E-Camp: acampamento para crianças mistura programação e natureza
e-camp
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Educação

E-Camp: acampamento para crianças mistura programação e natureza

Pedro Katchborian em 12 de dezembro de 2016

“Não apenas compre um novo videogame, faça um. Não apenas baixe o último aplicativo, desenvolva um. Não apenas jogue em seu celular, programe-o“. A frase é do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em uma iniciativa que incentiva os jovens à estudar ciências da computação. A ideia apoiada por Obama chega, aos poucos, ao Brasil. Já existem algumas escolas de programação para crianças, mas 2017 marcará o primeiro ano de um E-Camp, um acampamento de férias que mistura natureza e programação e que ocorre dos dias 16 a 22 de janeiro.

À frente da organização do E-Camp está a MadCode, escola de programação para crianças, em parceria com a NR Acampamentos e o Facebook. Daniel Cleffi, CEO da Madcode, destaca que o país norte-americano é um bom exemplo de como a programação pode ser encarada pelas escolas. “As famílias americanas sabem que isso existe e é importante”, afirma. A ideia do acampamento é ajudar a divulgar esse conceito no Brasil e trazer divertimento para as crianças.

Antes que você imagine que os adolescentes passarão uma semana sentados em frente ao computador, Daniel explica que o acampamento mistura atividades ao ar livre e aulas de programação. “Distribuímos durante a semana e vamos intercalar atividades como piscina, futebol e as aulas”, destaca.

Segundo o site do E-Camp, serão cinco aulas. São elas: introdução à ferramenta de desenvolvimento de app, simulações de aplicativos rápidos, prototipação e cronograma, desenvolvimento dos aplicativos e hackathon. “É tão importante quanto aprender inglês“, afirma, sobre o aprendizado em programação.

Além das aulas, os jovens terão um desafio de desenvolver um aplicativo “que traga uma solução”, explica Daniel. “Eles vão ter um momento de apresentação e cada grupo vai passar por uma banca avaliadora. Além do aprendizado tecnológico, também fomentamos a questão de se preparar para apresentação, ter boa oratória, saber vender e etc”, completa.

Os acampantes também vão jogar um game ao estilo Pokémon Go, em que as fases estarão bloqueadas e só serão abertas quando o jogador estiver no local certo do mapa dentro do acampamento. Para ir para a próxima fase, será necessário resolver um desafio de lógica.

Detalhes do E-Camp

Além das aulas e atividades ao ar livre, o acampamento de férias também vai oferecer palestras de executivos do Facebook. O E-Camp ocorre na NR Acampamentos, localizado na cidade de Sapucaí-Mirim (MG), em um vale na Serra da Mantiqueira. O valor da semana — que inclui também hospedagem, refeições diárias e equipe de monitoria — é de R$ 3.042 à vista. Há desconto progressivo para irmãos.

LEIA MAIS
Brinquedo ensina programação para crianças de 3 anos
LEIA MAIS
5 acampamentos temáticos para seus filhos se divertirem

Daniel refuta a ideia de que pais possam obrigar os filhos a irem ao E-Camp. “Vem mais das crianças. Os pais veem e gostam, mas esse é um momento delas, é um momento de férias. O descanso e a diversão desejada vem muito delas”, comenta.

Embora a MadCode tenha uma base de crianças que aprendem programação, Daniel explica que o público é mais diversificado, trazendo jovens que não são alunos e que terão o seu primeiro contato com a ciência da computação também.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 157 [3] => 12 [4] => 237 [5] => 97 [6] => 249 [7] => 222 [8] => 62 [9] => 276 [10] => 259 [11] => 86 [12] => 267 [13] => 94 [14] => 68 [15] => 16 [16] => 167 [17] => 115 [18] => 186 [19] => 17 [20] => 102 [21] => 135 [22] => 173 [23] => 238 [24] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence