YouTube lança ferramenta para produtores interagirem melhor com fãs
YouTube
Foto: iStock/Getty Images
Inovação > Comunicação

YouTube lança ferramenta para produtores interagirem melhor com fãs

Kaluan Bernardo em 13 de setembro de 2016

O YouTube lançou uma nova ferramenta, batizada de YouTube “Comunidade”, para aproximar os produtores de conteúdo às suas audiências, permitindo que eles se comuniquem por textos, GIFs, imagens e mais com que assistem seus vídeos.

Ainda em beta, a ferramenta funciona como uma guia nos canais, permitindo que a audiência interaja diretamente com o videomaker ou com outros espectadores.

“A Comunidade é um lançamento especial para nós porque representa a mais profunda colaboração que já fizemos com produtores como você. Estamos começando a convidar alguns produtores para desenvolver, em parceria conosco, as ferramentas que eles precisam para melhor interagirem com seus fãs”, comenta Kiley McEvoy, gerente de produtos do YouTube, em um post no blog da empresa.

Por enquanto a ferramenta está disponível apenas para alguns canais estrangeiros. São eles: John & Hank Green, to AsapSCIENCE, The Game Theorists, Karmin, The Key of Awesome, The Kloons, Lilly Singh, Peter Hollens, Rosianna Halse Rojas, Sam Tsui, Threadbanger e VSauce3. Juntos, esses canais somam mais de 40 milhões de assinantes.

O YouTube diz que pretende expandir o serviço para outros canais e países nos próximos meses, ao passo em que testa novos recursos e funções. No entanto, não tem nenhuma previsão de lançamento para os produtores brasileiros.

Os planos do Google para o futuro mais social do YouTube

O sistema funciona quase como se fosse uma mini rede social dentro do YouTube, na qual as conversas continuam centralizadas no conteúdo gerado pelos produtores. É um desafio em tanto para o Google, que teve dificuldades em integrar os recursos de redes sociais do Google Plus ao YouTube e a seus outros serviços.

Leia também:
Google lança nova edição de programa de aceleração para startups
Os destaques dos serviços de streaming de música disponíveis no Brasil

A revista FastCompany fez uma reportagem mostrando os bastidores do processo de criação do novo recurso do YouTube e mostrando como a empresa precisa de novas ferramentas para aproximar os criadores de seus públicos.

Faltava algo para que os produtores pudessem anunciar coisas simples, como “vou a um show”, sem precisar fazer um vídeo sobre o assunto ou necessitar recorrer ao Twitter ou Facebook.

“Sabemos que é uma grande oportunidade, mas pensamos que deve ser muito natural”, diz Shimrit Ben-Yair, diretor de gerenciamento de produto do YouTube à FastCompany. “Nossos produtores são — como eles mesmos se chamam — pessoas criativas. Quando eles estão pensando sobre ser criativos, não estão se limitando aos vídeos. E nem nós deveríamos”, comenta.

O processo para criar a nova ferramenta começou há um ano e meio e faz parte dos esforços do YouTube deixar de ser apenas um portal de vídeos e se transformar em uma rede social, como Facebook e Twitter. No entanto, a nova ferramenta não tem como objetivo diminuir a importância do conteúdo audiovisual, apenas complementá-lo.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence