Os melhores carros com isenção para deficientes em 2017
carros adaptados para deficientes
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Tecnologia

Como escolher, comprar e conseguir desconto em carros para deficientes

Redação em 10 de julho de 2016

Assine nossa newsletter

Pessoas portadoras de necessidades especiais têm direito a descontos e isenções na hora de comprar seu automóvel. Um carro para deficientes pode chegar a um desconto de 28%.

A Lei 8.989, de 24 de fevereiro de 1995, diz que o cliente tem direito ao desconto do IPI, IOF, IPVA e ICMS — esse último apenas para veículos de até R$ 70 mil. Além disso, fica livre do rodízio municipal em São Paulo.

A legislação também aborda passageiros, não só condutores. Nesse caso, o portador de necessidades especiais que será passageiro desse carro tem desconto no IPI e isenção do rodízio municipal.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. Rodrigo Rosso, presidente da Abidef, associação em defesa das pessoas com deficiência, disse que em 2015 as vendas de carro com isenção chegaram a 106 mil unidades, um crescimento de 26,5%. Nos oito primeiros meses de 2016 a Toyota registrou alta de 70% nas isenções de impostos para esse público.

Apesar disso, muita gente não conhece seus direitos.

Quais tipos de deficiências podem render isenção nos carros

Têm direito a isenção pessoas com deficiência de nascença, que ficaram doentes ao longo da vida ou mesmo idosos com problema de mobilidade. Os condutores, caso não sejam portadores de necessidades especiais, mas sejam responsáveis legais por alguém que é, também podem pedir a isenção, como explicamos acima.

Segundo a Abidef, associação em defesa das pessoas com deficiência, essas são algumas das doenças e deficiências que rendem isenção:

Amputações
Artrite Reumatóide
Artrodese
Artrose
AVC
AVE (Acidente Vascular Encefálico)
Autismo
Alguns tipos de câncer
Doenças Degenerativas
Deficiência Visual
Deficiência Mental (Severa ou Profunda)
Doenças Neurológicas
Encurtamento de membros e más formações
Esclerose Múltipla
Escoliose Acentuada
LER (Lesão por esforço repetitivo)
Linfomas
Lesões com sequelas físicas
Manguito rotador
Mastectomia (retirada de mama) (Veja também: Mulheres mastectomizadas têm isenção de impostos na compra de carro novo)
Nanismo (baixa estatura)
Neuropatias diabéticas
Paralisia Cerebral
Paraplegia
Parkinson
Poliomielite
Próteses internas e externas, exemplo: joelho, quadril, coluna, etc.
Problemas na coluna
Quadrantomia (Relacionada a câncer de mama)
Renal Crônico com uso de (fístula)
Síndrome do Túnel do Carpo
Talidomida
Tendinite Crônica
Tetraparesia

Como escolher o melhor carro para deficiente

Algumas concessionárias têm espaços especiais para atenderem deficientes e orientarem na melhor escolha. Por vezes também acontecem feiras automotivas específicas para esse público, como é o caso da Mobility e Show, que em 2016 reuniu mais de 5.800 visitantes. Em 2017 o evento acontecerá em setembro.

A Revista Nacional de Reabilitação (Reação) faz a lista do Carro do Ano para Pessoas com Deficiência. Trata-se de uma pesquisa de opinião com seus leitores. Em 2016 os vitoriosos foram:

Novo Corolla (Toyota) — 17% dos votos
2 º HRV (Honda) / Renegade (Jeep) — 14% dos votos
FIT (Honda) / Ecosport (Ford) — 13% dos votos
City (Honda) / Spin (GM) / Doblo (Fiat) — 12% dos votos
Pajero (Mitsubishi) / SW4 (Toyota) / Cruze (GM) — 10,5% dos votos
Etios (Toyota) / Versa (Nissan) / HB 20 Sedan (Hyundai) — 9% dos votos
7º March (Nissan) / Cobalt (GM) / Duster (Renault) — 8,5% dos votos
Voyage (VW) / C4 Lounge (Citroen) / Prisma (GM) — 6,5% dos votos
C200 (Mercdes-Benz) / Trailblazer (GM) / Civic (Honda) / Fox (VW) / Fox (VW) Fluence (Renault) — 5% dos votos
10º X1 (BMW) / Q3 (Audi) / 2008 (Peugeot) / A3 (Audi) 3% dos votos
11º Outros — 1,5% dos votos

Novo Corolla (Toyota)

Novo Corolla (Toyota) Foto: Divulgação

HRV_2

HRV (Honda) Foto: Divulgação

Renegade_2

Renegade (Jeep) Foto: Divulgação

Honda FIT

FIT (Honda) Foto: Divulgação

Ecosport

Ecosport (Ford) Foto: Divulgação

Honda-City

City (Honda) Foto: Divulgação

Spin

Spin (GM) Foto: Divulgação

fiat_doblo

Doblo (Fiat) Foto: Divulgação

pajero

Pajero (Mitsubishi) Foto: Divulgação

SW4

SW4 (Toyota) Foto: Divulgação

Cruze (Chevrolet)

Cruze (Chevrolet) Foto: Divulgação

etios

Etios (Toyota) Foto: Divulgação

Versa

Versa (Nissan) Foto: Divulgação

hb20

HB20 Sedan (Hyundai) Foto: Divulgação

March

March (Nissan) Foto: Divulgação

Cobalt

Cobalt (GM) Foto: Divulgação

Duster

Duster (Renault) Foto: Divulgação

Volkswagen-Voyage

Voyage (VW) Foto: Divulgação

c4

C4 Lounge (Citroen) Foto: Divulgação

Prisma

Prisma (GM) Foto: Divulgação

c200

C200 (Mercedes-Benz) Foto: Divulgação

Civic

Civic (Honda) Foto: Divulgação

X1

X1 (BMW) Foto: Divulgação

2008 (Peugeot)

2008 (Peugeot) Foto: Divulgação

Como comprar carro de deficiente

O processo é burocrático e lento. Envolve a Receita Federal, a Secretaria da Fazenda de seu Estado e a CET, no caso de São Paulo.

O primeiro passo, caso você seja o condutor, é tirar uma Carteira de Habilitação específica em que constem as necessidades do motorista e as adaptações necessárias no automóvel.

O portador de necessidades especiais deve obter o documento no Detran. Um médico credenciado ao SUS irá atestar a deficiência e a incapacidade para conduzir veículos comuns.

Foto: Istock/Getty Images

Na sequência você deve ir na Delegacia Regional da Receita Federal para conseguir isenção do IPI e IOF e tirar uma Certidão Negativa de Tributos e Contribuições Federais.

Caso seja o condutor, lá você preencherá requerimentos de pedido de isenção de IPI e apresentará o laudo médico, a carteira de habilitação e duas cópias autenticadas pelo Detran. Também precisará de duas cópias autenticadas do CPF, RG e de um comprovante de endereço. Ainda será necessária uma cópia simples das duas últimas declarações de imposto de renda, do ano vigente e do anterior. Caso seja isento, mostre uma declaração de isenção.

Ainda na Delegacia Regional da Receita Federal você precisará apresentar um documento que prove regularidade de contribuição previdenciária, como holerite, extrato semestral de aposentadoria ou, no caso de autônomo ou profissional liberal, declaração do INSS que demonstre recolhimento de DRSCI, que pode ser obtido no site DataPrev ou em uma agência da Previdência Social.

LEIA MAIS
Acessibilidade: iniciativas e inovações para incluir o deficiente físico

Caso o passageiro tenha alguma deficiência mental severa, autismo, ou deficiência física ou visual, ele ou alguém que atue como seu representante legal também poderá pedir isenção de IPI.

Para isso, deverá preencher o kit de requerimentos de isenção de IPI fornecidos pela Receita Federal; preencher a declaração de identificação do condutor autorizado com firma reconhecida em cartório; levar cópias autenticadas de RG, CPF e comprovante de endereço do portador e do condutor (caso o passageiro seja menor de idade será preciso anexar certidão de nascimento, caso não possua CPF e RG); duas vias do laudo médico no modelo dado pela Receita Federal; uma cópia simples da última declaração de imposto de renda; e um documento que prove regularidade de contribuição previdenciária.

Já para conseguir a isenção de ICMS você precisa ir à Secretaria da Fazenda mais próxima da sua residência.

Foto: Istock/Getty Images

Lá você irá pedir um kit de requerimento de isenção de ICMS assinado com firma reconhecida, conseguido no próprio posto fiscal da Secretaria da Fazenda. Você também deverá levar o laudo médico (original do Detran) e a carteira de habilitação autenticada. Leve também uma cópia autenticada no cartório do CPF, RG e comprovante de endereço. Tenha consigo uma cópia simples da última declaração de imposto de renda e comprovantes de capacidade econômica (holerite, extrato de poupança, aplicação etc).

A essa altura do campeonato você já deverá ter escolhido o carro. Na Secretaria da Fazenda você deverá levar ainda a carta do vendedor (emitida pela montadora), que deverá ser fornecido pela concessionária.

Agora é hora de ir atrás da isenção de IPVA. Ela só será encaminhada quando o veículo for zero ou, se usado, estiver documentado em nome do portador de necessidades especiais.

No posto fiscal da Secretaria da Fazenda deverá, novamente, levar uma série de documentos. O primeiro é preencher o kit de requerimento em três vias de isenção de IPVA. Depois apresentará mais uma cópia autenticada do laudo médico, cópia autenticada do CPF, RG, comprovante de residência, carteira de habilitação, certificado de propriedade e licenciamento do veículo; cópia da nota fiscal da compra do carro (válida só para 0 km); nota fiscal do serviço de adaptação do veículo; e declaração que irá possuir apenas um veículo com a isenção e IPVA.

Se o deficiente for morador de São Paulo, agora é hora de ir na CET pedir isenção de multas referentes ao rodízio. Para isso deverá cadastrar o veículo nos telefones (11) 3030-2484 ou 3030-2485.

Ele precisará preencher requerimento para autorização especial (disponível no site da instituição) e levar uma cópia autenticada do laudo médico e da carteira de habilitação; cópia simples do RG; cópia autenticada do documento CRLV do veículo. Tudo isso poderá ser enviado via Sedex ou pessoalmente na Rua do Sumidouro 740 – Pinheiros, São Paulo, CEP: 05428-010. Aos cuidados do DSV – departamento de autorizações especiais.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades em primeira mão.

  • Isaac Barreto Bittencourt

    FLUENCE 2016 por R$53.425 Muito mais carro que esse Corolla! Ar Digital, Piloto automatico, rodas liga leve, freio a disco nas 4 e motor superior

  • Glau Oliveira

    se voce eh do RJ entr na nossa pagina no facebook @pcd – carros com isençoes – rj

  • Claudio

    Mas o Corolla não entra nessa conta, ele é acima do teto de 70 mil.

    • Fernanda Mallan

      Entra, mas por dentro é um Uno.

      • Felipe Cochi

        Pegou pesado…
        Meu pai pegou o Corolla “pelado” com isenção, o carro é super confortável e tem direção elétrica, ar condicionado, trava, retrovisores e vidros elétricos, fora o acabamento interno que é muito bom. Ele apenas adicionou os tapetes, rádio e sensor de ré, está super satisfeito com a aquisição.

        • Alberto

          O corolla e o melhor carro para os deficientes, agora quem pode pegar um CRV aí é outro patamar, porém tem que abrir mão dó icms, eu ia pegar um audi, mas pensei bem para rodar na marginal Tietê a 50km hora peguei um corolla da e sobra

        • mauricio

          peladissimo nem roda vem, c4 lounge thp nem se compara

        • mauricio

          vem com calotas aro 16, sem comando no volante, velocímetro igual a um gol, diferente do xei, não vem com sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, sem farol de milha, lanterna traseira sem leds, saída de ar traseira, sem um misero radio, apoio braços no banco traseiro, motor 1.8 – bom motor, porem defasado.

          c4 thp motor turbo bmw de 173cv, nem se compara, irei analisar os dois novamente, optei pelo 2.0 ótimo carro, estou a 2 anos, agora irei esperar pelo corolla reestilizado, meados de julho de 2017 ou pelo c4 thp que é uma ótima aquisição.

    • Jota Oliver

      Tb estranhei..ate o HRV tb…

      • Igor Junior Pessoa

        Peguei um HR-V, estou gostando demais!

        • Jota Oliver

          QUando a verba dá..ate que compensa. Mas o renegade aut ta saindo por 54 contra os 72 do HRV..é um valor consideravel.

          • Paulo Baião

            O renegade sai por 54 mil?

          • Jota Oliver

            Sim. Automatico. Aqui em Teresina. PCD.

          • Igor Junior Pessoa

            Pô… Renegade automático saindo por esse valor! Dá pra pegar descontão cheio! (ou já é com desconto?)

          • Jota Oliver

            Não pow..ai ja é com desconto…ai tu ja quer demais kkkkkkk

          • Igor Junior Pessoa

            Desconfiei 😀

    • Igor Junior Pessoa

      Dá sim para pegar carros acima de 70 mil Claudio… Só que daí não fica isento de ICMS, mas mesmo assim dá um bom desconto viu!

      • Karla Kardauke

        Pois é, eu estava de olho num Ecosport, mas li num site que o HRV ele está desbancando o Ecosport…

        • Igor Junior Pessoa

          Sim! E parece que agora está chegando o Hyundai Creta no mercado… Estão falando muito bem também, vale dar uma olhadinha!

  • Vaildo Marques

    Os Despachantes cobram um absurdo para a gente conseguir a isenção..
    Descobri que eu mesmo posso fazer isso… E nem precisar ser deficiente para ter direito.
    Me adicione no whatsaapp que te mostro como é possível:
    38 9 9203-9136 – Vaildo

  • Igor Junior Pessoa

    Eu fui em vários despachantes para ver quanto cobravam para fazer o processo de isenção. Para minha surpresa, nenhum cobrava menos do que 6 mil reais (o mais barato que encontrei cobrava R$ 5.957,00). Decidi fazer por conta! Um amigo me apresentou um guia passo a passo para fazer o processo burocrático sozinho… E olha, nem é tão difícil como falam. Pelo contrário, até que foi bem tranquilo. Hoje estou feliz da vida com meu Honda HRV zero! (fotos abaixo). Por isso gente, NÃO CAIAM NA LÁBIA DE DESPACHANTES! Procurem alternativas e façam por conta que sai bem mais barato! Pra quem quiser conhecer o Guia que eu usei para conseguir isenção no meu HRV, segue o link: http://bit.ly/meu-carro-com-isençao

    Abraço! https://uploads.disquscdn.com/images/458e87171b7097411568c598692ab3039259919701ee525e5cca244a5ecd1fd2.jpg

  • Igor Junior Pessoa

    Eu fui em vários despachantes para ver quanto cobravam para fazer o processo de isenção. Para minha surpresa, nenhum cobrava menos do que 6 mil reais (o mais barato que encontrei cobrava R$ 5.957,00). Decidi fazer por conta! Um amigo me apresentou um guia passo a passo para fazer o processo burocrático sozinho… E olha, nem é tão difícil como falam. Pelo contrário, até que foi bem tranquilo. Hoje estou feliz da vida com meu Honda HRV zero! (fotos abaixo). Por isso gente, NÃO CAIAM NA LÁBIA DE DESPACHANTES! Procurem alternativas e façam por conta que sai bem mais barato! Pra quem quiser conhecer o Guia que eu usei para conseguir isenção no meu HRV, segue o link: http://bit.ly/2gitVQ0

    Abraço! https://uploads.disquscdn.com/images/458e87171b7097411568c598692ab3039259919701ee525e5cca244a5ecd1fd2.jpg

    • Marcelo Mello

      Olá Igor, obrigada pela dica, só não entendi como vc tirou o HR-V, o limite não seria de R$70.000? Abs. Júlia

      • Igor Junior Pessoa

        Oi Júlia! No meu caso eu abri mão da isenção de ICMS, aí dá pra pegar carros acima de 70 mil! Eu quase peguei um Renegade com isenção total, mas não resisti quando entrei na HR-V! rsrs. Abço!

        • Alberto

          Ganhou na mega sena, não pegar o RENEGADO verdadeiro lixo ambulante

          • Igor Junior Pessoa

            Sério?? Até que eu gostei, mas não cheguei a fazer o test drive.

        • Karla Kardauke

          Olá Igor, deu muita diferença Igor sem essa isenção de ICMS?

          • Igor Junior Pessoa

            Karla, depende do valor do caro e a alíquota de ICMS do seu Estado (aqui é de 17%), aí é só fazer a conta… Eu achei que valeu a pena mesmo assim!

        • Alberto

          No próximo pego um HR-V

      • Karla Kardauke

        Deu muita diferença Igor sem essa isenção de ICMS?

    • A Luiz

      Igor, desculpe te perguntar, mas o HRV sem a insenção do ICMS saiu a quanto?

      • Igor Junior Pessoa

        Opa! Depende da versão que você pegar, e muda um pouco o valor de estado para estado… Eu peguei essa: Honda HR-V LX CVT 1.8 I-VTEC (Flex) e saiu por um pouco mais de 72 mil, e nunca mais vou precisar pagar IPVA, mas essa é uma antes da mais top!

    • Márcio Martins

      Pow eu cheguei até aqui justamente tentando achar alguma informação desse site carrocomisencao pois comprei, não recebi os manuais e no site só tem um email pra contato que até hoje não me responderam. E já vi muita gente divulgando esse site como se fossem pagos pra isso.

      • Igor Junior Pessoa

        Sério Márcio? Tenta contato com o Raul, o cara é super atencioso… Ele também demorou alguns dias para me responder, mas depois pediu desculpas pela demora porque estava recebendo bastante dúvidas por email. A procura pelo Guia está grande e ele quer responder a todos.

    • Alberto

      Igor não sei que estado você está, mas aqui em SP , o valor cobrado em média é em torno de 980 para tirar a carta, exame médicos 64 reais xerox autenticadas DETRAN 150, e o custo das certidões são pagos pelas concessionárias vendedora, (salvo Hyundai) foi só o que gastei, mesmo você pagando as isenções não sai por mais de 770 reais esse custo que você passou está absurdamente fora da realidade abraço

      • Igor Junior Pessoa

        Sim, mas você fez sozinho isso? Os despachantes sempre querem tirar o deles $$$! E pra piorar eu moro em cidade pequena.

        • Alberto

          Igor
          Hoje 29/12/16 faturaram meu corolla já paguei on-line pelo fato que os bancos estarem fechados vou retirar na concessionária dia 03/01/17

          • Tiago Ribeiro

            Joia amigao? Por curiosidade, quanto saiu seu corolla!?

    • Madeleine Danvier

      O meu eu também fiz sosinho. eu fiz sozinho para minha mãe, não é assim tão complicado, consegui os descontos em menos de um mês, agora quanto a entrega do carro, tem marcas ai que entregam em um mês,e tem outras que demoram, mas carro é tudo mais ou menos igual. para que eu vou ficar passando raiva com modelos e marcas, que demoram a entregar o que quero comprar ?

  • Marcelo Mello

    Valeu Igor, obrigada!

  • Anderson Volcov

    Pessoal vão as concessionarias, pois todas montadoras tem modelos para deficientes.
    A Toyota tem um modelo especial (quer dizer pelado) do Corola e pega isenção total.

    • Alberto

      Anderson você esqueceu de informar qual concessionária tem os tais modelos disponíveis pelo que sei estão demorando até 6 meses para entregar.

      • Igor Junior Pessoa

        A maioria é sob encomenda mesmo. Mas se não precisar adaptar é mais fácil achar a pronta entrega. Tipo, só automático…

    • mauricio

      corolla era uma boa opção dois anos atras, e demorava 6 meses ou seja parem de mamar na toyota.

  • Alberto

    Amigos, aquele que precisar de um carro especial, com descontos de IPI e ICMS por conta da deficiência está na roça, são tantos impecilios que muitos desistem no meio do caminho, . Vejam vocês comecei meu processo para adquirir um veículo nessas condições no primeiro dia útil de 2016, até hoje 13/11 não vi o cheiro do carro, em que está? O pedido para fábrica foi feito, a entrega só Deus sabe quando, espero que não deixem vencer minhas certidões porque foi o mais penoso para conseguir. O mais simples e a carta o resto é só sofrimentos, boa sorte para nós todos, sem carro, com esperança, porém sem nenhum respeito daqueles que deveriam nos respeitar!!!! Chega.

    • Igor Junior Pessoa

      Fez sozinho ou por despachante Alberto?

      • Alberto

        Olá Igor, tudo é feito atraves dê despachantes

        • Igor Junior Pessoa

          Esse é o problema de fazer por despachantes, você nunca sabe ao certo como está o andamento do processo e como eles tem outras “prioridades” acabam deixando de lado, assim os laudos e outras documentações acabam vencendo e você tem que pagar de novo pra eles fazer! Por isso aconselho fazer por conta.

  • Silvia Helena Prada Fanelli Fe

    que carro vocês indicam desses que sejam mais altos sabe, com suspensão mais elevadinha. Pq pra mim irá facilitar a entrada e saida do veiculo. Andei vendo alguns, mas não sei qual seria interessante. Já vi crossfox, ja vi hyndai, renault, toyota, ford. Gostaria de ver comentarios e indicações. Obrigada

    • Renato Dias

      Jeep Renegade PCD.

    • Angelo Simoes

      Agora apareceu também o Hyundai Creta como opção. Diferente do Corolla, ele vem com rádio simples instalado, roda de liga leve aro 16, comandos de radio e piloto automático no volante.

  • Madeleine Danvier

    eu fiz sozinho para minha mãe, não é assim tão complicado, consegui os descontos em menos de um mês, agora quanto a entrega do carro, tem marcas ai que entregam em um mês,e tem outras que demoram, mas carro é tudo mais ou menos igual. para que eu vou ficar passando raiva com modelos e marcas, que demoram a entregar o que quero comprar ?

    • Igor Junior Pessoa

      Concordo com você Madeleine! Também fiz sozinho e não achei complicado! O meu não demorou muito, mas ouvi algumas pessoas falarem que tiveram que esperar por mais tempo… Não sei se muda de uma concessionária para outra, mas mesmo assim acho que vale a pena esperar um pouco.

  • Alceu

    Se o valor do veiculo for superior a 70 mil o PNE não tem direito a desconto ou o desconto é menor?

    • Igor Junior Pessoa

      Tem direito sim Alceu! Eu peguei uma HRV de valor acima de 70 mil, só não tem isenção de ICMS daí… Mas mesmo assim dá um bom desconto 😉

      • Daniel Fonseca

        IPVA vc tem desconto? Aqui em MG também não tem…só pra carros de até 70 mil.

        • Igor Junior Pessoa

          Isso muda de estado para estado Daniel, mas mesmo se for negado tem como recorrer sim!

  • Igor Junior Pessoa

    Eu fui em vários despachantes para ver quanto cobravam para fazer o processo de isenção. Todos um absurdo, e não garantiam em quanto tempo eu estaria com meu carro novo. Então, decidi fazer por conta! Um amigo me apresentou um Guia passo a passo para fazer o processo sozinho… E olha, nem é tão difícil assim como falam. Pelo contrário, até que foi bem tranquilo. Hoje estou feliz da vida com meu Honda HR-V zero! (fotos abaixo). Por isso gente, NÃO CAIAM NA LÁBIA DE DESPACHANTES! Procurem alternativas e façam por conta que sai bem mais barato e você pode acompanhar pessoalmente o andamento do processo! Pra quem quiser conhecer o Guia que eu usei para conseguir isenção no meu HR-V, segue o link: http://bit.ly/2hvygkk

    Abraço!
    https://uploads.disquscdn.com/images/9d7c3934847f6a9f0ffb80ba7f90cdf71d0e6e43162a9b7dd85f3fec399e679c.jpg

    • cleriston reis

      igor lá falar que deficiente auditivo não tem direito,
      mais foi aprovado a lei, que deficiente auditvo tem sim esse direito vlw!

      • Igor Junior Pessoa

        Sim Cleriston, estava para ser aprovado. Por isso aconselhei algumas pessoas a já irem se programando.

    • Ursula Giselle Egewarth

      Oi Igor, vou encaminhar mjnha carteira especial, nao sabia que tinha direito. A dúvida é que só posso nacionais, correto?

      • Igor Junior Pessoa

        Oi Ursula! Vale para carros fabricados no Brasil ou Mercosul.

    • Victor Piffardini

      Igor, estava lendo os comentários aqui e me surgiu algumas dúvidas, se puder me ajudar. De qual estado vc é? Vi que comentou que sua HR-V é uma LX CVT, mas é a mesma da foto? A versão LX tem comandos no volante? Outro detalhe, estou no site de vendas diretas da Honda e a versão LX CVT sai por pouco mais de R$ 75.000,00. Vc ganhou algum desconto a mais? Li que pra vc saiu por pouco mais de 72. Obrigado e abraço

      • Igor Junior Pessoa

        Victor, isso muda de revenda para revenda e de estado para estado. Eu comprei em SC, e negociei mais um desconto direto com a concessionária.Tem concessionárias que além do desconto do imposto oferecem descontos especiais para PCD.

        • Victor Piffardini

          Entendi. Mas essa que vc comprou é a mesma que postou nas fotos, versão LX CVT?!

    • Isabel Melo

      Olá Igor, tudo bem? Então, estou começando a verificar isso mas gostaria de saber se há mesmo a necessidade de adaptar o veículo (para o caso de outro familiar dirigir) e se o valor “limite” é valido apenas para o carro sem os impostos.
      Desde já agradeço.

      • Igor Junior Pessoa

        Oi Isabel! O limite para isenção total, infelizmente, é de 70 mil com os impostos incluídos. E, não, não é obrigado adaptar o veículo caso seja um familiar que vai dirigir… Mesmo que não seja um familiar, o câmbio automático e direção hidráulica já são considerados como “adaptações”.

        • Isabel Melo

          Hmm, deixa ver se entendi, então o valor de mercado (com impostos) do carro tem de ser até 70 mil? Achei que fosse sem a inclusão dos impostos, como se fosse o valor que pagamos após os descontos. Mas então muitissimo obrigada! =D

  • Paulo Trentini

    Opa Igor! Eu comprei esse guia aí, cara é show de bola! Achei tudo bem explicado, o cara é ferra mesmo.
    Procurei bastante e não achei em nenhum lugar as informações que tem nesse guia, se tivesse conhecido
    antes tinha me poupado tempo. Já estou me organizando para dar início ao processo e bem empolgado. Qual carro
    me indicam pegar?

    • Igor Junior Pessoa

      Opa Paulo! Você recebe de bônus um outro guia listando os melhores carros do mercado, dá uma olhadinha lá 😉

  • mauricio

    os melhores ou os mais vendidos? Não da pra se comparar o c4 com esse corolla pelado, ridículo.

  • Edson Leoni

    Olá. Posso conseguir esse desconto apenas para compras a vista ou esse desconto se também para compras de carros financiados?

    • Alberto Soares

      Toyota do Brasil Ltda. É empresa séria, ainda há pessoas que vivem reclamando, olhem o processo para tirar um carro pessoas deficiente, no Brasil é penoso, no meu caso demorou um ano, não por culpa da montadora Toyota, mas sim pela burocracia, por descaso, falta de respeito, daqueles que emitem as certidões, eles assinam e seguram a entrega por meses, ai o deficiente fica revoltado, e descarrega sua revolta em cima de quem não tem culpa alguma, no caso a montadora escolhida pelo deficiente, ainda mais quando o sonho de consumo do referido reclamante é um corolla (há um corolla) quem não quer ter um? Então meu amigo é simples, no DETRAN depende de sua capacidade somada com a incapacidade por lesões etc. lá é tranqüilo os médicos peritos tratam todos com carinho e respeito, somente aplica a Lei, sem demora, quanto á montadora no meu caso a TOYOTA DO BRASIL LTDA, é nota 1.000, eles tem respeito, retorna suas duvidas, no meu caso bastou um mês, para eles faturarem o veiculo, fiz o pagamento on-line 30/12/16 agora é só pegar o veiculo em 03/01/2017 na melhor concessionária de São Paulo TSUCHO, SÃO CAETANO DO SUL, Através do melhor vendedor da região Sr. FRANCO….. FAMILIA TOYOTA EU AMO VOCÊS, UM FELIZ 2017. ABRAÇOS. E OBRIGADO POR TUDO.

  • Lucas Gonçalves

    Eu dei entrada no processo de isenção aqui em SP em julho para minha mãe que tem deficiência, através do despachante , até hoje estou sem retorno de como anda o processo, chega a ser desanimador! Alguém sabe o tempo Medio para sair a isenção em SP?

    • Igor Junior Pessoa

      Despachante é assim mesmo amigo! São poucos que dão esclarecimentos sobre o processo. A princípio o processo não demora muito não… Oque pode demorar é até o carro chegar na concessionária (nem todos tem a pronta entrega), mas isso vária de fabricante pra fabricante.

    • Rogério Serafim

      A informação que tenho que são 60 a 90 dias úteis….

  • Ronald Ramos

    Oi Igor. No meu caso meu pai é portador de uma doença inserida na lista, mas eu moro no nordeste e ele em Sorocaba/ SP. Eu como filho posso pedir a isenção aqui no meu estado (Aracaju/SE)? Nem que ele venha aqui só para dar entrada no processo etc? Ou ele pode fazer lá do estado dele? No caso não será preciso fazer qualquer adaptação Pq a deficiência não exige. Outra é que o nome dele está sujo então nesse caso eu conseguiria comprar se tiver o valor à vista correto?

    • Igor Junior Pessoa

      Acho que o ideal seria pedir no estado dele, já que é onde ele vai utilizar o carro. E ainda ele consegue isenção do rodizio em SP. Mesmo que você fosse fazer aí no seu estado, ele teria que ir eventualmente até aí para assinar documentos ou simplesmente apresentá-los.

  • Leandro

    Bom dia pessoal, estou com uma dúvida quanto ao encaminhamento deste processo, pois fraturei uma perna em um acidente e fiquei com uma hérnia muscular, será que tenho direito ao carro com desconto?

    • Igor Junior Pessoa

      Se isso limita sua força acredito que tem sim. Só explicar direitinho para o médico que vai fazer o laudo, contar das cirurgias e tudo mais.

  • MARCOS PAULO ANDRADE MEDEIROS

    Olá pessoal, eu percebi que tem gente com muita dúvida sobre esse assunto, e as informações sobre como conseguir desconto em carros para deficientes nem sempre são completas. Então eu criei esse artigo com várias perguntas e respostas para vocês. http://www.marcosmedeiros.com.br/carros-com-desconto-para-deficientes/ Espero que ajude! Qualquer dúvida é só perguntar

    • Bruna Tatiane

      Muito obrigada Marcos. Ajudou muito.

  • Ana

    Comecei a pesquisarmos carros vi o fit onde o desconto ê de 23% e o fox onde a vw da um desconto q mais e fica em média 30% de desconto … vc sabe se da Honda realmente fica no 23% ou tem alguma concessionária em sp que oferece desconto maior ? No começo achei que o desconto era maior mas varia

    • Igor Junior Pessoa

      Oi Ana! Tudo depende do modelo e marca do carro. Se o modelo escolhido tiver valor abaixo de 70 mil o desconto é maior, já se for acima desse valor o desconto é um pouco menor. Tem montadoras como a volkswagen que dá também mais 5% de desconto, fora a isenção dos impostos. Isso pode variar também de estado para estado e de marca para marca.

  • Augusto

    Parabéns Igor, suas experiências estão sendo esclarecedoras! Se eu adquirir automóvel PCD, por quanto tempo necessito ficar com o carro? Existe alguma observação no documento que desvalorize na venda? Obrigado!

    • Igor Junior Pessoa

      Opa Augusto! Obrigado cara, bom saber que estou esclarecendo muitas dúvidas. Quanto a sua pergunta, se você comprar o carro com isenção apenas de IPI você não pode vender ele antes de 2 anos. Já se você comprar com isenção total (IPI e ICMS) você tem que ficar 3 anos com o carro. No caso de isenção de IOF em financiamento, o tempo mínimo também é de 3 anos. E não se preocupe que o carro não desvaloriza, você pode facilmente vender ele por preço de tabela depois desse tempo. Na verdade, mesmo que você venda ele por um preço abaixo de tabela, você ainda sai lucrando! Abraço amigo!

  • Douglas Nascimento

    Bom dia! Tenho artrite reumatoide, problema com hérnia de disco na servical, além de já ter feito uma cirurgia no joelho direito, apesar desses problemas, levo uma vida “normal”. Gostaria de saber se alguém tem problema semelhante e conseguiu os descontos?como faço pra dar entrada no processo? Desde já mto obrigado

    • Marlon Vieira

      também queria saber, meu pai foi diagnosticado com parkinson, e toma os remédios, além de ha poucos anos atrás, ter obtido uma hernia de disco.

      • Igor Junior Pessoa

        Parkinson dá direito e Hérnia de Disco também. Pelo fato dele tomar remédios, já é um grande fator pra comprovar a doença e conseguir a isenção dos impostos. Eu indico este Guia aqui http://bit.ly/2hvygkk pra quem quer fazer o processo sem depender de despachantes. Seguindo esse passo a passo você consegue fazer tranquilo. Despachantes demoram demais (minha opinião).

    • Igor Junior Pessoa

      Opa Douglas! Todos esses problemas estão na lista que dá direito. Se você tiver como comprovar que tem esses problemas, vai conseguir sim. Dá uma olhada neste Guia aqui http://bit.ly/2hvygkk que mostra como fazer o processo, desde os laudos médicos até aquisição do carro. Meu problema é Hérnia de Disco e eu consegui seguindo esse passo a passo.

    • Elena keiko Fukano

      Olá boa noite, eu também tenho artrite reumatoide, bursite, tenossinovite…Em primeiro lugar terá que pedir ao seu médico, uma cartinha (atestado) e com o atestado dirige-se ao Detran da sua cidade, e lá eles explicam tudo o procedimento. E eles marcam o perito( médico de detran) e no dia agendado tu passará, e lá eles indicam uma auto-escola pra mudar sua habilitação…Terá que fazer aulas…e exame de volante, e assim vai…depois de conseguir a habilitação, terá que requerer os isentos dos impostos…ok?

    • Nicolas Rodrigues Chaves

      Boa noite Douglas, Eu tenho 22 anos e a menos de um ano descobri que tenho artrite reumatoide, pedi para que o meu médico fizesse um laudo. Deu certo ! Passei pelo médico do detran e ele aceitou meus pedidos, CARRO COM DIREÇÃO HIDRAULICA E AUTOMATICO. Amanhã começo as aulas na auto escola. abs..

  • Márcio

    Gosta de saber Igor se posso financiar uma parte do valor a ser pago mesmo recebendo desconto. Tipo se meu carro com desconto voltar para 34.000 poderia financiar 4?

    • Igor Junior Pessoa

      Pode sim Márcio! Em financiamento você tem desconto de IOF também! Mas aí o tempo mínimo para você ficar com o carro é de 3 anos.

  • weslei junior borges

    Bom dia pessoal, alguém sabe dizer como fica no casso da revenda desse veiculo, ou seja, ele poderá vender esse veiculo no futuro para, por exemplo, comprar outro novo?

    • Igor Junior Pessoa

      Desconto de ICMS e IPI: Você não pode vender o veículo antes de completar 2 anos;
      Desconto de IOF (no caso de financiamento): Você não pode vender o veículo antes de completar 3 anos;
      Desconto apenas de IPI: Você não pode vender o veículo antes de completar 2 anos.

    • Pedro Koruja

      NÃO. TEM QUE FICAR PRO RESTO DA VIDA COM VEÍCULO, NÃO PODE VENDER NEM TROCAR – E SE CARREGAR A SOGRA, A MULTA É DE 5 MIL REAIS E APREENSÃO DO POSSANTE.

  • Fabio Wendland

    Olá Igor e demais participantes.

    Quero tirar uma dúvida. Quem fez cirurgia de histerectomia total (retirada do útero, trompas e ovários) e tem perda de força, necessitando no mínimo de um veículo com direção hidráulica (sem falar que não precisar acionar embreagem e trocar marcha também ajuda muito) conseguiria esse benefício, se encaixando nas hipóteses de isenção?

    Obrigado.

    • Igor Junior Pessoa

      É possível que tenha sim Fabiano. Mas quem define oque vai precisar (se é direção hidráulica, câmbio automático ou outros) é o perito.

  • Bruno Souza

    boa noite você sabe me dizer se eu posso comprar uma saveiro sou cadeirante e estou querendo comprar uma só não sei se é possível obrigado…

    • Igor Junior Pessoa

      Opa Bruno! Pickups infelizmente não estão inclusas no programa, mas há rumores de que alguns modelos cabine dupla (como Fiat Toro e Duster Oroch) serão inclusas… Mas nada certo ainda! Vamos aguardar.

  • Marcelo Da Mata

    Gostaria de saber qual é o valor do corolla e do Honda city com o desconto valor próximado Igor parabéns pelo seu interesse em ajudar e dar informações corretas

    • Igor Junior Pessoa

      Corolla GLI 1.8 Automático Flex- desconto de IPI (valor ultrapassa os 70 Mil). Preço normal: R$87.990,00/ Preço com o desconto: R$78.311,00.

      City LX Automático 1.5 Flex- desconto de IPI e ICMS (valor dentro dos 70 Mil). Preço normal: R$69.000,00/ Preço com o desconto: R$49.680,00.

      OBS: valores aproximados retirados do site oficial de cada marca. O valor do desconto pode variar, devido à alíquota de ICMS variar de estado para estado.

  • Antonio Marcos Zambonin

    ola tenho uma amputação de chopar uso uma prótese que ne da mobilidade quase normal preciso pegar carro adaptado mesmo assim ou nao ? e dai vou ganhar o desconto ?

    • Igor Junior Pessoa

      É o perito que decide se vai precisar de alguma adaptação ou não no veículo, Antonio. Pode ser que direção hidráulica e câmbio automático já seja suficiente. E você vai ter direito ao desconto sim!

  • Magda Campos

    Boa tarde!
    Meu pai tem direito aos descontos, mas não tem carteira de motorista, e as consultas quando precisa são em outra cidade.
    Ele pode pedir o carro com os descontos mas pra uma outra pessoa dirigir?
    Documentação sairá toda no nome dele, certo?

    • Igor Junior Pessoa

      Depende do problema dele Magda. Se ele for incapaz de dirigir mesmo com o carro adaptado, aí você pode requerer o direito como responsável legal dele. Mas se ele for capaz de dirigir, o perito vai constatar isso e vai pedir que ele tire a CNH especial.

  • Gilson

    Boa noite! Eu estou pretendendo comprar SW4 2017, e queria saber quais os descontos q teria e em quais os impostos, devido o valor dela.?!
    Obrigado

    • Igor Junior Pessoa

      Devido o valor ser acima de 70 mil, você terá desconto apenas do IPI. A alíquota vária de acordo com o motor do veículo, podendo chegar à 18%.

    • Sid

      Converse na concecionaria, a moça que me atendeu na ultima sexta, dia 27/01/17, disse que a toyota esta oferecendo 25% de desconto para PCD na aquisição da SW4

  • ANDREA PEREIRA

    Boa Noite Igor, sou de Campinas e ja tirei 3 carros com isenção para pcd…porem em novembro bateram no meu carro e deu perda total… como ja havia mais de 2 anos que adquiri o veiculo..fui dar entrada para comprar um carro novo, com todas as isenções que tenho direito…pra minha surpresa , soube que por conta de greve na receita federal e outras coisas mais…a documentação esta demorando em media 8 meses …para so depois pedirem o carro no fabricante…resumindo to ha 3 meses sem carro e devo ficar mais 5 meses aguardando sair a documentação para as isenções…sabe de alguma forma de agilizar este processo ??…fiz uma reclamação na ouvidoria da receita, mas não tive exito…se puder me dar alguma dica ..agradeço..pois estou sem carro e ta muito complicado..

    • Sid

      Pois é Andrea, sai bem decepcionado nesta sexta, 27/01, da toyota, a moça me disse que está levando em torno de oito meses mesmo…😩😩😩

      • Igor Junior Pessoa

        É bom se informar diretamente com os órgãos responsáveis sobre isso. Se for greve, não deve durar muito tempo não.

    • Igor Junior Pessoa

      Olá Andrea! Sou de Santa Catarina, e os processos por aqui, até onde sei, estão ocorrendo normalmente. Infelizmente não sei da situação por aí. Mas no Guia que usei tem umas dicas legais para evitar atrasos no processo, talvez possa te ajudar. Acessa aqui e dá uma olhada >> http://bit.ly/GuiaCarroComIsencao

  • Fauze Rabah

    Bom dia Igor!
    Gostaria de tirar um dúvida, sendo o valor máximo de R$ 70.000,00 com impostos, como é possível comprar carros como Renegade e HRV, que os valores bem superiores aos R$ 70.000,00?

    • ANDREA PEREIRA

      voce tem menos descontos… creio que so consegue o desconto do IPI e do IPVA

      • Igor Junior Pessoa

        Isso mesmo Andrea!

  • ANDREA PEREIRA

    gente ,… voces estão tendo dificuldade com o tempo para sair as isenções… isenção de IPI aqui em Campinas demorando 5 meses…

    • Igor Junior Pessoa

      Isso pode variar sim de estado para estado Andrea.

  • JOSE CLAUDIO DA SILVA

    Boa noite eu fiz uma cerujia na coluna região lombar lado dereito a L4*L5 faz nove anos que eu tenho ece problema agora depois ecetenpo todinho fiquei sabendo que eu só PCD agora será que eu tenho dereito á desconto pra eu copra un carro novo vcs ponde mim ajuda?

    • Igor Junior Pessoa

      Opa Jose! Tem direito sim amigo, corre atrás disso! Dá uma olhadinha neste Guia aqui >> http://bit.ly/GuiaCarroComIsencao acho que pode te ajudar. Abraço!

  • Adriel Jose Pereira

    Sabe dizer se na concessionaria, o tempo que leva pra eles entregarem o carro? Se eles tiverem dispovinel na loja, e possivel pegar o carro na hora ou tenho que esperar monta lo?

    • Igor Junior Pessoa

      Isso varia de uma concessionária para outra Adriel. Depende também do modelo que você escolher. Se tiverem o veículo a pronta entrega não tem porque esperar. Afinal, você é um cliente como todos os outros.

  • Felipe F.

    Igor, estava olhando sobre isso para um parente e vi que na listagem das doenças, algumas aparece o HIV, em outras não. No fim das contas ele esta incluído na lista ou não?

    • Igor Junior Pessoa

      HIV até está na lista, porém o perito irá analisar se há alguma limitação que seja consequência do HIV e que dificulte a condução de um carro “normal”. Somente comprovar que tem HIV não vai conseguir não.

  • Pingback: CONHEÇA OS SEIS MELHORES CARROS PARA DEFICIENTES()

  • Gabriel

    Boa tarde Igor!

    Gostaria de saber se para comprar um veículo para deficientes usado eu precisaria passar por toda a burocracia?

    • Igor Junior Pessoa

      A lei não inclui veículos usados no programa Gabriel… Oque você pode conseguir é somente a isenção de IPVA para veículos usados.

  • Grasiela Moura

    Olá Igor! O governo faz questão de esconder bem essa lei . vi agora que tambem tenho direito, pois tenho hernia disco. Mas outras pessoas além de mim podem dirigir o carro que vou adquirir com isenção?

    • Igor Junior Pessoa

      Sim! Desde que essa pessoa seja definida como condutor autorizado.

  • Thiago Fernandes

    Boa tarde Igor! Sabe dizer se quando eu solicitei a carta da concessionária foi para uma Ecosport, eu posso comprar outro carro de outra montadora sem trocar essa carta na secretaria da Fazenda?

    • Igor Junior Pessoa

      Não! Veículos diferentes, valores diferentes! Terás que dar início a um novo processo.

  • Carlos Gonçalves

    Olá, boa noite Igor. Primeiramente parabéns pela ajuda. A minha situação e dúvida é a seguinte(caso consiga me ajudar). Comprei uma Spin com isenção de todos os impostos possíveis menos o do financiamento. Ontem roubaram meu carro e foi encontrado capotado, infelizmente, PT. O meu seguro é da Azul com 78% da tabela Fibe, pois disse para eles que erá Pcd. Como comprei em 25/05/2015 poderei comprar um outro carro com desconto visto que ainda não faz 2 anos? A seguradora demora a fazer a quitação dos impostos? Desde já muito obrigado.

    • Igor Junior Pessoa

      Olá Carlos! Sua situação é mais específica mesmo… Teria que ver diretamente com sua seguradora e verificar cuidadosamente as cláusulas do contrato. Mas creio que é de responsabilidade da seguradora mesmo providenciar um novo veículo para você independentemente se vai ser com ou sem isenção. Abraço!

  • Rafael Oliveira

    Eu tenho uma hérnia de disco na lombar, mas vivo normalmente as vezes dói as vezes não.
    Será que eu consigo tirar o carro de boa?

  • Rafael Oliveira

    Bom dia, eu tenho uma hérnia de disco na lombar. Mas vivo normalmente não fiz cirurgia nem nada, as vezes dói muito e as vezes não, será que eu conseguiria fazer o processo e obter êxito ?

    • Igor Junior Pessoa

      Se você comprovar que tem o problema e passar na perícia, pode conseguir sim.

  • portal

    o que é preciso para conseguir 30% de isenção para um carro de 70mil ?

    • Igor Junior Pessoa

      Este Guia aqui >> http://bit.ly/CarroComIsençao

      Tem o passo a passo completo e tudo oque precisa para você conseguir as isenções 😉

    • Igor Junior Pessoa

      Este Guia aqui >> http://bit.ly/2gQLNVK

      Tem o passo a passo completo com tudo oque você precisa para conseguir as isenções.

    • Igor Junior Pessoa

      Este Guia Aqui >> http://bit.ly/GuiaCarroComIsencao

      Se você se enquadrar em umas das situações que dão direito, tudo que você precisa para fazer o processo e conseguir a isenção, você vai encontrar neste Guia! Boa sorte!

  • fernando

    bom dia igor, minha mae possui algumas destas doencas que tem direito a pne, mas ela nao quer trocar de carro agora ( o carro dela vou trasnferir para mim)
    ela pode dar entrada em todo o processo e tb comprar o carro em nome dela? mas na verdade este carro sera para meu uso. tb gostaria de saber se obrigatoriamente ela tem que tirar nova habilitação se for alguma doenca tipo diabetes que nao influencia na parte fisica da pessoa.
    e se o carro pode ser utilizado por mim com a hailitação tradicional

    • Igor Junior Pessoa

      Opa Fernando! Sua mãe vai ter sim que alterar a carteira de habilitação para requerer as isenções (mas isso não é problema, as vezes nem precisa fazer aulas práticas, basta ir a uma autoescola para alterar a carteira). Você pode sim usar o carro, desde que esteja definido como condutor autorizado por ela. E após 2 anos ela pode transferir esse veículo para seu nome sem problemas.

  • Simone Feijó

    Olá. Estive em uma concessionária e fiz uma simulação de financiamento. Não valia a pena, eles baixaram o valor do carro, com os descontos de direito, elevaram mui os juros. Achei uma sacanagem. O vendedor ainda me disse que se eu comprasse sem os descontos os juros eram menores. A diferença entre com descontos e sem ficou na média de mil reais. Será que isso é certo?

    • Igor Junior Pessoa

      Com certeza isso não está certo! Pra começar você fica isenta de IOF se for financiar o veículo. Isso significa que a taxa de juros cai drasticamente (OBS: o veículo deve ser de até 70 mil para ficar isento deste imposto). E mesmo que ele seja acima de 70 mil, deve ter desconto de IPI. Então tem algo errado aí!

  • Eric Moreira

    Olá Igor, gostaria de dar início ao processo de compra de um carro sendo novo ou usado e gostaria de saber, se caso eu compre um carro usado, se os descontos e isenções continuam os mesmos ou se há alguma alteração, também gostaria de saber quais os documentos a serem apresentados no processo e se necessita de pagamento de alguma taxa para isso, desde já, obrigado!

    • Igor Junior Pessoa

      Opa Eric! Esses descontos só são válidos na compra de carros novos… Para carros usados você pode conseguir apenas a isenção do IPVA. O principal documento que você deve ter obrigatoriamente em mãos é a CNH Especial. Assim que você tirar ela já vai estar com mais da metade do caminho andado. Não há taxas para pagar se você fazer o processo sozinho… Veja este Guia aqui que ensina como fazer: http://bit.ly/GuiaCarroComIsencao

      • Eric Moreira

        Olá! Obrigado por ter respondido! Eu estava considerando comprar um carro novo, até ir na Receita Federal de meu município e pedir o documento de isenção de IPI, tomei um susto ao ver que o documento continha 14 páginas de declarações, ou seja, burocrático demais… Também fiquei bem decepcionado ao ver que a Secretaria da Fazenda trabalha apenas 4 horas por dia, no caso, eu cheguei lá já era 12:20 e estava fechado… No caso do carro usado a isenção é só do IPVA, tem algum limite de idade (do carro) para compra? Um limite de valor? Obrigado!

  • Marcos Amorim

    Amigo Boa tarde, sofri um acidente e perdi muitos ligamentos do joelho entre outras coisas. Tenho instabilidade na perda e perca do arco de movimento. Nao consigo dirigir mais carro manual. Tenho direito ao desconto? como fazer ?

    • Igor Junior Pessoa

      Tem direito sim amigo. Dá uma olhada neste Guia aqui >> http://bit.ly/GuiaCarroComIsencao explica direitinho como fazer o processo. Acho que pode te ajudar. Abraço!

  • Robert Garcia

    Boa Noite, estou pagando um consorcio, no caso meu irmão tem problemas mentais, fiquei sabendo dessa opção a pouco tempo, quando eu for comprar o carro o consorcio/cota precisa estar no nome dele ou posso comprar em meu nome apresentando os Relatórios dele, alegando que ele também ira usufruir! ou terei que transferir para o nome dele e dar continuidade tudo com o nome dele!

    • Igor Junior Pessoa

      O benefício não é concedido em caso de consórcio, apenas em financiamentos. E no caso da compra do carro, deve estar no nome do seu irmão, porém você pode usufruir do carro como responsável legal/condutor autorizado, já que seu irmão tem problemas mentais e provavelmente não estará apto à dirigir aos olhos do perito.

      • Robert Garcia

        Boa tarde, obrigado pela resposta, então posso transferir a cota do consorcio para o meu irmão e no ato da compra comprar pelo nome dele, assim adquirindo o desconto ou somente se financiar mesmo?

        • Igor Junior Pessoa

          Robert, como eu havia dito, no caso de consórcio o benefício não é concedido. Terá que financiar mesmo. Mas vale se informar com a provedora do seu consórcio. Abraço!

  • Rodrigo

    Boa tarde, minha mãe teve trombose venosa na perna direita. Sabe se ela tem direito? Obrigado.

    • Igor Junior Pessoa

      Tem sim Rodrigo!

  • Bhtl

    Boa tarde você sabe me dizer se pessoas com Síndrome de Asperger podem comprar carros também com essas isenções ?

    • Igor Junior Pessoa

      Pode sim se enquadrar na mesma condição de autismo, e também é uma doença crônica. Vale tentar sim!

  • Rogério Serafim

    Boa tarde pessoal, estou no meio do processo agora estou aguardando as cartas de isenções para poder comprar um carro, mas todos os modelos são bem inferiores e apenas 1.6 e 1.8 pelados…isso está me deixando desgostoso. Um creta por exemplo o mais completo de todos que eu vi pesa 1400Kg com um motor 1.6 é um absurdo…Na auto escola fiz aula com Civic achei bonito mais pelado e na hora de trocar a marcha mesmo sendo automático achei meio chocho.

  • Samantha Damaris

    Olá boa noite ???
    Gostaria de saber como eu faria para comprar um carro se eu não tenho a CNH. Mais o meu marido tem !!!
    No caso eu tenho um filho com 13 anos portador da Síndrome do X Frágil …

  • Viviane R Soares

    Igor, não entendi essa parte: a carteira de habilitação e duas cópias autenticadas pelo Detran.
    Duas cópias do que autenticada pelo Detran? Ainda não sou beneficiária pela Lei, pois sou deficiente auditiva e na minha carteira consta: obrigatório uso de protese auditiva. Ou seja, o Detran reconhece a deficiência. O que seria esse documento do Detran? Agradeço a ajuda!

  • Roger Mocinho

    Eu tenho uma duvida… O juros no financiamento ficam menores? Alguem sabe me dizer isso? Se puderem citar exemplos, ficaria muito satisfeito! Obrigado.

  • Sophia

    Boa tarde! Tenho uma dúvida. Comprei um carro com as isenções há uns 6 meses no nome de minha mãe, que não tinha condições de dirigir, então sou o condutor. Infelizmente ela faleceu, como fica agora? Tenho como passar o carro para meu nome já? E o IPVA? Terei que pagar deste ano?

  • Mengao .

    Boa tarde, Tenho uma filha q nasceu com lesão cerebral que lhe afetou os membros inferiores, posso comprar o carro em seu nome ? ou no meu? o valor continua limite de 70 mil?

    • Igor Junior Pessoa

      Pode comprar em seu nome como responsável legal.

      • Mengao .

        Obg

  • Saiuri Suwa

    Boa tarde. Sou deficiente visual e meu marido será meu condutor, nesse caso também é possível pedir isenção de IPVA do carro comprado?

  • Abel

    Até que valor posso retirar veículo com isenção , de icms e ipi?

  • Fábio Antônio Neves

    Boa noite, meu cunhado irmão de minha esposa é deficiente de nascença. Gostaria de saber se o carro só pode ser usado com a presença dele. Tipo se um dia ele não quiser fazer uma viagem, se tem problema ir sem ele.

  • Luciana Alves Marques

    Oi, tudo bem?
    A Revista Nacional de Reabilitação (Reação) faz a lista do Carro do Ano para Pessoas com Deficiência. Mas os valores de vários carros são superiores a 70 mil.
    É possível comprar carro com isenção com valores maiores que 70 mil?

  • Felipe Mesquita

    Só consegue a iseção de IPI e ICMS se o deficiente for condutor? No caso se minha mãe possui um problema na coluna e eu for dirigir pra ela, conseguirei a isenção de todos os tributos também ??

  • Eduardo Andrade

    Boa noite, moro no RJ, e tenho hernia de disco na lombar, meu medico é de clinica particular, tem como fazer com laudo de clinica particular?

  • Eduardo Andrade

    Boa noite, tenho hernia de disco lombar tenho direito?
    meu medico é de clinica particular, o laudo pode ser de clinica particular?

  • Tiago Costa Pereira

    Ola,tenho tendinopatia nos 2 ombros , tendinite se quervain no punho direito (onde possuo parafusos por causa de um rompimento no ligamento ).
    Eu consigo tirar um veículo com 28% de desconto ?

Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 205 [4] => 94 [5] => 97 [6] => 115 [7] => 17 [8] => 238 [9] => 92 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 153 [13] => 62 [14] => 125 [15] => 25 [16] => 173 [17] => 16 [18] => 66 [19] => 67 [20] => 12 [21] => 69 [22] => 127 [23] => 187 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence

Assine nossa newsletter

e receba nossas novidades em primeira mão.