Touca para quimioterapia evita queda de cabelo
queda de cabelo
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Saúde

Touca para quimioterapia evita queda de cabelo

Camila Luz em 14 de outubro de 2016

Mulheres que enfrentam quimioterapia para combater o câncer de mama podem sofrer com a queda de cabelo. O Rapunzel Project (“Projeto Rapunzel”), criado nos Estados Unidos por duas pacientes afetadas pela doença, promete segurar os fios com ajuda de uma touca hipotérmica.

Como funciona a Terapia da Touca Gelada para quimioterapia

A Cold Cap Therapy (“Terapia de Touca Gelada”) consiste em usar uma touca especial mantida a temperaturas muito baixas, chegando a -30ºC. Ela deve ser usada horas antes, durante e depois de cada tratamento de quimioterapia.

A temperatura fria contrai os vasos sanguíneos, reduzindo a quantidade de drogas que chegam aos folículos durante o processo. Essas substâncias se mantêm no corpo por mais horas, mesmo após o tratamento.

No entanto, reduzir o tamanho dos vasos faz com que elas percam força na região. Assim, o cabelo da paciente é preservado.

Madeixas intactas

mulher usando touca para queda de cabelos

Existem vários tipos de touca para o tratamento, dentre elas a DigniCap com sistema de circulação de líquido gelado durante o uso. Foto: Reprodução/Site DigniCap

Segundo o site do projeto, a terapia da touca gelada vem sendo usada por mulheres na Europa há anos. A ideia de torná-la popular e acessível para mais vítimas de câncer de mama surgiu quando Shirley Billigmeier, uma das fundadoras, descobriu que estava doente e teria que se submeter à quimioterapia.

Imediatamente, pensou em comprar uma peruca. Durante o processo, ouviu falar de Frank Fronda, cientista que inventou a primeira touca gelada. Interessada, Shirley consultou seu médico sobre o método, que deu suporte total.

O principal obstáculo seria encontrar um freezer que chegasse à -30°C para congelar a touca. A primeira alternativa foi usar gelo seco, o que tornou o processo ainda mais complicado.

Para bancar a criação de um freezer adequado, Shirley se uniu à Nancy Marshall, amiga que também enfrentava o problema de perder cabelo pela quimioterapia. As duas começaram a captar recursos e acabaram recebendo apoio do Abbott Northwestern Hospital, em Minneapolis (EUA), que foi o primeiro a bancar o congelador.

O primeiro tratamento de Shirley foi feito utilizando as cápsulas de gelo seco. Os seguintes usaram o novo freezer. O resultado foi positivo: a fundadora manteve suas madeixas intactas.

Onde comprar a touca gelada

Hoje, há inúmeros hospitais nos Estados Unidos que oferecem a quimioterapia com o tratamento para evitar perda de cabelo. No Brasil, o tratamento também é oferecido por alguns hospitais e clínicas.

No entanto, há outra opção: comprar a touca da marca Elasto-Gel e um cooler para mantê-la resfriada no gelo seco. A cada sessão de quimioterapia são usadas três toucas: uma antes, uma durante e uma depois do tratamento.

A touca pode ser encontrada em sites como Mercado Livre, OLX, Amazon ou Medical Imports USA. O preço varia entre R$900 e R$2.500.

Mas atenção: antes de decidir comprar a touca, é preciso conversar com seu médico para entender se ela é adequada para seu tipo de câncer e suas condições de saúde.

LEIA MAIS
Empoderamento feminino e menos mortes são benefícios do anticoncepcional
LEIA MAIS
Anticoncepcional à base de progesterona pode estar associado à depressão

Famosas que lutaram contra o câncer de mama e assumiram a queda de cabelo

Perder cabelo pode afetar a autoestima, causar insegurança e desanimar a paciente. A touca gelada pode ajudar mulheres a se sentirem mais seguras e motivadas durante a quimioterapia.

Mas há quem prefira investir em lenços estilosos ou simplesmente assumir a careca. A atriz Cynthia Nixon (a Miranda, de “Sex and the City”), por exemplo, superou um câncer de mama e, durante o período em que se submeteu ao processo, desfilou sua careca.

Outra celebridade que venceu o câncer de mama foi a cantora Kylie Minogue. Durante o tratamento, assumiu cabelos bem curtinhos e investiu em lenços lindos. No Brasil, Patrícia Pillar e Drica Moraes passaram pela mesma doença e assumiram a queda de cabelo, apostando em lenços em certas ocasiões.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 237 [1] => 205 [2] => 97 [3] => 76 [4] => 222 [5] => 157 [6] => 276 [7] => 12 [8] => 249 [9] => 94 [10] => 267 [11] => 68 [12] => 16 [13] => 115 [14] => 186 [15] => 17 [16] => 173 [17] => 175 [18] => 238 [19] => 62 [20] => 92 [21] => 236 [22] => 25 [23] => 153 [24] => 125 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence