Cientistas europeus querem a reprodução humana sem óvulo no futuro
reprodução humana
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Saúde

Cientistas europeus querem a reprodução humana sem óvulo no futuro

Camila Luz em 30 de setembro de 2016

Pesquisadores europeus querem testar a reprodução humana sem o gameta feminino. O processo seria feito em laboratório usando espermatozoides e células do corpo que não são óvulos. Para que mamíferos se reproduzam, é preciso que ocorra o acasalamento seguido de fecundação interna. O espermatozoide fecunda o óvulo para gerar o embrião, que se desenvolve dentro do corpo da mãe. Logo, é da mãe que esses estudiosos querem abdicar.

Em estudo publicado este ano pela revista científica Nature, pesquisadores utilizaram procedimentos químicos para “enganar” óvulos de rato, que se transformaram em embriões partenogenéticos. A partenogênese é o processo utilizado por animais como lagartixas, cobras, lagartos e crustáceos para fazer reprodução assexuada. Diferente dos mamíferos, essas espécies não precisam de esperma para fecundação.

Para que a reprodução acontecesse nos ratos, cientistas injetaram espermatozoides nos embriões partenogenéticos, que foram implantados em úteros de fêmeas. Trinta filhotes nasceram – todos saudáveis. Alguns até tiveram seus próprios filhotes.

Reprodução sem óvulo

O trunfo é que esse embrião partenogenético também pode ser produzido a partir de outras células do corpo além do óvulo, como células da pele, dispensando a necessidade do gameta feminino.

Tony Perry, embriologista que lidera a pesquisa, disse que o próximo passo da pesquisa será testar células epiteliais de ratos, para que se transformem em embriões partenogenéticos e possam ser fecundadas por espermatozoides. “Nós conseguiremos fazer isso? Eu não sei”, afirmou, em entrevista ao jornal britânico The Guardian. “Mas acredito que, se for mesmo possível, no futuro distante pessoas vão olhar para trás e dizer que foi o ponto de partida”.

Leia mais:
Cientistas querem acabar com a cegueira até 2020, mas quão perto estão disso?
Engenheiras criam exame de urina para fazer em casa
Brasileiro, Miguel Nicolelis está mais perto de fazer paralíticos andarem

O que isso significa para o futuro da reprodução humana

Se os pesquisadores conseguirem criar bebês de rato a partir de espermatozoides e células epiteliais, será grande passo em direção a possibilidade de gerar bebês sem mães biológicas. No entanto, apesar de dispensar o óvulo, o processo ainda exigiria a participação feminina para que o feto se desenvolvesse no útero.

ultrassom com bebe

Foto: Istock/Getty Images

Casal de homens, por exemplo, poderia contratar barriga de aluguel para gerar um filho que seria biológico para os dois. O embrião seria a fusão do esperma de um com a célula epitelial do outro.

Para mulheres, o processo também teria suas vantagens. Elas poderiam gerar filhos biológicos mesmo que já estivessem na menopausa ou tenham problemas de fertilidade.

“Esta é uma parte emocionante da pesquisa que pode nos ajudar a entender melhor sobre como começa a vida humana e o que controla a viabilidade de embriões, além de mecanismos que podem ser importantes na fertilidade”, disse Paul Colville-Nash, porta-voz do instituto que financiou a pesquisa, ao The Guardian. “Um dia, poderá ter implicações em como tratamos infertilidade, mas provavelmente percorreremos longo caminho até lá”, completou.

O efeito mais imediato da pesquisa não se relaciona à reprodução humana, mas ao controle de animais em extinção. Os cientistas podem ter encontrado uma forma alternativa de gerar embriões de criaturas raras, permitindo que espécies se perpetuem no planeta.

A pesquisa foi conduzida pela Universidade de Bath, no Reino Unido, em parceria com a Universidade de Regensburg, na Alemanha.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence