Natural Cycles: aplicativo promete eficácia de uma pílula anticoncepcional
nc-product-landscape-1
Foto: Divulgação
Inovação > Saúde

Natural Cycles: aplicativo promete eficácia de uma pílula anticoncepcional

Aretha Yarak em 25 de outubro de 2017

Está em busca de um método anticoncepcional eficaz, moderno, não invasivo e que não use hormônios? Ele pode estar chegando, sim. Desenvolvido pela física nuclear suíça Elina Berglund e seu marido Raoul Scherwizl, o Natural Cycles é o primeiro software (sim) do mundo a ser certificado como método contraceptivo – e com eficácia semelhante à pílula anticoncepcional. E ele faz isso usando apenas matemática e um termômetro basal colocado debaixo da língua.

Para calcular o ciclo da mulher, o aplicativo usa um algoritmo que leva em conta diversos fatores, sendo a temperatura corporal o principal deles. Por isso, todos os dias a mulher deve medir sua temperatura com o termômetro basal e registrar o valor no programa. Segundo a fabricante, para que ele tenha grau máximo de eficácia, a mulher precisa ter tido uma boa noite de sono e deve medir a temperatura logo depois de acordar e antes de se levantar.

Como o Natural Cycles calcula dias férteis?

Natural Cycles

Foto: Divulgação

A rotina de mensurações da temperatura é fundamental para o sucesso dessa tabelinha 2.0. Caso a mulher se esqueça com muita frequência, meça depois de se levantar da cama ou esteja em um período atribulado com noites de pouco ou de muito sono, os riscos de erro são maiores. Por isso, o método pode não ser a melhor opção para quem tem rotinas muito desregradas ou bagunçadas.

Isso é especialmente importante porque as variações de temperatura são bem sutis, então a consistência é a melhor maneira de garantir um padrão matemático mais apurado. Para se ter uma ideia, o aumento dos níveis de progesterona após a ovulação faz com que o corpo da mulher fique de 0,2 a 0,45ºC mais quente — e é esta pequena elevação o principal indicador usado pelo Natural Cycles.

Conforme vai recebendo os dados diários, o algoritmo calcula o ciclo menstrual, suas possíveis variações e estabelece os dias férteis. O grande diferencial do produto é que ele respeita as diferenças femininas e considera que nem todas são reguladas em 28 dias. Além disso, parte do princípio de que a mulher pode engravidar apenas durante seis dias por ciclo. Esse período fértil inclui o dia da ovulação e o tempo em que os espermatozoides conseguem sobreviver dentro do corpo feminino.

LEIA MAIS
Empoderamento feminino e menos mortes são benefícios do anticoncepcional
LEIA MAIS
Anticoncepcional masculino: como funciona e o surgimento do método

“É uma alternativa natural e sem efeitos colaterais à pílula anticoncepcional”, afirmou Berglund em entrevista à revista americana Wired. No período em que a mulher não corre risco de engravidar, o aplicativo aparece como uma espécie de “sinalizador” na cor verde. Significa que ela está livre para não usar métodos contraceptivos, se assim desejar.

Já nos dias em que está fértil e precisa se prevenir de uma gestação indesejada, a cor do sinalizador muda para o vermelho. Nos primeiros meses de uso, o aplicativo tende a passar mais tempo no vermelho, do que aqueles tradicionais seis dias. Isso é feito para evitar de colocar a mulher em situação de risco, enquanto os ajustes matemáticos ainda estão sendo refinados.

Eficácia do Natural Cycles

O aplicativo é o primeiro no mundo a receber a certificação que o valida como um método de contracepção seguro na categoria médica. O selo foi dado pela organização de inspeção e certificação alemã Tüv Süd, que testou o produto em mais de 4 mil mulheres. O resultado do levantamento clínico demonstrou que, quando usado de maneira ideal, sua taxa de eficiência é de 99%.

Já no uso tradicional, mais conservador e que leva em consideração pequenos deslizes, a taxa passa a ser de 93%.  Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, o índice de sucesso da pílula anticoncepcional é de 99,8%.

Vale lembrar que o aplicativo não protege de forma alguma contra quaisquer doenças sexualmente transmissíveis, servindo apenas e exclusivamente como método de controle de concepção.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
ESCOLHA DO EDITOR
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 12 [3] => 237 [4] => 97 [5] => 249 [6] => 222 [7] => 62 [8] => 157 [9] => 276 [10] => 259 [11] => 86 [12] => 267 [13] => 94 [14] => 68 [15] => 16 [16] => 167 [17] => 115 [18] => 186 [19] => 17 [20] => 102 [21] => 173 [22] => 238 [23] => 175 [24] => 92 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence