O potencial do Watson e da inteligência artificial para salvar vidas
Watson
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Saúde

O potencial do Watson e da inteligência artificial para salvar vidas

Pedro Katchborian em 9 de setembro de 2016

A inteligência artificial da IBM, popularmente conhecida como Watson, tem mostrado inovações em diferentes campos. O seu feito mais importante pode ser na área médica: os algoritmos do Watson foram responsáveis simplesmente por salvar uma vida. A Universidade de Tóquio usou a máquina para comparar as mudanças genéticas de uma paciente de 60 anos, analisando mais de 20 milhões de papéis de pesquisas de câncer. Watson foi capaz de identificar um raro tipo de leucemia.

Como explica o Engadget, deve demorar para o Watson e outras ferramentas de inteligência artificial serem fontes recorrentes em hospitais, mas esse tipo de descoberta evidencia a utilidade desse tipo de tecnologia.

O potencial médico do Watson também está sendo explorado pela American Diabetes Association (ADA). Com uma parceria com a IBM, a associação fornecerá mais de 66 anos de dados sobre diabetes. A máquina será treinada por médicos e pacientes para compreender as informações e indicar fatores de risco para trazer possíveis soluções para os pacientes.

Além do Watson, há outras ferramentas de IA voltadas para descobertas no campo médico. O DeepMind, inteligência artificial do Google, firmou parceria com o Moorfields Eye Hospital, clínica especializada em oftalmologia no Reino Unido. O hospital está aplicando os algoritmos do DeepMind em mais de um milhão de exames de tomografia de coerência óptica. O objetivo é determinar se tal algoritmo consegue identificar sinais de degeneração macular, doença que pode causar perda de visão quando não diagnosticada de maneira precoce.

O DeepMind tem um setor específico de saúde e, segundo a empresa, vários médicos entraram em contato com a empresa para possíveis colaborações da inteligência artificial para colaborações em potencial.

Outros feitos incríveis do Watson

Ao mesmo tempo em que o Watson é capaz de ajudar a diagnosticar uma rara doença e salvar uma vida, ele pode conversar com pessoas que estão dentro de um ônibus. A tecnologia também está no Olli, um ônibus autônomo feito com impressão 3D.

Leia mais:
Os maiores temores com relação a inteligência artificial
Música e robôs: inteligência artificial pode compor jazz

A Local Motors, que desenvolve o ônibus, afirma que a inteligência artificial será uma interface para que os passageiros possam conversar. O Watson será encarregado de informar passageiros sobre decisões de caminho e funcionamento do veículo.

capa do livro de receitas feito por inteligencia artificial da IBM

Foto: Divulgação

O Watson também foi responsável por criar 65 novas receitas, que foram publicadas em um livro chamado “Cognitive Cooking with Chef Watson”, feito em parceria com o Institute of Culinary Education em Nova Iorque.

O computador também ajuda veterinários: o conhecimento cognitivo da máquina foi responsável por criar a Sophie, uma aplicação que dá aos veterinários um rápido acesso aos últimos tratamentos de cuidado animal.

Além disso, cientistas da IBM na India também criaram um aplicativo que irá ajudar turistas em museus. Baseado no Watson, o app pode ajudar a guiar visitantes em atrações turísticas. O aplicativo até poderia responder às perguntas como “quais outros artistas foram inspirados por esse pintor?”

Embora de utilidade mais duvidosa, um dos feitos mais curiosos do Watson foi ganhar o programa de perguntas e respostas Jeopardy!, um dos shows dos EUA mais tradicionais, em 2011. Aliás, o supercomputador foi inicialmente criado especificamente para a competição. Agora olha onde ele já chegou!

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence