Médico explica os cuidados e prevenções para o câncer de próstata
câncer de próstata
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Saúde

Médico explica os cuidados e prevenções para o câncer de próstata

Kaluan Bernardo em 5 de novembro de 2016

Você homem com mais de 50 anos precisa ficar atento e prevenir o câncer de próstata — o segundo mais fatal entre homens no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer estima que, só em 2016, serão 61 mil novos casos no país. O risco corresponde a 61,82 novos casos para cada 100 mil habitantes. Se você vive na região sul do país, o risco é maior: 95,63 casos para 100 mil habitantes. Nesse mês, de novembro azul, alerta-se para os riscos da doença.

Dr. João Luiz Amaro

Dr. João Luiz Amaro, urologista, presidente da SBU – Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo. Foto: Divulgação

Não faz sentido esperar sintomas para procurar o médico ou começar a se cuidar. “Na maioria das vezes, quando os sintomas aparecem, é porque o câncer já não está mais localizado apenas na próstata. Se espalhou pelo corpo”, comenta João Luiz Amaro, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia a São Paulo.

Como todo câncer, a cura e o tratamento são muito mais fáceis em estágios iniciais. Quanto mais tarde e mais espalhada estiver a doença, maiores os riscos de metástase e de não haver cura. Queremos conscientizar os pacientes de que, quando localizado, o câncer tem cura”, comenta Amaro. Para isso, é necessário tomar alguns cuidados e prevenções.

Prevenções para evitar o câncer de próstata

O primeiro e mais óbvio cuidado é ir ao médico. Parece óbvio, mas na verdade uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia, de 2013, revelou que 44% dos homens nunca foram ao urologista e 47% nunca realizou exames para detectar o câncer de próstata.

Hoje, a recomendação é que homens a partir de 50 anos façam os exames anualmente para saber se está tudo bem. Há um grupo de risco, que incluem homens negros, obesos ou com histórico de câncer na família. Esses devem fazer o exame a partir dos 45 anos, explica Amaro.

O homem vive menos que a mulher por causa de tabu. Porque vivemos em um país machista onde o homem acha que ir ao médico é sinal de fraqueza.

Os exames de toque e clínico são complementares e, juntos, são eficazes na detecção de doenças. O exame de toque retal e o exame clínico. Eles são complementares e um não anula a necessidade do outro. O retal é feito com anestesia, é indolor e rápido. Ele analisa inflamações e deformações na próstata. Já o clínico serve para medir o Antígeno Prostático Específico (PSA) presente no sangue e pode revelar outras doenças, como como infecção do trato urinário, infecção prostática, hiperplasia prostática benigna (HPB).

LEIA MAIS
Youtubers explicam 5 coisas que voce precisa saber sobre cancer de próstata

Ir ao médico não é o único cuidado que cabe ao homem. Amaro comenta que cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos são essenciais também. Pessoas que ingerem muita proteína animal têm maiores chances de terem problemas de próstata e cardiovasculares. Há estudos indicando que homens vegetarianos têm 40% menos chances de desenvolverem câncer de próstata.

“Muitas vezes, os mesmos fatores que levam a problemas cardiovasculares também levam ao problema prostático — e não só o câncer. Porque os vasos do coração são semelhantes aos da pélvis”, comenta Amaro.

Há ainda relação com obesidade e sedentarismo. “Há a síndrome metabólica que o indivíduo vive um processo inflamatório crônico, caracterizado por obesidade concêntrica — isto é, que traz o aumento do abdômen. Essa gordura acumulada produz substâncias endócrinas que mantém um processo inflamatório crônico. Isso faz mal para o coração porque gera entupimento, faz mal para a próstata porque leva o entupimento e diminuição da irrigação da região pélvica. Favorece câncer de próstata, de intestino. E o indivíduo que não faz exercícios costuma ter obesidade maior”, explica Amaro. “E o exercício traz uma série de benefícios para uma vida longínqua. Não há dúvidas disso”, comenta.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 66 [13] => 67 [14] => 157 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence