Como funciona o robô advogado criado por um garoto de 19 anos
robô
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Tecnologia

Como funciona o robô advogado criado por um garoto de 19 anos

Kaluan Bernardo em 23 de janeiro de 2017

Um garoto britânico de 19 anos criou o que ele chama de “primeiro robô advogado do mundo”. Joshua Browder, que estuda na Universidade de Stanford, desenvolveu o DoNotPay, um chatbot para ajudar pessoas a recorrerem contra multas de estacionamento.

Em entrevista ao jornal inglês The Telegraph, ele afirma que, desde o último ano, já ajudou mais de 160 mil multas serem canceladas – sendo 150 mil delas em Londres. Ao todo, mais de 250 mil pessoas teriam usado o serviço e recuperado mais de £3 milhões em multas (aproximadamente R$ 13 milhões, na cotação atual).

LEIA MAIS
Sunspring: o filme escrito inteiramente por uma inteligência artificial
LEIA MAIS
Os maiores temores com relação a inteligência artificial

Joshua diz que levou três meses, entre a universidade e a escola, para conseguir desenvolver o sistema. “Foi um grande desafio”, diz ao jornal. Ele conta que assistiu horas de tutoriais do YouTube e falou com especialistas em inteligência artificial para que seu robô pudesse entender mensagens humanas.

Ele diz que, inicialmente, desenvolveu o sistema apenas para sua família – que havia levado mais de 30 multas de estacionamento. Mas rapidamente o serviço ganhou fama em Londres e ele disponibilizou por todo o Reino Unido e Nova York. Agora, pretende lançar em Seattle em breve. Ainda não tem plano para outros países.

O programador diz que é difícil expandir para outros lugares porque cada cidade tem diferentes leis. “As autoridades de trânsito dos Estados Unidos são menos propensas a negar uma multa. No Reino Unido eles são muito mais justos”, comenta.

Como funciona o “robô advogado”

O site é gratuito, funciona apenas em inglês, e promete te ajudar a resolver o problema em apenas 30 segundos. Ele utiliza uma linguagem de script chamada AMK, que combina escolhas de palavras e similaridade de frases para entender o que o usuário está dizendo.

O robô pergunta uma série de questões para te ajudar a entender como apelar, incluindo se haviam placas claras de proibição de estacionamento ou se o motorista estava indo para um hospital emergencialmente, por exemplo. Após descobrir se é possível recorrer à multa, o robô ajuda o indivíduo a conhecer seus direitos e a descobrir como pode pedir o cancelamento da multa. Segundo Joshua, ele tem uma taxa de sucesso de 47%.

O serviço funciona tanto pelo website quanto pelo aplicativo para Android. O app, no entanto, tem poucas avaliações e as notas não são das melhores. No momento, a média dele é 2,8 em uma escala que vai até cinco.

Veja no vídeo abaixo uma demonstração do serviço, em inglês:

O futuro do robô advogado

Além do DoNotPay, Joshua diz que está envolvido em uma série de projetos paralelos. “Quando não estou trabalhado com eles, estou dormindo”, comenta ao The Telegraph.

Em um texto na plataforma Medium, o desenvolvedor diz que pretende expandir o uso de inteligência artificial para ajudar outras pessoas a buscarem justiça, seja ganhando reembolso por voos atrasados, seja ajudando grupos vulneráveis a conseguirem lidar com sistemas complexos da lei. Ele cita como exemplo desde pessoas soropositivas até refugiados em países estrangeiros. Joshua afirma que irá usar o sistema do IBM Watson, um dos principais experimentos de inteligência artificial, para traduzir para árabe e inglês.

Até o momento, todos os serviços são gratuitos e Joshua não está fazendo dinheiro com eles. Mas conforme a popularidade do aplicativo crescer, pretende monetizar o programa e contratar designers e advogados para aprimorar a tecnologia.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
ESCOLHA DO EDITOR
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 12 [3] => 237 [4] => 97 [5] => 249 [6] => 222 [7] => 62 [8] => 157 [9] => 276 [10] => 259 [11] => 86 [12] => 267 [13] => 94 [14] => 68 [15] => 16 [16] => 167 [17] => 115 [18] => 186 [19] => 17 [20] => 102 [21] => 173 [22] => 238 [23] => 175 [24] => 92 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence