Site oferece cursos online com grandes mestres a preço acessível
cursos online com grandes mestres (1)
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Educação

Site oferece cursos online com grandes mestres a preço acessível

Pedro Katchborian em 9 de junho de 2016

Já imaginou ter Kevin Spacey como professor particular de atuação? Ou ter lições de tênis com Serena Williams? Parece mentira, mas é possível ter essas e outras aulas com grandes mestres em cursos online.

As aulas fazem parte do projeto MasterClass, que começou em maio de 2015 e tem como objetivo oferecer cursos online de qualidade com profissionais renomados de diferentes campos por um preço acessível. Todas as lições disponíveis custam US$ 90 cada, o que equivale a pouco mais de R$ 320 reais na cotação atual do dólar.

São seis cursos diferentes no programa: Christina Aguilera (canto), Kevin Spacey (atuação), Dustin Hoffman (atuação), James Patterson (redação), Usher (performance) e Serena Williams (tênis). Em breve, outros dois estarão disponíveis: Werner Herzog (direção) e Annie Leibovitz (fotografia).

O aluno pode fazer as aulas quando quiser e pelo tempo que achar necessário, sem data de expiração. Além disso, pode mandar vídeos do seu aprendizado e pedir um feedback do próprio professor.

Cada curso tem um padrão diferente, mas todos têm algumas horas de duração. Na lição com Kevin Spacey, por exemplo, são 28 vídeoaulas e 47 páginas complementares. Entre as lições dadas pelo astro de Beleza Americana e House of Cards estão “escolhendo um monólogo”, “imitações” e “colaborando com os diretores”.

“Educação sempre foi uma parte importante da minha vida. Os professores, mentores e aqueles que me deram oportunidades no meu caminho, tornaram-me abençoados por que eles me ensinaram o valor de dar o seu máximo”, disse Spacey ao site Backstage na época do lançamento do seu curso.

O MasterClass também promove concursos para ter a chance de produzir com os professores. Em um deles, estudantes mandaram textos para James Patterson e o vencedor ganhou a oportunidade de escrever um livro com o autor.

Mas os cursos online são bons?

Logo que os cursos online foram lançados questionou-se até que ponto os nomes renomados poderiam trazer dicas úteis ou se eram apenas uma tentativa de ganhar dinheiro.

Leia mais: 5 startups brasileiras para aprender online

Vanessa Golembewski, do Refinery 29, resolveu testar as aulas de Dustin Hoffman e contou sobre a experiência. Segundo ela, as aulas valem a pena se você busca a satisfação de ter estudado com um mestre da arte.

O fascínio de ter uma conexão remota com uma lenda de Hollywood é um apelo para o ator aspirante desesperado por um caminho de entrar no negócio — um caminho para interagir com a grandeza.

Sophie Madison, do Writer Unboxed, fez o curso de redação de James Patterson e aprovou. “É bem pensado, muito bem apresentado e produzido”, diz. Madison também elogia a democratização e globalização da iniciativa, citando que seria quase impossível ter uma aula pessoal com Patterson.

Ao final, ela responde diretamente a questão se recomendaria o curso para autores aspirantes: “a resposta curta é sim. A resposta longa é que caso você espere se tornar um escritor best-seller, não achará muitas informações úteis nesse curso”, conclui.

O site especializado Tennis Mind Game avaliou as aulas dadas por Serena Williams e também gostou do resultado. “O curso tem muitos conselhos úteis para melhorar o seu jogo“, diz. “Eu recomendaria o curso para qualquer entusiasta de tênis que gostaria de ouvir sobre técnica, fundamentos e tática”, aconselha.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence