roubado. Por outro lado, o backup no Google Drive facilita a restauração de suas conversas e arquivos de mídia se você trocar de Android.

aplicativo de whatsapp ao lado de android

Foto: Istock/Getty Images

Para usar o Google Drive o aparelho precisa estar sincronizado com Google Drive por meio de uma conta no Google, ter o Google Play Services instalado (disponível em Android 2.3.4 ou superior), a conta no Google Drive precisa ter espaço suficiente para todos os dados do WhatsApp, bem como o telefone precisa ter espaço suficiente para criar o backup.

Para fazer o backup no Google Drive, abra o WhatsApp, vá em Menu > Configurações > Conversas > Backup de Conversas. Toque no Fazer backup para o Google Drive e configure a frequência de acordo com a sua preferência, ou toque em Fazer backup para fazer um backup imediato. Você verá uma opção para selecionar a conta do Google para a qual você deseja salvar o seu histórico de conversas. Toque em Fazer backup em para determinar quais tipos de rede você deseja usar para fazer backup. Note que se você optar por fazer backup através da rede de celular, você poderá ter custos elevados, dependendo do seu plano de dados.

Se você tiver seu celular roubado ou perder o aparelho, poderá restaurar os dados com ajuda do Google Drive, desde que utilizando o mesmo número de telefone. O WhatsApp lhe perguntará se você deseja restaurar suas conversas e arquivos de mídia de um backup quando você verificar o seu número de telefone. Simplesmente toque em “Restaurar” quando lhe for perguntado.

iPhone (iOS)

No iPhone, cujo sistema operacional é o iOS, a opção é fazer backup no iCloud, solução de armazenamento de arquivos na nuvem da Apple, similar ao Google Drive. Para fazer um backup manual de suas conversas a qualquer momento, vá em Ajustes do WhatsApp > Conversas > Backup de Conversas e clique em Efetuar Backup Agora. Você pode também habilitar backups automáticos, clicando em Auto Backup e escolhendo a frequência com que deseja salvar suas conversas. Isso fará com que suas conversas e arquivos de mídia sejam salvos no seu backup do iCloud, e você poderá escolher se deseja adicionar ou não os vídeos.

homem mexendo em whatsapp

Foto: Istock/Getty Images

Para fazer backup no iCloud você vai precisar ter iOS 5.1 ou superior e precisa estar verificado no iCloud (Ajustes do iPhone > iCloud). Para iOS 7: Documentos/Dados (Ajustes do iPhone > iCloud > Documentos/Dados) precisa estar ativo. Para iOS 8 ou superior: iCloud Drive (Ajustes do iPhone > iCloud > iCloud Drive) precisa estar ativo. Também é necessário ter espaço livre disponível tanto no seu iPhone quanto no seu iCloud.

Para recuperar suas conversas do backup no iCloud, primeiramente, assegure-se de que há um backup salvo no iCloud, através deste caminho Ajustes do WhatsApp > Conversas > Backup de Conversas. Se você puder ver quando o último backup foi feito, simplesmente apague e reinstale o WhatsApp através da App Store. Após verificar o seu número de telefone, sigas as instruções na tela para restaurar o seu histórico de conversas. Os mesmos pré-requisitos para fazer o backup no iCloud se aplicam para restaurá-los através do iCloud. Além disso, o número de telefone utilizado para fazer o backup deve ser o mesmo para restaurá-lo. Ou seja, você não poderá restaurar um backup de outra conta do WhatsApp.

Windows Phone

Na plataforma do Windows, não há opção de fazer backup na nuvem, apenas local. O WhatsApp cria uma cópia do backup do seu histórico de conversas no seu telefone todos os dias as 4 da manhã, e você pode remover e reinstalar o WhatsApp para recuperar as mensagens dessa cópia. Se você não conseguir restaurar suas conversas, infelizmente o WhatsApp não tem como recuperar suas conversas, contatos ou arquivos de mídia por você.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence