Engenheiras criam exame de urina para fazer em casa
exame
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Saúde

Engenheiras criam exame de urina para fazer em casa

Kaluan Bernardo em 6 de setembro de 2016

Exames de urina são importantíssimos. Eles podem revelar mais de 25 condições de saúde, níveis de proteína, glicose, nível de acidez e infecções relacionadas principalmente aos rins ou às vias urinárias. No entanto, não são tão acessíveis: é necessário ir no médico, passar no laboratório, esperar o exame ficar pronto etc.

Desde 1956, cientistas desenvolveram sistemas para você fazer o exame sozinho em casa. No entanto, sem a ajuda de um médico para interpretar os resultados, esses sistemas não são tão confiáveis e precisos.

tudo de ensaio com urina dentro de sacola

Foto: Istock/Getty mages

Pensando nisso, Gennifer T. Smith e Audrey K. Bowden, duas estudantes de PhD em engenharia elétrica da Universidade de Stanford (EUA), criaram um sistema para testar sua urina em casa e coletar os resultados diretamente no smartphone. A promessa é que a ferramenta simplifique a vida, mas não deixe de lado a precisão necessária para esse tipo de exame.

“A frequência de testes [tradicionais] fracassados é um grande fardo para o sistema de saúde. Imaginamos que nosso dispositivo possa ser usado por pessoas que sofrem de doenças crônicas e querem acompanhar seus exames de urina ao longo do tempo, ou precisam frequentemente de prescrições que estão disponíveis apenas depois que o médico faz um teste com a vareta e vê um resultado positivo”, disse Audrey Bowden ao site Qmed.

Leia mais: O que é bioengenharia?

Como funciona o exame de urina pelo smartphone

Os antigos testes de urina caseiros eram prejudicados por três principais fatores: iluminação inconsistente, controle irregular do volume e da quantidade de tempo.

Para evitar esses problemas, o novo sistema tem uma vareta com um sistema de dez camadas. Com um conta-gotas, o usuário deposita a urina até preencher todos os espaços da vareta de forma uniforme.

Na sequência, o conteúdo é colocado dentro de uma caixa preta e opaca, feita de acrílico. No topo dela, fica o smartphone, que irá filmar a urina por um tempo entre 30 segundos e dois minutos. Depois, é só transferir o vídeo para um software especial que interpretará as imagens e irá dar os resultados. Veja no vídeo abaixo:

Próximos passos

A dupla está trabalhando no Escritório de Licenciamento de Tecnologia de Stanford onde continuam a desenvolver a ferramenta. No futuro, prometem que tudo isso poderá ser feito por um aplicativo no próprio smartphone.

Elas ainda não sabem exatamente como pretendem vender o dispositivo que sequer tem um preço. A ideia é comercializá-lo principalmente em regiões que não têm fácil acesso a laboratórios clínicos. “É uma complicação tão grande ir para o consultório médico para um teste tão simples. Este dispositivo pode ser útil em locais onde não há recursos para fazer esses testes”, diz a engenheira Gennifer Smith à Stanford News.

E aí? Você acha que um teste de urina em casa pode desafogar o laboratórios e garantir resultados confiáveis? Comente abaixo.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence