Saiba onde e como estudar Bioengenharia no Brasil
Working in the biotech lab
Foto: iStock/GettyImages
Inovação > Educação

Onde e como estudar Bioengenharia no Brasil

Kaluan Bernardo em 16 de outubro de 2016

Cada vez mais se fala em Bioengenharia, mas você sabe o que é? Basicamente, é uma área em que os conhecimentos da engenharia são aplicados no campo das ciências biológicos e da saúde. A Bioengenharia, também conhecida como Engenharia Biológica, surgiu na década de 1970. Ela pode ser aplicada tanto na pesquisa, quanto na indústria e nos hospitais.

No hospital, o bioengenheiro é responsável por projetar e manter equipamentos e instrumentos tecnológicos ligados à saúde, como os de hemodiálise. Na indústria, pode desenvolver equipamentos para diagnósticos, como os de ressonância magnética ou raio-X. E na área da pesquisa, acadêmica ou privada, é possível estudar desde a criação de equipamentos até edição genética.

A Bioengenharia como graduação

Por pertencer tanto à área das exatas quanto das biológicas, o estudante de Bioengenharia precisa conhecer desde química e biologia quanto física e matemática. Não há como escapar dos cálculos e nem das cadeias moleculares.

No Brasil, a Bioengenharia não costuma ser oferecida como curso de graduação. No entanto, em outros países, como Portugal, há a opção de estudar Bioengenharia já na graduação.

Ao Guia do Estudante, Romário Reiga, um engenheiro biomédico da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) diz que a maioria dos cursos de Engenharia Biomédica oferece algumas disciplinas de Bioengenharia. Mas o foco é no desenvolvimento de dispositivos para auxiliar o diagnóstico e terapias.

Já Júlia Reuwsaat, formada em Biotecnologia com ênfase em Biotecnologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), diz que seu curso se aproxima da Bioengenharia. Nos primeiros anos, normalmente o aluno estuda matérias básicas como Química, Física, Matemática e Biologia, mas depois começa a se aprofundar.

A dica dela é fazer um curso próximo à Bioengenharia, como é o caso da Biotecnologia, e entrar em grupos de pesquisa que se aprofundem no tema. Assim, quando for para a iniciação científica, pós-graduação ou mestrado, aí sim poderá se aprofundar na Bioengenharia.

Onde há pós-graduação em Bioengenharia no Brasil

Após a graduação há a opção de estudar especificamente Bioengenharia no Brasil.

A Universidade de São Paulo (USP) tem um Programa de pós-graduação em Bioengenharia em parceria com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e o Instituto de Química de São Carlos). Segundo o site deles, o foco é promover o avanço do conhecimento técnico e científico no campo da Reabilitação Ortopédica.

A Universidade do Vale da Paraíba (Univap) também tem mestrado profissional em Bioengenharia. Eles se direcionam a mais áreas, como a avaliação da qualidade ambiental e da músculo-esquelética, biomateriais, biossegurança e riscos ocupacionais, estudos de moléculas e tecidos biológicos, inclusão social, reabilitação sensório motor, síntese e análise de fármacos e terapia com laser.

As universidades São Judas Tadeu e a PUC-PR também oferecem linhas de pesquisa relacionadas à bioengenharia.

A Universidade Federal de São João Del-Rei também oferece programa de pós-graduação em Bioengenharia, com mestrado e doutorado, criado pelo Departamento de Engenharia de Biossistemas da Universidade. Foi aprovado em 2009 e teve sua primeira turma em 2010. Eles se concentram na Engenharia de Sistemas Biológicos e se divide entre Bioengenharia de Sistemas Moleculares, Celulares e Teciduais, Bioengenharia de Sistemas Neuronais e Bioengenharia de Sistemas Ecológicos.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence