Virada feminista online irá discutir descriminalização do aborto
descriminalização do aborto
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Saúde

Virada feminista online irá discutir descriminalização do aborto

Camila Luz em 23 de setembro de 2016

O dia 28 de setembro é o Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto na América Latina e no Caribe. Para discutir o assunto, os grupos feministas Gorda&Sapatão, Ativismo de Sofá, Justificando e Think Olga se uniram para promover a virada feminista online.

banner de apresentação da Virada Feminista

Foto: Divulgação

Além de discutir a descriminalização do aborto, que é questão de saúde pública, a Virada Feminista pretende falar sobre “a sexualidade feminina que a criminalização tira das mulheres”. Segundo o Think Olga, mais de 1 milhão de mulheres se submetem ao procedimento de forma clandestina todos os anos, o que traz riscos e traumas para a saúde do corpo e emocional.

O Think Olga divulgou anúncio no Facebook explicando que convidadas irão participar da Virada Feminista por meio de lives (vídeos em tempo real) na rede social. O evento será feito em parceria com coletivos e militantes feministas de toda a América Latina, para que seja transmitido em todos os países da região. No Brasil, já estão confirmadas Márcia Tiburi, Karina Buhr, Djamila Ribeiro, Amelinha Teles e Débora Diniz. As páginas Lugar de Mulher, Minas Nerds e Canal das Bee também farão parte.

Leia mais:
7 temas da Casa TPM para mulheres e homens ficarem ligados
O impacto da tecnologia no sexo para as mulheres
Sete frases e ideias do TEDxSãoPaulo Mulheres que Inspiram

O objetivo é trazer a discussão para o maior número de pessoas possível, que poderão assistir ao evento sem sair de casa. Além dos lives, textos sobre a descriminalização do aborto e saúde da mulher serão compartilhados com a hashtag #PrecisamosFalarSobreAborto durante toda a semana.

Qualquer pessoa que queira participar deve compartilhar suas ideias utilizando a hashtag. De acordo com o Think Olga, essa participação é essencial para atingir o objetivo de levantar a discussão.

Veja aqui a programação completa da Virada Feminista.

Por que discutir a descriminalização do aborto é importante?

Em julho deste ano, o Think Olga publicou um texto divulgando dados sobre aborto ilegal no Brasil. Ele é responsável pela morte de uma mulher a cada dois dias no país. Entre 2013 e 2015, o SUS (Sistema Único de Saúde) gastou R$ 40,4 milhões com curetagens pós-aborto e esvaziamento do útero por aspiração manual intrauterina.

Segundo dossiê sobre os impactos do aborto ilegal publicado pelo Observatório Brasil de Desigualdade de Gênero em 2010, os países da América Latina e do Caribe estão entre os que possuem as legislações mais restritivas. No Brasil, o aborto induzido ainda é considerado crime quando não significar risco para a saúde da mulher ou for resultado de estupro. Diz o dossiê:

Além de não impedir que os abortos continuem a ser realizados, a ilegalidade é a causa provável de muitos óbitos e sequelas, pois a clandestinidade apenas piora as condições em que os abortos são feitos, agravando os riscos à saúde da mulher e dificultando o atendimento médico.

Já na Europa, América do Norte e em países da Oceania e da Ásia, a situação é outra. Segundo mapa sobre as leis do aborto produzido pela instituição estadunidense “Center for Reproductive Rights” em 2016, nessas regiões o aborto pode ser feito sem restrições com relação ao motivo. Ou seja, mulheres podem abortar mesmo que a gravidez não traga riscos para sua saúde.

A descriminalização do aborto em muitos países desenvolvidos não é recente. Artigo publicado na década de 90 no site Revistas USP, da Universidade de São, já afirmava que em países onde foi legalizado, os danos à saúde da mulher são menores. Para a autora Rebeca de Souza e Silva, descriminalizar no Brasil seria uma forma de remover os custos do aborto ilegal e de reduzir gastos com a saúde feminina.

O que você pensa sobre a descriminalização do aborto? Deixe sua opinião nos comentários e participe da Virada Feminista em 28 de setembro.

 

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence