Como será o futuro da computação e como ela mudará nossas vidas
futuro da computação
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Tecnologia

Como será o futuro da computação e o que ela mudará em nossas vidas

Kaluan Bernardo em 19 de janeiro de 2017

Pense em um computador. Como é a imagem dele? Se foi apenas um desktop ou notebook, você ainda está preso a uma ideia bem limitada. O futuro da computação se apresentará, cada vez mais, de diferentes formas: seja em smartphones e tablets, seja por chips implantados dentro do corpo, pelos diferentes dispositivos inteligentes que se comunicam na internet das coisas, ou com supercomputadores que lidam com algoritmos que estão presentes no nosso dia a dia.

Foto: Istock/Getty Images

Foto: Istock/Getty Images

Justine Cassel, decana da Carnegie Mellon University e co-presidente do Global Future Council on Computing, em entrevista ao Fórum Econômico Mundial, diz que “hoje computadores são virtualmente tudo o que tocamos ao longo do dia“.

Ela acredita que, potencialmente, os computadores estão em, literalmente, todos os objetos com os quais lidamos. “Por isso, nós realmente precisamos nos preocupar com o que o futuro da computação promete. Porque irá impactar nossas vidas por todos os dias”, comenta.

Ela defende que, até 2030, acontecerão ao menos três revoluções computacionais: a da internet das coisas, a biológica e a quântica. A primeira será o que fará nós enxergarmos desde uma lâmpada a uma geladeira como computadores; a segunda será ver o próprio corpo como um, entendendo o DNA e o RNA como códigos programáveis; e a terceira será um universo além do binário, que trará poder suficiente para avançarmos rapidamente.

O que o futuro da computação pode trazer

Uma das possibilidades do futuro da computação ressaltadas por Justine é a criação de próteses que se comunicam com nosso cérebro — o tipo de projeto em que o brasileiro Miguel Nicolelis tem trabalhado.

A pesquisadora cita a importância de o cérebro se comunicar com algo que está anexado ao corpo. “Se nossos cérebros são impactados por um pedaço de metal na ponta de nossas mãos, isso realmente muda como pensamos o que significa ser humano”, diz.

Outra é no campo biológico, graças à nanotecnologia. “Os computadores vão se tornar muito, muito pequenos, do tamanho de um átomo. Isso fará uma enorme diferença”, comenta. Serão “computadores tão pequenos que você pode colocar dentro de uma pílula e que irão aprender sobre sua doença e descobrir como curá-la. isso traz junto a computação biológica, na qual você pode imprimir partes do corpo”, descreve.

LEIA MAIS
4 previsões para os supercomputadores em 2017
LEIA MAIS
Como a inteligência artificial mudará nossas vidas até 2030

“Se você pensar no futuro da computação como a convergência da biológica, a física e a digital (e a pós-digital quântica), usando exemplos como impressão 3D, biotecnologia, robótica para próteses, internet das coisas, veículos autônomos e outros tipos de inteligência artificial, você pode ver como a extensão da vida irá mudar”, diz.

O importante, nesse contexto, é garantir que essas mudanças beneficiem a sociedade toda, não apenas os mais ricos.

A pesquisadora ressalta a importância de questões sobre como utilizar políticas públicas de forma que garanta igualdade tecnológica a todos, em todo o mundo. Para isso é necessário que pessoas envolvidas em inovações se preocupem não só com questões técnicas, mas também sociais, culturais e legais desse desenvolvimento.

“Não há um gadget específico que eu gostaria de ver; são gadgets que garantem que o vínculo entre pessoas não seja apenas continuado, mas fortalecido, que o entendimento entre as nações e indivíduos seja melhorado em virtude das tecnologias que encontrarmos”, diz.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 237 [2] => 205 [3] => 97 [4] => 222 [5] => 62 [6] => 157 [7] => 276 [8] => 12 [9] => 249 [10] => 86 [11] => 94 [12] => 267 [13] => 68 [14] => 16 [15] => 115 [16] => 186 [17] => 17 [18] => 102 [19] => 173 [20] => 175 [21] => 238 [22] => 92 [23] => 236 [24] => 79 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence