Como a Estônia criou uma educação igualitária exemplar
Estônia
Foto: Isotkc/Getty Images
Inovação > Educação

Como a Estônia conseguiu criar uma educação mais igualitária

Kaluan Bernardo em 8 de setembro de 2016

Quando se discute os países com sistema educacional mais avançado, poucas vezes a Estônia vem à mente. Mas o país do Leste Europeu merece sua atenção. Com resultados impressionantes ano após ano, a Estônia mostra não só como desenvolver boa educação, mas como transformá-la em sistema de combate à desigualdade.

Na edição de 2012 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), os alunos da Estônia ficaram em 11º lugar no ranking de matemática e no de leituras e em 6º em ciências. O ranking incluía 65 países. Para efeito de comparação, o Brasil ficou respectivamente em 58º, 55º e 59º. No entanto, nações europeias como Alemanha (16º, 20º e 12º) e França (25º, 21º e 26º) também ficaram consideravelmente atrás.

O país ainda foi o que teve menor número de estudantes com más performances na Europa — apenas 10% em matemática e leitura e 5% em ciências. Considerando que a Estônia é um país que se tornou independente da União Soviética há apenas 25 anos e tem somente 1,3 milhão de habitantes, os números são um tanto impressionantes.

Eles ainda enfrentam um grande desafio em línguas: um quinto dos estudantes vêm de famílias que ainda falam russo em casa, apesar de o idioma oficial ensinado nas escolas ser o estoniano.

Igualdade para uma boa educação na Estônia

O site Hechinger Report, especializado em educação, diz que o grande diferencial da Estônia está na educação igualitária. No exame de matemática de 2012 no Pisa, por exemplo, mais de um terço dos estudantes mais pobres estavam entre os melhores do país. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE, a nação é a segunda com menor diferença de desempenho entre estudantes ricos e pobres.

O Hechinger Report conversou com Marc Tucker, presidente do Centro Nacional de Educação e Economia dos Estados Unidos. Para o especialista, a educação igualitária da Estônia se deve à ideologia de igualdade que existia na União Soviética. Quando o bloco comunista se desfez, outros países como Hungria e República Tcheca apostaram em sistemas educacionais que priorizavam as elites, enquanto a Estônia insistiu em dar oportunidades a todos.

O que vimos na Estônia não foi um novo sistema de educação, foi um antigo.

Para garantir o alto desempenho educacional o país aposta nos professores, que têm muita autonomia e a aula centrada neles. Além disso, os mestres acompanham seus estudantes por muitos anos e ainda são bons em garantir que ninguém fique para trás em vez de ficar atrasando as aulas para tentar “recuperar” os alunos que não acompanharam a matéria.

Leia também:
O que devemos aprender com a educação da Finlândia
As crianças devem aprender a programar?

A igualdade no acesso à educação vem desde cedo: o ensino é livre desde os 18 meses da criança (quando termina a licença maternidade e paternidade). Todos os estudantes recebem almoço grátis e as faculdades são todas gratuitas. Há escolas privadas, mas elas são uma parcela muito pequena. Além disso, as escolas são economicamente integradas e alunos pobres e ricos estudam nas mesmas salas.

crianças escrevendo na escola em mesas azul

Foto: Istock/Getty Images

As escolas estoniana seguem um currículo nacional que aborda as principais matérias até o nono letivo. Quando chega lá, o aluno decide se irá para o ensino médio, que também dura mais três anos. A diferença é que ele escolhe se irá se especializar em humanas, biológicas ou exatas. Mais de dois terços dos alunos continuam no ensino médio.

É claro que a educação na Estônia, embora igualitário, não é estático. Educadores continuam a debater e trocar ideias sobre o que podem fazer para atualizar o sistema. Hoje eles discutem como manter o que deu certo na rigidez ao mesmo tempo em que faz os alunos serem mais criativos e empreendedores, além de simplesmente terem boas notas.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence