Empresa personaliza cadeira de rodas com impressão 3D
go_cadeira de rodas de impressao 3d (10)
Foto: Reprodução/Site Go
Inovação > Saúde

Empresa personaliza cadeira de rodas com impressão 3D

Kaluan Bernardo em 6 de junho de 2016

Uma empresa inglesa desenvolveu uma linha de montagem para produzir uma cadeira de rodas do tamanho e formato que o usuário precisar. Localizada em Londres, a Layer utiliza impressão 3D para criar os equipamentos.

A Go, como é chamada a linha das cadeiras de rodas, nasceu depois de dois anos de pesquisa e seis meses de entrevistas com cadeirantes e médicos. A ideia, segundo seus fundadores, é ajudar as pessoas a verem as cadeiras menos como um acessório médico e mais como veículo para melhorar suas vidas. Benjamin Hubert, diretor da agência de design Layer, disse ao site TechCrunch:

Há uma série de oportunidades para melhorar as coisas usando uma tecnologia que está se estabelecendo ou ficando mais barata, para resolver alguns dos principais problemas ou conseguir abordar os mais diferentes problemas, deficiências, formatos de corpos e tamanhos.

O corpo do cadeirante é escaneado por um software especial e todas suas características como altura, peso e necessidades especiais são levadas em conta. Por um aplicativo, o usuário ainda pode escolher detalhes de estilo e cores. Em duas semanas a cadeira é impressa.

Leia mais: Moda e tecnologia: vestidos high-tech que você realmente pode usar

Alguém com um problema na medula espinhal, por exemplo, pode precisar de um banco mais alto, enquanto alguém que não tem uma perna precisa de um sistema de contrabalanceamento. Tudo isso pode ser atendido com a impressão 3D. A expectativa é criar um veículo mais descolado, flexível, confortável e seguro.

O assento é feito com uma resina semitransparente e poliuretano termoplástico resistente a choques. Já o apoio dos pés é feito com titânio e uma placa antiderrapante. Ele é posicionado de acordo com o tamanho da perna e a forma de sentar da pessoa. Os criadores garantem que o fato de ele ser feito de acordo com as medidas do usuário podem diminuir a pressão do corpo e garantir que ele sempre ficará bem equilibrado no assento.

detalhes da cadeira

Foto: Reprodução/Site Go

As rodas, feitas de fibras de carbono, são desenhadas para serem mais leves e fáceis de empurrar. Mas o usuário também recebe uma luva feita em impressão 3D para garantir que ele não irá se machucar e que não terá problemas ergonômicos — como é caso em muitas cadeiras de rodas tradicionais.

roda da cadeira de rodas

Foto: Reprodução/Site Go

Por enquanto, o produto é apenas um protótipo que foi apresentado na Semana do Design em maio de 2016. O maior desafio agora é conseguir aprovação de agência de saúde de cada país para poder comercializar a tecnologia, que ainda não tem preço definido.

Faça sua cadeira de rodas em impressão 3D

Em 2015, o australiano Hugo Riveros, do grupo Thingiverse, desenvolveu outra cadeira feita em impressão 3D. Ele, no entanto, preferiu focar na questão da acessibilidade econômica, mais do que na tecnologia e na personalização.

Sua cadeira, a HU-GO é muito mais simples. Apenas o esqueleto é feito pela impressão 3D, enquanto o resto ainda são os materiais tradicionais de uma cadeira de rodas. A diferença é que essa pode ser criada por qualquer um, no melhor estilo faça-você-mesmo. O projeto está disponível gratuitamente no site da Thingiverse para quem quiser imprimir e montar em casa. Em entrevista ao site 3DPrint, Riveros diz:

Realmente acredito que todos no mundo merecem poder se mover, e uma cadeira de rodas não deve ser um item de luxo que apenas alguns poucos têm. Deve ser uma ferramenta que qualquer um deve ter acesso para usar.

Veja a cadeira em ação no vídeo abaixo:

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence