Neuralink: a nova empresa de Elon Musk quer aprimorar cérebros
Elon_Musk
Elon Musk Foto: Wikimedia Commons
Inovação > Saúde

Neuralink: a nova empresa de Elon Musk quer aprimorar cérebros

Kaluan Bernardo em 30 de março de 2017

Levar pessoas para Marte, encher os telhados do mundo com placas fotovoltaicas, colocar carros elétricos e autônomos nas ruas e proteger o mundo dos perigos da inteligência artificial não são suficientes para Elon Musk. O empreendedor sul-africano acaba de lançar uma nova empresa, a Neuralink, para começar a desenvolver chips a serem implantados no cérebro.

Segundo o The Wall Street Journal, Elon Musk está assumindo a posição de liderança na empresa, mas ainda não se pronunciou oficialmente sobre sua nova investida.

Max Hodak, um dos executivos da companhia, confirmou ao jornal a existência e o envolvimento de Musk. Mas disse que tudo ainda é muito embrionário e que não poderia fornecer detalhes. Anteriormente, Hodak fundou a Transcriptic, uma startup que oferece serviços de robótica.

O cérebro melhorado pela tecnologia

Apesar de não ter confirmado oficialmente seu envolvimento com a empresa, Musk deu dicas de sua existência nos últimos meses, compartilhando pensamentos sobre neurociência. No Twitter, Musk já havia anunciado progressos com um projeto de inteligência aumentada por máquinas.

Segundo o The Wall Street Journal, a Neuralink já está contratando pesquisadores para seus projetos. Entre eles estão Vanessa Tolosa, uma engenheira expert em eletrodos flexíveis; Philip Sabes, pesquisador de controles de movimento no cérebro; e Timothy Gardner, conhecido por implantar eletrodos no cérebro de pássaros para estudar como eles cantam.

O jornal diz ainda que pessoas próximas à empresa alegam que os primeiros projetos serão voltados à medicina e a ajudar no tratamento de doenças como epilepsia, depressão ou Mal de Parkinson.

No entanto, ao passo em que a empresa mostrar que sua tecnologia é segura e eficiente, ela pode ir para campos mais ambiciosos, como o de ampliar a inteligência humana com implantes cerebrais – algo que a ficção científica discute há anos.

Um futuro de ciborgues?

De fato, Musk tem discutido essas possibilidades publicamente. Em evento recente em Dubai, disse: “com o tempo, penso que provavelmente veremos uma aproximação maior entre inteligência biológica e inteligência digital”.

Ele ainda defendeu que o maior desafio hoje era mais relacionado à velocidade de comunicação entre cérebro e máquina do que qualquer outra coisa.

E Musk não está sozinho em sua jornada. O Facebook recentemente tem contratado “engenheiros de interface cérebro-computador” e neurocientistas para um projeto secreto. E a Darpa, do Departamento de Defesa dos EUA, investiu mais de US$ 60 milhões em projetos de implantes cerebrais.

LEIA MAIS
Como Elon Musk quer nos levar a Marte com a SpaceX
LEIA MAIS
Por que Elon Musk é tido como um dos gênios da tecnologia

Mas ainda há diversas barreiras que precisam ser superadas antes de vermos empresas criando ciborgues e melhorando o cérebro alheio. Primeiro é necessário criar mecanismos pouco invasivos e seguros para implantar os eletrodos e mantê-los estáveis no cérebro. Além disso, é preciso descobrir formas de decodificar os milhões de sinais complexos enviados por neurônios. Há, ainda, a dificuldade de convencer as pessoas a permitirem tais tipos de modificações em seus cérebros.

Em entrevista à Vanity Fair, no entanto, Musk foi um tanto otimista e disse que, em quatro ou cinco anos poderemos ver avanços consideráveis nas modificações cerebrais.

Considerando que Elon Musk está por trás das empresas mais avançadas do mundo em exploração espacial, carros elétricos e energia renovável, vale dar certo crédito à sua ambição.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 237 [3] => 97 [4] => 222 [5] => 62 [6] => 157 [7] => 276 [8] => 12 [9] => 249 [10] => 86 [11] => 94 [12] => 267 [13] => 68 [14] => 16 [15] => 115 [16] => 186 [17] => 17 [18] => 102 [19] => 173 [20] => 175 [21] => 238 [22] => 92 [23] => 236 [24] => 79 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence