Aplicativo mede poluição do ar e informa se é seguro treinar ao ar livre
poluicao-do-ar1
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Saúde

Aplicativo mede poluição do ar e informa se é seguro treinar ao ar livre

Camila Luz em 2 de setembro de 2016

A poluição do ar diminui a capacidade de oxigenação do corpo e pode atrapalhar o desempenho de atletas. Para que possam escolher o melhor local para treinar, o Plume Lab desenvolveu um aplicativo que mede níveis de gases como dióxido de nitrogênio (NO2) e monóxido de carbono (CO).

O Plume Air Report não é exclusivo para atletas. É do interesse de qualquer pessoa saber como está a qualidade do ar que respira, para evitar doenças respiratórias causadas pela poluição, como bronquite, asma e até câncer de pulmão. O aplicativo revela se é saudável sair para correr, andar de bicicleta, passear com as crianças ou fazer um piquenique no parque, por exemplo.

O aplicativo foi desenvolvido para as pessoas “respirarem melhor”. Lançado em Paris, na França, já chegou a 150 cidades, como Londres, Nova York e São Paulo.

Como o aplicativo funciona

O sistema usa informações de sensores instalados ao redor da cidade para monitorar os níveis de gases poluentes. Ele consegue prever qual será a qualidade do ar para as próximas 24 horas, permitindo que seus usuários possam planejar o melhor horário para fazer atividades ao ar livre.

screenshot do aplicativo mostrando que o ar está moderadamente poluído

Foto: Divulgação

Os dados recolhidos pelo aplicativo são repassados para o usuário através de um índice simples, que classifica a qualidade do ar em níveis que vão de “fresco” à “muito poluído”. Ele também alerta sobre riscos de inalar partículas tóxicas.

O programa é realmente bem fácil de usar. Assim que o aplicativo é aberto, basta escolher a cidade onde está para ser direcionado para a tela principal, que mostra a qualidade do ar na cidade, assim como indicadores sobre o quão seguro é sair para correr ou andar de bicicleta, por exemplo.

Segundo o site britânico RT, o cofundador do aplicativo e CEO da Plume, Romain Lancombe, disse em palestra no Google que o Plume Air Report irá diminuir o impacto da poluição em seus usuários.  “O que construímos foi uma ferramenta digital para ajudar pessoas a respirarem melhor, informando o que exatamente elas estão respirando. Isso significa que estamos colocando um medidor de poluição na mão de cada um”, afirmou.

O CEO também disse que muitos dos usuários pioneiros, em Paris, já mudaram seus hábitos de corrida baseados no aplicativo. Muitas vezes, vale a pena adiar o treino por algumas horas para evitar um pico de poluição. O aplicativo é gratuito e está disponível para iOs e Android.

O efeito da poluição do ar no seu treino

A revista Runner’s World, especializada em corrida, diz que treinar em locais onde a poluição do ar é alta pode ser perigoso para a saúde. O exercício reduz chances de ter câncer, doenças do coração e diabetes. Respirar o ar poluído, por outro lado, aumenta possibilidades de desenvolver um desses distúrbios.

Quando atletas combinam treino com ar poluído, as chances são ainda maiores, pois a respiração fica mais intensa durante o exercício e mais partículas poluentes são inaladas.

Leia mais:
5 sites e aplicativos para melhorar seu treino
Meditação guiada por aplicativo alivia estresse
7 apps para te ajudar a dormir melhor

No entanto, a publicação acredita que deixar de treinar não é uma saída. Um estudo feito por pesquisadores dinamarqueses, publicado na revista Environmental Health Perspectives, diz que se exercitar é melhor sempre. Ciclistas que vivem em locais com nível de poluição baixo ou médio têm 45% menos chance de morrer por doenças respiratórias do que sedentários.

Já os ciclistas que moram em locais muito poluídos têm apenas 23% menos chance de morrer desses distúrbios do que sedentários. A má qualidade do ar realmente aumenta a probabilidade de desenvolver doenças, mas ela ainda é maior para quem não pratica exercícios físicos.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence