Site promove intercâmbio de músicas populares por crianças do mundo
música populares
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Educação

Site promove intercâmbio de músicas populares por crianças do mundo

Kaluan Bernardo em 9 de fevereiro de 2017

Alunos do mundo inteiro apresentam músicas populares do seu país para crianças de outros países em uma plataforma de intercâmbio cultural. Assim funciona o projeto “Cantando pelo mundo — cantigas e brincadeiras“, uma iniciativa brasileira que busca aproximar crianças do mundo todo por meio da música e da internet.

A proposta é do professor de música Roberto Schkolnick, que a executa com auxílio do Colégio Magno/ Mágico de Oz, e apoio integral do Programa de Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura (Unesco).

No site do projeto, disponível para qualquer pessoa interessada, é possível clicar em qualquer continente e logo surgirá uma lista de escolas de diferentes países que apresentam as brincadeiras e músicas de seu país, em vídeo ou em áudio. Há mais de 80 apresentações de países como Grécia, Espanha e Uruguai, além de diferentes regiões do Brasil.

Como surgiu o projeto de troca de músicas populares

Roberto é professor há mais de 18 anos. E sempre teve interesse especial por referências de cultura popular. “Acho uma estratégia de musicalização interessante. As crianças cantam, conhecem as músicas que estão sendo estudadas. São referências que vêm não só da sala de aula, mas também da rua, da família”, conta.

Há cinco anos começou a ampliar esse conceito e achou que seria interessante promover um intercâmbio cultural e mostrar como crianças de outros países cantam suas músicas e brincadeiras. A ideia foi concebida quando ele participou do Seminário Internacional do Fórum Latino-americano de Educação Musical (Fladem).

O projeto começou de forma informal, organizado pelo próprio Facebook, fazendo intercâmbio com professores da Argentina, por exemplo. A ideia não foi para frente, até que, em 2015, Roberto teve a oportunidade de institucionalizar a ideia pelo Colégio Magno.

A plataforma é voltada a alunos do Ensino Infantil e Fundamental 1, embora exista demanda para ampliá-lo a outras faixas etárias. As músicas são apenas de domínio público e os pais consentem com o uso de imagem das crianças.

LEIA MAIS
4 apps e sites para descobrir rádios e músicas ao redor do mundo
LEIA MAIS
As 8 habilidades que as crianças precisam aprender na educação digital

Roberto diz que uma característica importante do projeto é o fato de a criança, e não o professor, ser a protagonista. Os vídeos e apresentações são todos focados neles. “Querermos fazer algo simples e acessível. Como o foco é no aluno, ninguém vai falar sobre as brincadeiras, são as próprias crianças apresentando tudo”, diz.

Em 2017 ele quer ir além com o projeto e deixar mais fluente a troca. “Não quero que seja só um banco de dados de brincadeiras. Quero que se veja como brinca, quais os instrumentos para usar, tornar a coisa mais proativa, com uma troca mais efetiva entre as escolas”, diz. Como o projeto é interdisciplinar, ele envolve mais do que professores de música. As crianças podem estudar a letra, a sonoridade, o contexto social em que ela foi desenvolvida etc.

Na inauguração do projeto, os alunos do Colégio Magno criaram um livro-CD com desenhos, vídeos, partituras, músicas e letras com a participação e apresentação de diferentes países, como Israel, Japão e Austrália.

“As crianças são mais espertas do que a gente imagina. Há uma adesão muito legal quando apresentamos um repertório de outras culturas, elas se divertem com a pronúncia de línguas diferentes”, comenta Roberto. “Abre-se um mundo novo, ampliando a referência apenas do da cultura brasileira . Quando trabalhamos com a música africana, por exemplo, vemos a parte rítmica, é super elaborada. A musica é fantástica por conta disso, é uma linguagem universal que você consegue entender e assimilar de forma intuitiva, conclui.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 237 [2] => 205 [3] => 97 [4] => 222 [5] => 62 [6] => 157 [7] => 276 [8] => 12 [9] => 249 [10] => 86 [11] => 94 [12] => 267 [13] => 68 [14] => 16 [15] => 115 [16] => 186 [17] => 17 [18] => 102 [19] => 173 [20] => 175 [21] => 238 [22] => 92 [23] => 236 [24] => 79 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence