Mark Zuckerberg se une a cientistas para criar Atlas Células Humanas
células humanas
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Saúde

Mark Zuckerberg se une a cientistas para mapear células humanas e curar doenças

Camila Luz em 3 de novembro de 2016

O casal de bilionários Mark Zuckerberg e Priscilla Chan deu um novo passo em direção ao seu objetivo de prevenir e curar todas as doenças. Eles investiram US$ 600 milhões para fundar o BioHub, centro de pesquisa que pretende mapear milhões de células humanas.

De acordo com o site Technology Review, cerca de 300 tipos de células humanas já foram registradas, incluindo as que transportam oxigênio no sangue, os neurônios de longa vida no cérebro e os fotorreceptores no olho. Mas esse número é provavelmente muito maior. Milhões ainda não foram mapeadas pois não podem ser distinguidas sob o microscópio comum.

Agora, cientistas querem inspecioná-las e localizar cada tipo no corpo. Essa iniciativa poderia ser útil para descobrir a efetividade de remédios e catalogar como o sistema imunológico se adapta para combater tumores. Dessa forma, pode ser novo passo em direção à cura do câncer.

Mapa de células humanas colaborativo

O projeto foi apelidado de Atlas de Células Humanas e reúne, além da BioHub, outros laboratórios do mundo todo. “Tem ficado claro, com a nova tecnologia, que há muitos tipos de células e estados celulares sobre os quais não sabemos nada”, disse ao The Guardian a cientista Sarah Teichmann, chefe de genética celular do Sanger Institute (Inglaterra). “O Atlas de Células Humanas irá descobrir o que está faltando”, completa.

LEIA MAIS
Para cientista, cura do câncer pode estar na análise de dados -- muitos dados
LEIA MAIS
Experimento com células-tronco pode acabar com tratamento de canal dentário

Para construir o atlas, os laboratórios irão trabalhar juntos para analisar todo o corpo humano: órgão por órgão e célula por célula. Quando tudo estiver mapeado, cientistas terão conhecimento não só sobre a variedade de células no corpo, mas também sobre quando e por quê cada uma delas é encontrada no órgão de um indivíduo.

Afinal, a maioria das células humanas têm o mesmo código genético, mas seu funcionamento é governado por padrões de genes individuais que as ativam.

Novas formas de curar, prevenir e gerir doenças

Segundo o site da BioHub, o laboratório e seus parceiros estão utilizando tecnologia de ponta para descobrir como curar, prevenir e gerir doenças “de formas nunca vistas antes”.

O Technology Review diz que Zuckerberg e Chan pretendem doar US$ 3 bilhões em 10 anos para combater doenças, o que faria deles um dos maiores financiadores privados de pesquisa biológica do mundo.

Foto: Istock/Getty Images

Foto: Istock/Getty Images

Os primeiros estudos-piloto para alimentar o atlas já começaram e se baseiam em avanços tecnológicos recentes, que podem fazer análises genéticas detalhadas. Uma técnica desenvolvida pela Universidade de Stanford (EUA) permite aos cientistas capturar células dentro de bolhas de óleo ou água, individualizá-las e prepará-las para análise por sequenciadores genéticos.

Outra abordagem, já pronta para a produção de dados em larga escala, envolve detectar quais proteínas uma célula individual está tentando fabricar. A leitura, que atua como uma impressão digital molecular, já levou à descoberta de novos tipos de célula na retina e no cérebro. O método de baixo custo foi desenvolvido pela Universidade de Harvard (EUA).

A BioHub sozinha reúne pesquisadores e laboratórios das Universidades da Califórnia, Berkeley e Stanford, nos Estados Unidos. A médio prazo, a iniciativa dos bilionários pretende garantir a análise diretamente em amostras de tecido. Dessa forma, seria possível criar um verdadeiro mapa do corpo que revele como trilhões de células se encaixam.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence