Saiba o que é como funciona a bitcoin
bitcoin
Foto: Flickr/Creative Commons
Inovação > Tecnologia

O que é e como funciona a bitcoin

Kaluan Bernardo em 17 de maio de 2016

Há uma moeda completamente digital, que pode ser enviada a qualquer país, transacionada quase anonimamente, que não tem lastro, não é regulada por nenhum governo ou banco central, e vale muito. É a bitcoin.

Alguns arriscam a dizer que a bitcoin pode representar para a economia algo como a internet foi para a tecnologia: uma grande ruptura e forma de reimaginar as regras do jogo. É o caso de Marc Andreesen, um dos mais importantes investidores do Vale do Silício e empreendedor pioneiro na tecnologia. Em artigo ao jornal The New York Times, ele escreve:

Bitcoin oferece uma abrangente oportunidade de reimaginar como o sistema financeiro pode e deve funcionar na era da internet, e é um catalisador para remodelar esse sistema de formas que sejam mais poderosas para indivíduos e negócios.

Como funciona a bitcoin?

Uma bitcoin pode ser enviada diretamente para qualquer pessoa em qualquer lugar sem que você precise prestar contas a um banco ou pagar taxas. Transferir uma bitcoin pode ser tão simples quanto pagar, com dinheiro, algo na padaria. A diferença é que é feito tudo digitalmente.

Elas podem ficar armazenadas em carteiras virtuais e as transações são feitas por uma tecnologia chamada blockchain. Quem pagou e quem recebeu é identificado apenas por uma série de números e letras aleatórios. No entanto, todas as transações ficam armazenadas em uma espécie de livro de registros aberto a todos. A carteira do The Pirate Bay, o famoso site de pirataria, por exemplo, é identificada simplesmente como “129TQVAroeehD9fZpzK51NdZGQT4TqifbG”. Por isso, diz-se que a bitcoin é semianônima: embora as pessoas consigam ver a movimentação do dinheiro, é impossível identificar quem é quem.

Leia também: Como seria uma sociedade sem dinheiro físico?

Não é necessário ter conta bancária para operar a moeda, que também pode ser trocada por dinheiro verdadeiro em câmbios online (no Brasil temos alguns, como Bitcoin to you, Bleutrade, BitInvest e Mercado Bitcoin). Dessa forma, a bitcoin é muitas vezes tratada como um commodity. Não é por menos: na cotação atual, em 13 de maio de 2016, uma bitcoin vale mais de R$ 1.700.

De onde vêm as bitcoins

A criptomoeda é gerada por computadores. Ela é criada por um processo conhecido como mineração. Para fazer uma é necessário colocar máquinas trabalhando em rede para resolver algoritmos matemáticos cada vez mais complexos. Sempre que uma conta é resolvida, é liberado um “bloco”, que se torna o dinheiro digital.

Os cálculos são programados para se tornarem cada vez mais complicados e, assim, ficar mais difícil gerar mais bitcoins. No futuro, só poderão existir 21 milhões (atualmente são 15,5 milhões).

Essa estratégia de escassez programada funciona de forma parecida ao ouro. São necessários investimentos altíssimos, com dezenas de computadores poderosíssimos, para gerar frações da moeda, que fica cada vez mais cara. Veja no vídeo abaixo (em 360º) como funciona um “campo de mineração”:

A primeira bitcoin foi criada em 2009 por alguém conhecido como Satoshi Nakamoto. Há uma infinidade de discussões e especulações sobre quem seria Nakamoto. Não se sabe nem se é um indivíduo ou um grupo.

A ideologia da bitcoin

A moeda é muito associada a ideais libertários, que acreditam em uma sociedade livre de qualquer controle financeiro, seja do banco ou de governos. Como ela é global e quase anônima, você pode fazer o que quiser com seu dinheiro.

O problema é que isso abre um campo para lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e uma série de atividades ilegais. O Silk Road, um dos maiores sites de comércio de entorpecentes, cresceu graças à moeda.

Além disso, por mais que a segurança em torno da moeda evolua, ainda há muitos casos de câmbios que foram roubados e vezes que a moeda foi clonada. Muitos desses entraves já têm sido driblados por entusiastas, que trabalham para transformar a bitcoin no futuro da economia.

E você? Já comprou algo com bitcoin? Acredita no potencial da moeda?

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence