5 coisas que você precisa saber sobre cancêr de próstata
câncer de próstata
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Saúde

Youtubers explicam 5 coisas que voce precisa saber sobre cancer de próstata

Kaluan Bernardo em 1 de novembro de 2016

Em 2016 ao menos 61 mil novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. No entanto, muitos outros homens sequer farão exames para se diagnosticar; ou farão quando for tarde demais e a doença já comprometer seu corpo todo. É por isso que diversas campanhas de conscientização estão acontecendo, inclusive no YouTube.

A rede social fez uma parceria com diversos youtubers brasileiros para que eles criassem vídeos de conscientização não só sobre o câncer de próstata, a principal bandeira do Novembro Azul, mas também sobre diversos outros fatores que matam homens no Brasil. Quem está capitaneando a ação é o canal Manual do Homem Moderno, que fez um vídeo bem legal sobre o câncer de próstata. Eles trazem diversas informações e depoimentos importantes sobre o assunto, confira:

5 coisas para saber sobre o câncer de próstata que você deveria saber

Para você que ainda não conseguiu dar o play no vídeo, resumimos aqui algumas das informações mais importantes que eles trazem — afinal, o assunto não pode ficar para trás:

1) O câncer de próstata é o segundo câncer que mais afeta homens no Brasil

O câncer que mais afeta homens no Brasil é o de pele (180 mil por ano). O segundo é o de próstata, com ao menos 61 mil por ano. Encheria facilmente um estádio de futebol.

2) A próstata é uma glândula

Caso você não saiba, a próstata é uma glândula. Ela tem mais ou menos o tamanho de uma noz e fica abaixo da bexiga e em volta da uretra. No vídeo, o doutor Jairo Bouer explica que sua função é produzir líquidos que vão nutrir e proteger os espermatozoides. Sim, os líquidos do sêmen são produzidos pela próstata.

3) Por que, normalmente, o câncer acomete homens mais velhos?

Embora também atinjam jovens, ela é mais comum em homens mais velhos. Um em cada seis homens que chega aos 60 anos sofre com câncer de próstata.

Isso porque, em determinada idade, a próstata pode começar a crescer e, eventualmente, pode produzir alterações para urinar. Em outros casos, pode sofrer alterações nas células — que, quando não tratadas, podem se transformar em câncer.

4) O câncer de próstata pode facilmente ser detectado por exame de toque

No exame de toque, o médico coloca uma luva, aplica anestesia, e coloca o dedo no ânus para sentir a próstata. Além disso, há um exame clínico para medir o nível de Antígeno Prostático Específico (PSA) presente no sangue.  O aumento da enzima na próstata pode significar uma série de doenças, como infecção do trato urinário, infecção prostática, hiperplasia prostática benigna (HPB) e até mesmo o câncer de próstata.

Muitos homens fazem piada com isso, mas não é motivo para brincadeira.

LEIA MAIS
Anticoncepcional masculino tem eficácia de 96%; e efeitos colaterais também

Como o câncer de próstata é um dos que mais demora para se desenvolver, o exame consegue, facilmente, detectar a doença. Todo homem a partir dos 50 anos precisa fazer ao menos uma vez por ano. Caso alguém na sua família já tenha tido histórico da doença, o exame precisa ser feito anualmente a partir dos 45.

5) O exame é rápido e indolor

Ele dura menos de dois minutos. Como há anestesia, não dói nada. Além disso, na consulta o médico analisará exames de urina e de sangue, podendo revelar outros problemas que talvez você tenha e nem imaginava. O exame é essencial.

Se o câncer for identificado quando está apenas na próstata, as chances de ter um tratamento bem sucedido são mais altas. No entanto, se a doença já tiver invadido órgãos em volta da próstata, fica muito mais difícil.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence