O que é biotinta e como ela está revolucionando a medicina
biobots_biotinta
Biobots1, impressora 3D capaz de imprimir tecidos vivos com biotinta. Foto: Divulgação
Inovação > Saúde

O que é biotinta e como ela está revolucionando a medicina

Pedro Katchborian em 28 de julho de 2016

A biotinta é uma tinta feita de células humanas. O aumento das pesquisas na área nos últimos anos pode trazer impactos relevantes para a medicina em menos de uma décadaUm desses estudos foi feito pela Universidade de Bristol, no Reino Unido: pesquisadores desenvolveram um novo tipo de biotinta. Feita com células-tronco, o material permite a impressão 3D de tecidos vivos e pode ser usada no futuro para imprimir até cartilagem e ossos.

A biotinta criada pela Universidade tem dois tipos diferentes de componentes baseados no polímero. Um é extraído de algas marinhas, um polímero natural, enquanto o outro é sintético. Os dois tiveram papel importante para o desenvolvimento da biotinta. Enquanto o sintética altera a biotinta do estado líquido para sólido quando a temperatura sobe, os nutrientes das células são suportados graças ao polímero das algas marinhas.

homem segurando pode de vidro com tecido vivo dentro

Criação de protótipo para teste de formas. Foto: Divulgação

O Dr. Adam Perriman, médico que liderou a pesquisa, afirmou no estudo que o desenvolvimento da biotinta foi um grande desafio, já que exigiu que a equipe de cientistas criasse um material que pudesse ser impresso e durável o suficiente para manter a forma quando imerso em nutrientes, além de não fazer mal para as células.

Quando a temperatura chega a exatos 37ºC, o material passa de líquido para um gel. A grande descoberta foi que, após a introdução dos nutrientes das células, o polímero sintético foi completamente removido da estrutura 3D. O que sobrou foram as células-tronco e o polímero natural das algas marinhas, que criou poros microscópicos na estrutura. Esses poros tornaram mais fácil a passagem dos nutrientes para as células-tronco. O grande resultado da pesquisa é que experimentos do tipo poderão ser utilizados para imprimir tecidos complexos do paciente, usando as próprias células-tronco do paciente. Uma possível aplicação é a impressão de ossos e implantes de cartilagem.

Como a biotinta pode mudar a medicina

Os avanços na área nos últimos anos já indicam o tipo de tecnologia que poderá ser criada na próxima década. Pesquisas mostram que as mesmas células-tronco utilizadas no estudo da Universidade de Bristol poderão ser responsáveis por criar órgãos artificias com impressoras 3D. Segundo estimativas da Organovo, empresa que fabrica bioimpressoras, equipamentos que conseguem fazer a impressão dessas biotintas, órgãos completos como rim e pâncreas poderão ser impressos em 20 anos.

máquina produzindo biotinta

Organovo é uma das empresas responsáveis pela pesquisas e produção de bioimpressoras. Foto: Divulgação

A Organovo, que existe desde 2007, já comercializa alguns produtos e, a partir do segundo semestre de 2016, a empresa vai começar a vender tecidos do rim para determinados parceiros.

Além da Organovo, outras empresas já começam a ocupar o ramo de biotinta e bioimpressora. Uma delas é a Biobots, que não tem o objetivo da impressão de órgãos completos. No mercado desde 2015, o objetivo da Biobots é imprimir tecidos e fazer órgãos humanos em miniatura, com a ideia de fazer pesquisas e testes de remédios, como uma alternativa para os testes com os animais.

Leia mais:
O que é bioengenharia e quais as suas aplicações
Experimento com células-tronco pode acabar com tratamento de canal dentário

“Você pode usar esses equipamentos para fazer modelos 3D de tecidos usando células humanas, e pode usar esses modelos que são muito mais complexos do que tecidos 2D ou animais. Eles realmente simulam a função do corpo”, disse o co-fundador da BioBots, Danny Cabrera, ao TechCrunch.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence