Hemoliga: o app brasileiro para promover mais doações de sangue
doação de sangue
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Saúde

Hemoliga: o app brasileiro para promover mais doações de sangue

Kaluan Bernardo em 21 de dezembro de 2016

Apenas 1,8% dos brasileiros doam sangue. Embora o número esteja aumentando, a Organização Mundial da Saúde (OMS), pede para que mais pessoas doem para atender a procura. O problema é que, muitas vezes, faltam informações aos doadores ou organização aos hemocentros. E são problemas como esses que o aplicativo Hemoliga está há dois anos tentando resolver.

doação de sangue

Hemoliga Foto: Divulgação

Em 2013, o potiguar Thiago Azevedo foi fazer a sua doação de sangue. A doação aconteceu normalmente, mas 15 dias depois ele recebeu uma ligação pedindo para fazer uma nova doação, já que o estoque estava baixo. Acontece que há uma janela de doação de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres. O pouco tempo em que recebeu a ligação serviu como alerta para perceber que as informações dos hemocentros não são bem organizadas e coordenadas entre si.

Doador há mais de dez anos, ele resolveu fazer algo para mudar a situação. Criou, em abril de 2014, em Natal (RN), um aplicativo chamado Hemoliga, que se propõe a melhorar a comunicação entre doador e hemocentro, qualificando o doador. “Nossa maior contribuição tem sido aproximar as duas partes. Já observamos, desde o lançamento oficial, um aumento de 15% de doadores nos hemocentros cadastrados na plataforma”, comenta Thiago.

Desde o lançamento, o aplicativo já teve mais de 40 mil downloads e conta com, ao menos, 32 mil usuários ativos todos os meses. O serviço, que está em sua terceira versão, conta com hemocentros do país inteiro.

O serviço não tem fins lucrativos e é financiado por diversos parceiros interessados em promover a importância da doação de sangue. Ele está disponível gratuitamente para Windows Phone, iOS, Android e uma versão web.

Como funciona o Hemoliga, o aplicativo para promover doação de sangue

O aplicativo pede um rápido cadastro para saber seu nome, tipo sanguíneo e outras informações básicas. Nele, você pode saber quais são os hemocentros mais próximos de onde você está. O Hemoliga mostra um mapa com todos os locais de doação de sangue, dá o telefone e o site etc.

Um recurso interessante é que ele mostra como estão os estoque de sangue, classificados por tipo, de cada hemocentro. Assim, você sabe qual o lugar que mais precisará da sua doação.

Outro recurso é a possibilidade de anotar quando foi sua última doação e, assim, evitar confusões como a que Thiago passou. Em breve a Hemoliga deverá ter uma carteira digital que substituirá a carteirinha física utilizada nos hemocentros.

LEIA MAIS
Viver perto do mar pode fazer bem para a saúde mental
LEIA MAIS
Gravidez causa alterações a longo prazo no cérebro das mulheres

Essas informações são todas conectadas aos hemocentros, que ganham um sistema para gerenciar seus doadores e evitar confusões ou mau aproveitamento das doações.

Há ainda uma parte dedicada a informações sobre doação de sangue e derrubando os mitos — que, segundo Thiago, são uma barreira que afasta muita gente da doação. “O esclarecimento ainda precisa ser mais bem difundido para um maior número de pessoas. Observamos que, nesse caso, a falta de informação não tem relação direta com grau de escolaridade ou nível econômico. Independentemente dessas características, você ainda ouve informações incorretas sobre esse tipo de procedimento”, comenta.

Segundo Thiago, muita gente ainda acredita que a doação de sangue dói ou é arriscada. “Estamos falando de um procedimento simples, rápido e seguro. Entre a triagem e a doação, você não dedica mais do que 40 minutos para fazer a doação”, comenta. O volume de sangue que cada pessoa doa depende seu peso, idade e gênero e pode ser conferido nessa calculadora. Em 24 horas, o volume de plasma no sangue já está recuperado, enquanto a quantidade de ferro é recomposta em 8 semanas para homens e 12 semanas para as mulheres.

Por isso, outra parte importante do aplicativo é a aba para campanhas, que informa o usuário sobre as mais recentes e o permite divulgar as informações e conscientização a amigos e pessoas próximas.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 237 [3] => 97 [4] => 222 [5] => 62 [6] => 157 [7] => 276 [8] => 12 [9] => 249 [10] => 86 [11] => 94 [12] => 267 [13] => 68 [14] => 16 [15] => 115 [16] => 186 [17] => 17 [18] => 102 [19] => 173 [20] => 175 [21] => 238 [22] => 92 [23] => 236 [24] => 79 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence