Conheça o aparelho de perda de peso que suga a comida do paciente
perda de peso
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Saúde

AspireAssist, aparelho de perda de peso que suga a comida do estômago

Pedro Katchborian em 4 de julho de 2016

Chás milagrosos e dietas malucas que estampam capas de revista vão parecer fichinha após você conhecer o AspireAssist, novo dispositivo médico que promete a perda de peso. Aprovado em junho de 2016 pela FDA, órgão responsável pelo controle de alimentos nos Estados Unidos, o dispositivo literalmente suga a comida do estômago da pessoa. Isso mesmo: indicado para pacientes com mais de 22 anos e com IMC entre 33 e 55, o aparelho drena alimentos pré-digeridos diretamente do estômago.

O aparelho consiste em um tubo implantado de maneira cirúrgica. Ele liga o estômago a pele do abdômen, com um sistema para retirar a comida e repor o conteúdo perdido. Para utilizar, o paciente deve, após uma refeição, encher um pequeno reservatório com água, plugar o sistema e ligar o aparelho para drenar cerca de 30% do conteúdo do estômago no vaso sanitário por cerca de 10 minutos. O sistema substituí o conteúdo com água do reservatório.

Veja o vídeo que mostra mais o funcionamento (a legenda em português pode ser habilitada):

O fabricante diz que o procedimento para a instalação dura apenas 15 minutos, sendo que a retirada do aparelho leva 10 minutos. Há algumas indicações para o uso: pacientes devem mastigar com cuidado e serem conscientes da alimentação. Apesar da aprovação, a FDA alerta que as pessoas que utilizam o aparelho terão que ter visitas frequentes ao consultório médico.

Perda de peso, mas sem mudança de hábitos

O fato do AspireAssist ter sido aprovado pela FDA revoltou alguns médicos nos Estados Unidos. “Essa é a primeira vez que eu vejo um dispositivo que foi aprovado pela FDA e eu fico absolutamente chocado que foi aprovado”, diz Joseph Gutman, endocrinologista, ao The Verge. Gutman tem como missão juntar médicos para processar a FDA pela aprovação. “É a mais patética demonstração de ignorância da nossa agência, a FDA. Não é nada além de um truque. É como uma piada ruim”, critica.

O The Verge também conversou com Eric Wilcoxon, paciente de 44 anos que usa o aparelho desde 2013. Eric, que tinha 176 kg quando começou o tratamento, perdeu 58 kg com o Aspire Assist e elogia o dispositivo, dizendo que continuará usando por tempo indeterminado. “Eu posso comer as minhas comidas favoritas. Não preciso drenar todas as refeições”, afirma.

Leia mais:
Cientistas gravam dados em bactérias e as transformam em HDs
Praticar yoga pode trazer equilíbrio para quem está acima do peso

Kathy Crothall, CEO da Aspire Bariatrics, empresa por trás do projeto, rebate as críticas. “Pacientes que usam o AspireAssit e também mudaram os hábitos têm 12,1% de perda de peso, comparado a apenas 3,6% dos que apenas mudaram os hábitos”, afirma ao Digital Trends. Ela também ressalta que o aparelho é restrito a pacientes obesos (IMC acima de 35), sem distúrbios alimentares e que fracassaram em perder peso de outras maneiras.

Em relação a preocupação de que o aparelho pode fazer o efeito contrário e incentivar a comer mais, Crothall nega. “O AspireAssist não contribui para os excessos ou distúrbios alimentares. “Como o diâmetro do tubo é de cerca de ¼ de polegada, do diâmetro de um lápis, os pacientes devem mastigar a comida da maneira correta para ela sair pelo tubo. Não vimos evidência que o aparelho causa excesso ou distúrbios alimentares”, completa.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence