8 frases inspiradoras do TEDxSãoPaulo Educação 2017
tedxsaopaulo
Foto: Comodo - Agenzia Riguardare
Inovação > Educação

8 frases necessárias do TEDxSão Paulo Educação 2017

Camila Luz em 14 de agosto de 2017

Em agosto, aconteceu mais uma edição do TEDxSãoPaulo, desta vez com o tema “Educação”. O evento reuniu profissionais de diversas áreas para palestras sobre assuntos que vão desde a medicalização na infância até a divisão de tarefas entre homens e mulheres na criação dos filho e a qualidade do ensino no país.

Um dos momentos mais emocionantes foi o poema declamado pela arquiteta e blogueira feminista Stephanie Ribeiro sobre os 5,5 milhões de brasileiros que não têm o registro do pai na certidão de nascimento.

LEIA MAIS
7 frases inspiradoras do TEDxSão Paulo Educação 2017

Para quem não conseguiu acompanhar ao vivo pela internet e não esteve no Allianz Parque, na zona oeste de São Paulo, o Free The Essence pinçou as principais frases do dia todo de palestras. Veja algumas das frases mais inspiradoras do TEDxSãoPaulo 2017.

8 frases de estaques do TEDxSãoPaulo Educação

“Chamar atenção é fácil, difícil é ser entendido”

Rodrigo Geribello

O primeiro palestrante do dia sobe ao palco e emite um som de sirene que chama a atenção de toda a plateia. Ele é empresário, sonoplasta e “explicador profissional”.  Quando reproduz sons como o de uma furadeira ou de um telefone tocando, é facilmente entendido.

Para Geribello, “ser entendido” é uma necessidade humana e todos somos “explicadores” desde o nascimento, quando choramos para nos comunicar com nossos pais. Quando aprendemos a falar, o “ser entendido” fica mais difícil.

TEDxSP

Foto: Comodo – Agenzia Riguardare

Mas há uma fórmula que podemos seguir para explicar qualquer assunto. Quando o nosso ouvinte desconhece tudo sobre aquele tema, ele está no ponto zero. Se conhece o mínimo, está atento. Quando começa a pesquisar sobre, está interessado e, com um pouco mais de bagagem, convertido. E o ouvinte continua subindo na escala até se tornar especialista, mentor e, por fim, mestre.

Sempre que for explicar algo, analise a distância entre o que você conhece sobre o assunto e o conhecimento do seu ouvinte. Assim, poderá definir melhor como construir a explicação.

“A pré-história é a piscina onde precisamos aprender a mergulhar”

Luiz Eduardo Anelli

Para o paleontólogo, há uma piscina olímpica em toda escola brasileira, mas não sabemos que ela existe. Essa piscina é a pré-história do Brasil, tão rica, mas pouco ou nada valorizada. Anelli conta que um dos dinossauros mais antigos do mundo vivia nos Pampas, na região Sul. Outras espécies habitavam os estados do Mato Grosso e Minas Gerais. Eles sentiram o aroma das primeiras flores, devoraram os primeiros mamíferos e presenciaram o nascimento da América do Sul, do Oceano Atlântico e do Aquífero Guarani.

LEIA MAIS
Sete frases e ideias do TEDxSãoPaulo Mulheres que Inspiram
LEIA MAIS
5 palestras do TED para aprender sobre economia colaborativa

Em outros países, a pré-história é um item da cultura e serve como base para entender os aspectos naturais da região. Anelli defende que o mesmo aconteça no Brasil.

 “O professor não merece um dia de homenagem, mas um ano inteiro de respeito”

Lourdes Atiê

A professora começa provocando: “A escola é do século 19, o professor do século 20 e o aluno do século 21”. Ela viaja pelo Brasil motivando professores, para que deixem de carregar toda a responsabilidade sobre a educação e desempenhem seu papel com coragem.

TEDxSP

Foto: Comodo – Agenzia Riguardare

Para Atiê, a função do professor é ensinar o aluno a “ligar os pontos” e a pensar de forma crítica. Portanto, não deve ser um aplicador de exames ou um “papagaio que repete os conteúdos determinados pela escola”. E ele não merece apenas um dia de homenagem, e sim um ano inteiro de respeito.

“Não deixa que o ‘e se’ te perturbe. O mundo precisa que a gente mostre que pode mudar e transformar o que está ao nosso redor”

Debora Pessoa

Debora concluiu o Ensino Fundamental com 13 anos. Por causa da idade, só poderia se matricular na pior escola da região, que era inexpressiva em todos os sentidos. Diante do que todo mundo falava sobre a qualidade do ensino, começou a se questionar sobre o que era verdade e o que poderia fazer para mudar essa realidade.

TEDxSP

Foto: Comodo – Agenzia Riguardare

Ao lado de outros alunos, fez um trabalho em formato de literatura de cordel sobre a história do seu município: Cascavel, no Ceará. Os estudantes conquistaram o primeiro lugar nas feiras regional e estadual e chegaram a competir em nível nacional. Motivada, decidiu levar a metodologia para dentro da escola, que deu mais voz para os alunos e incentivou sua autonomia.

A metodologia aplicada por Debora e seu grupo foi premiada em mais de 10 eventos nacionais e internacionais. Por isso, a adolescente afirma: não deixe que a opinião dos outros te impeça de realizar. Arregace as mangas e acredite.

“Se eu não passar a minha mensagem para as pessoas, me sinto até culpado”

Orimar Teixeira

Teixeira cresceu na Amazônia, cercado pela floresta tropical, e estudou até a oitava série. Sua convivência com os animais o motivou a fazer um trabalho de conscientização com os membros da comunidade, para que preservassem o ambiente.

Ele ensinou crianças a separar o lixo em reciclável e orgânico, e a fazer um plantio diverso, que recupera o solo e o mantém fértil. A comunidade onde Teixeira vive dá frutos orgânicos nutritivos e saborosos e serve como exemplo para o cultivo feito pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Além disso, junto das crianças, ele está repovoando os rios da região com mais de 25 mil filhotes de tartarugas da Amazônia.

“A ética é a arte da convivência”

Clóvis de Barros Filho

O famoso professor explicou, por meio de metáforas divertidas, que a ética é a diferença entre o que você faria se estivesse sozinho no mundo, e o que deve fazer quando convive em sociedade. Suas atitudes devem garantir que o outro tenha a chance de ser feliz, o que inclui valores como transparência e respeito.

“É preciso dar sinais sociais para que os homens entendam sua responsabilidade”

Ana Cardoso e Marcos Piangers

Ana e Piangers são casados e têm a “guarda compartilhada” de suas duas filhas, Aurora e Anita. Isso significa que 100% das tarefas são de responsabilidade dos dois. Ambos são jornalistas e militam a favor da divisão de tarefas nas redes sociais, para que as mulheres deixem de se sentir inseguras e culpadas e dividam as responsabilidades com todos: escola, marido e família.

Foto: Comodo – Agenzia Riguardare

Os sinais sociais que chamam a atenção do homem para a sua responsabilidade são a instalação de trocadores no banheiro masculino, licença para o casal após o nascimento da criança e até bonecas que dizem “papai”, e não apenas “mamãe”. Para o jornalista, homens são mais homens quando criam filhos que entendem que devem participar igualmente das tarefas.

“O planeta Terra não precisa ser salvo. Nós é que estamos em perigo”

Mariana Breim

A pedagoga defende o conceito de que as escolas sejam exemplos de Comunidades Humanas Sustentáveis. Ela conta que o planeta já entrou em seu sexto processo de destruição em massa, causado pela ação humana. As vítimas dessa destruição serão os próprios humanos.

Coletivamente, devemos parar de produzir resultados que individualmente ninguém quer. A mudança de conduta em prol de um futuro sustentável começa pela escola, que deve ser um local de conexão com os outros e com o planeta. Portanto, as crianças devem aprender a plantar a própria comida, a respeitar o próximo e os animais e assim por diante.

O que é o TedXSão Paulo?

TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao lema “ideias que merecem ser compartilhadas”. Começou há mais de 25 anos como uma conferência na Califórnia, e, desde então, o TED tem crescido para apoiar ideias que mudam o mundo por meio de múltiplas iniciativas. O TEDx é um programa de eventos locais que juntam pessoas para dividir uma experiência estilo TED: apresentações em vídeo e apresentadores ao vivo que se combinam para estimular grandes discussões e conexões.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
ESCOLHA DO EDITOR
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 12 [3] => 237 [4] => 97 [5] => 249 [6] => 222 [7] => 62 [8] => 157 [9] => 276 [10] => 259 [11] => 86 [12] => 267 [13] => 94 [14] => 68 [15] => 16 [16] => 167 [17] => 115 [18] => 186 [19] => 17 [20] => 102 [21] => 173 [22] => 238 [23] => 175 [24] => 92 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence