Alexa, assistente virtual da Amazon, torna sua rotina mais inteligente
alexa
Foto: Divulgação
Inovação > Tecnologia

Alexa, assistente virtual da Amazon, ganha novos dispositivos

Camila Luz em 9 de janeiro de 2017

Todo o mês de janeiro acontece em Las Vegas (Estados Unidos) a CES, uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo. Em 2017, a rainha da edição foi Alexa, a assistente virtual da Amazon, empresa que não costuma frequentar esse tipo de convenção. A novidade é que agora ela está conectada a equipamentos móveis e eletrodomésticos, para tornar nossas casas mais inteligentes.

Antes, Alexa estava disponível apenas no Amazon Echo, um dispositivo em forma de torre que ouve e responde ao comando do usuário a partir de sua inteligência artificial. Conectado à internet, ele é capaz de realizar inúmeras funções, como tocar música, recitar as notícias do dia, dizer a previsão do tempo, definir palavras e converter medidas. Veja o vídeo com legendas em inglês.

Segundo o site da BBC, os assistentes virtuais estavam por todo canto na última edição da CES, realizada entre os dias 5 e 8 de janeiro. Alexa, no entanto, foi o principal destaque. Integrou inúmeros dispositivos como geladeiras, carros, robôs relógios e televisores de diferentes fabricantes. Com ajuda da Alexa, esses aparelhos ganham novas capacidades, como tocar música e ligar e desligar luzes inteligentes.

Para o The Verge, Alexa sempre foi poderosa no sentido de permitir que seus usuários controlem tudo e concluam suas tarefas. Este ano, a Amazon deu mais um passo e provou que seu assistente pode estar em todos os lugares. Agora, é o momento de ver quão longe pode chegar.

O sucesso de Alexa

Para a BBC, a Amazon foi rápida em perceber o potencial do controle de voz após a ascenção de aplicativos para smartphones que podem interagir com eletrodomésticos. “Os rivais de Alexa não foram tão bem-sucedidos”, disse o analisa de tecnologia da IHS Technology, Dinesh Kithnay, ao site britânico.

LEIA MAIS
Amazon Prime Video chega ao Brasil, mas com catálogo reduzido
LEIA MAIS
Amazon Go: conheça a primeira loja física sem filas e caixas

No entanto, o especialista notou que os fabricantes estão desenvolvendo maneiras próprias de integrar Alexa aos seus próprios produtos. Portanto, não é preciso ficar preso ao que a Amazon desenvolveu. Com alguns ajustes, o assistente pode ser adaptado para travar portas de carros ou dizer quando a máquina de lavar terminou sua tarefa, por exemplo.

Essa flexibilidade provavelmente é a responsável pelo sucesso da Amazon em conquistar o mercado. Paralelamente, o Android, da Google, tem ganhando mais espaço nos últimos sete anos, junto de aplicativos integrados para relógios, computadores e TVs. Esse crescimento meteórico se deve ao fato de que a empresa oferece o Android de forma gratuita aos fabricantes de dispositivos – assim como a Amazon está fazendo com Alexa.

Rivais de Alexa

A Amazon ainda não é uma empresa global como Google e Microsoft. Seu site de vendas não está presente em países da Escandinávia, África e Oriente Médio, por exemplo. Isso pode estar prestes a mudar e a CES deste ano foi o primeiro vislumbre da importância da empresa na tecnologia.

Mas isso não significa que há falta de competidores para Alexa. A Nvidia, por exemplo, anunciou na feira que seu dispositivo de streaming de mídia, Shield, será integrado ao Google Assistent. Assim, permitirá ao usuário exibir fotos em suas telas de TV por meio de comandos de voz, além de se conectar com termostatos inteligentes e ajustar a temperatura. Ativar dispositivos domésticos inteligentes também é outra possibilidade.

Outra possível competidora será Cortana, da Microsoft, que está disponível em dispositivos Windows 10. No entanto, apesar de publicar um teaser apresentando o alto-falante Harman Kardon integrado ao assistente no mês passado, a empresa não levou o dispositivo à feira, pois ainda não estaria “pronto para ser exibido”. Além disso, tem a Apple com a Siri e o Facebook fazendo testes com o projeto Jarvis.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 237 [1] => 205 [2] => 76 [3] => 222 [4] => 157 [5] => 12 [6] => 249 [7] => 94 [8] => 97 [9] => 267 [10] => 68 [11] => 115 [12] => 186 [13] => 17 [14] => 173 [15] => 175 [16] => 238 [17] => 62 [18] => 92 [19] => 276 [20] => 236 [21] => 25 [22] => 153 [23] => 125 [24] => 16 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence