Cinco robôs que já estão dentro de nossas casas (ou quase)
robôs_em casa (1)
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Tecnologia

Rosie, cheguei! Cinco robôs que já estão dentro de nossas casas (ou quase)

Emily Canto Nunes em 11 de junho de 2016

Referência de robô é o que não falta na ficção, mesmo quando ela não é científica. Na realidade, também não faltam exemplos de que eles vieram para ficar. Aspiradores de pó, cortadores de grama, secretárias e até brinquedos educativos: enquanto os robôs autônomos tomam conta das tarefas diárias, os mais inteligentes se tornam assistentes pessoais para famílias inteiras.

Conheça alguns robôs que já estão disponíveis no mercado:

1) Robô limpador: Roomba

Lançado em 2002, o Roomba, da iRobot, é um dos mais antigos aspiradores de pó e robô. Seu modelo mais recente, o Roomba 980, possui recursos de navegação adaptativa e localização visual para melhor mapear o ambiente. Além disso, o Roomba 980 é capaz de se conectar à nuvem via Wi-Fi e enviar informações sobre a limpeza da casa para o aplicativo. O app funciona como um controle remoto que pode ativar o robô limpador a qualquer momento, até mesmo quando seu dono não estiver em casa e decidir que é hora de fazer faxina.

robo aspirador que limpa a casa

Romba é um robô aspirador de pó e um dos precursores desse mercado. Foto: Divulgação

2) Robôs brinquedos: BB-8

Um dos mais novos robôs de brinquedo se tornou objeto de desejo de milhões de pessoas em um piscar de olhos: trata-se do BB-8, da Sphero. Basta olhar para ele para entender: o pequeno brinquedo faz referência ao simpático robô do filme Star Wars. Além disso, ele é realmente divertido: depois de se conectar ao smartphone ou tablet por bluetooth, é só deixar ele rolar por aí com ajuda do aplicativo. Ele emite luzes coloridas, reconhece e reage à voz do dono e também cria hologramas, em mais uma alusão à saga cinematográfica.

robo bb8 do filme star wars

Sonho de consumo até de quem não é fã de Star Wars, BB­8 é robô e brinquedo. Foto: Divulgação

3) Robôs educativos: Kibo

Outra vertente da robótica é a educação. Kibo, da KinderLab Robotics, é um kit projetado para crianças entre quatro e sete anos. Com ele, os pequenos constroem seu próprio robô, aprendem a programá-lo e também brincam de decorá-lo como bem desejarem. A criança cria uma sequência de instruções, isto é, um programa, a partir dos blocos de madeira que já fazem parte do kit. Depois de escanear esses blocos, o robô Kibo ganha alguns movimentos. Seu funcionamento é simples, mas educativo.

Leia mais:
Música e robôs: inteligência artificial pode compor jazz
Brinquedo ensina programação para crianças de 3 anos

4) Robôs assistentes pessoais: Buddy

Aos poucos, os robôs que ajudam em casa como a Rosie, dos Jetsons, começam a surgir. Já no mercado, Buddy, da Blue Frog Robotics, faz de tudo um pouco: protege a casa com ajuda de câmeras e até de sensores de temperatura e de água. Também oferece assistência na hora do dono cozinhar por meio de comandos de voz e do acesso à web. Ele ainda entretém a família com música e vídeos. Articulado, Buddy atende ligações, gerencia o calendário, cria alarmes e avisa como está o tempo lá fora antes de você e sua família saírem de casa.

robô buddy

Buddy é um assistente pessoal da família que também ajuda a cuidar da casa. Foto: Divulgação

5) Robôs humanoíde: Pepper

Bastante inovador, o Pepper é um dos exemplos de robótica que mais se aproximam da Rosie, de Os Jetsons. Feito em parceria pela SoftBank e pela Aldebaran, Pepper anda sobre rodas e é capaz de decifrar as emoções humanas. É programado para entender expressões e tons de voz, entre outras manifestações que só as pessoas fazem. Para melhor atender seu dono, Pepper traz mais de uma dúzia de sensores, incluindo sensores de toque espalhados por toda sua estrutura. O robô tem ainda duas câmeras e quatro microfones e a capacidade de se conectar a rede Wi-Fi. Por enquanto, ele é mais visto em lojas trabalhando do que em casa, mas ainda assim é prova de que a robótica veio para ficar em nossas vidas.

robô capaz de reconhecer emoções humanas

Pepper é um robô humanóide capaz de reconhecer as emoções humanas. Foto: Divulgação

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence