Cybathlon, a competição para o ciborgue da vida real
CYBATHLON_ciborgue
Corrida de bicicleta com eletroestimulação. Foto: Divulgação
Inovação > Saúde

Cybathlon, uma competição entre ciborgues para promover a tecnologia assistiva no dia a dia

Emily Canto Nunes em 11 de junho de 2016

Sucesso na década de 70, “O Homem de Seis Milhões de Dólares” era uma série de televisão produzida e exibida pelo canal ABC que marcou época também no Brasil. Nela, o agente Steve Austin tinha o corpo reconstruído em uma cirurgia experimental e se tornava um ciborgue. Seu braço direito, suas pernas e seu olho esquerdo foram substituídos por implantes biônicos que lhe renderam uma visão ampliada, com direto a zoom, e a capacidade de chegar a 90 km/h, entre outras habilidades fantásticas.

No nosso imaginário, um ciborgue é como o super-homem, mas, na realidade, o dia-a-dia de quem faz uso de tecnologia assistiva não é bem assim. E é isso que a recém criada competição de ciborgues, chamada Cybathlon, quer mostrar.

Para além da ficção, o ciborgue da vida real

A Cybathlon nasceu de uma colaboração entre a ETH Zurich e o setor de Robótica do Centro National de Pesquisa da Suíça (NCCR, na sigla em inglês) e tem como objetivo promover o desenvolvimento e o uso de inovações no corpo humano. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 15% da população mundial é fisicamente incapacitada em algum grau. Enquanto outras competições para pessoas com deficiências, como os Jogos Paralímpicos, proíbem as próteses robóticas, por exemplo, a Cybathlon exige que esse tipo de tecnologia assistiva esteja conectada ao corpo humano.

Segundo Robert Riener, principal organizador da Cybathlon e professor na ETH, um deficiente usando próteses já consegue correr mais rápido do que um ser humanoo. Porém, essas próteses não são versáteis como são as pernas naturais. Pelo contrário, elas só são úteis para um movimento específico, neste caso, a corrida. Por isso, um dos objetivos do evento é mostrar que é preciso superar esse obstáculo e estimular o desenvolvimento de pesquisas em universidades e até mesmo em empresas do setor.

Reiner explicou em comunicado:

A maior parte das ajudas disponíveis têm déficits significativos no que diz respeito às funções diárias e aos potenciais utilizadores (…). A ideia por trás da Cybathlon vem daí: os sistemas precisam ser desenvolvidos para fornecer ajuda para as pessoas com deficiência quando elas mais precisam – na vida diária.

Como funcionará a Cybathlon?

A  Cybathlon contará com seis modalidades. Todos os participantes são chamados de pilotos, possuem alguma deficiência e por isso precisam fazer uso de tecnologia assistiva para competir, tornando-se ciborgues. A partir desses equipamentos que as corridas se dividem: curso de obstáculo com próteses de perna motorizadas; curso de agilidade com próteses de braço motorizados; corrida com exoesqueleto energizado; curso de obstáculo com cadeiras de rodas elétricas; corrida de bicicleta com eletroestimulação; e corrida em jogo com interface cérebro-computador.

Voltadas para não-atletas, as modalidades da Cybathlon são, em sua maioria, inspiradas em tarefas do dia-a-dia. “Essas tecnologias já estão altamente avançadas em algumas áreas. Mas, ao julgarmos essas tecnologias de acordo com sua adequação para a vida cotidiana, fica evidente que a investigação e o desenvolvimento ainda têm um longo caminho a percorrer”, explica Robert Riener, professor na ETH Zurich e fundador da Cybathlon, em comunicado.

De acordo com as normas da competição, os equipamentos podem ser produtos disponíveis comercialmente e feitos por empresas, mas também protótipos desenvolvidos por laboratórios de pesquisa. Por isso, haverá duas entregas de medalhas: uma para o piloto e uma para o fornecedor do equipamento. Em 2015, a organização realizou uma sessão de prática que contou com 30 equipes de 15 países diferentes. Cada modalidade permite a participação de equipes com 8 a 16 participantes.

A primeira Cybathlon acontecerá em Zurique, na Suíça, no dia 8 de outubro de 2016, e já tem mais de 50 grupos inscritos.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence