Sim, é possível: veja como se tornar um astronauta da NASA
como se tornar um astronauta
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Tecnologia

Sim, é possível: saiba como se tornar um astronauta da NASA

Pedro Katchborian em 12 de dezembro de 2016

Quem nunca sonhou em ser um astronauta? A exploração do espaço cativa muita gente e, segundo uma pesquisa da Bureau of Labor Statistics, é uma das 15 profissões mais escolhidas pelas crianças. Apesar de ser difícil, é possível, sim, trabalhar explorando o espaço. Entenda como a NASA recruta os seus profissionais e veja como se tornar um astronauta.

Como se tornar um astronauta

Não, não existe uma graduação que te prepare para ser o próximo Neil Armstrong ou Buzz Aldrin — o primeiro era piloto de testes e o segundo era militar e engenheiro. No entanto, a cada quatro ou cinco anos, a NASA abre aplicações para uma nova classe de astronautas. Para se ter uma ideia de como é difícil — mas não impossível –, em 2013, um desses processos seletivos tinha mais de 6,100 participantes, sendo que apenas quatro homens e quatro mulheres foram aceitos. É claro que é bem mais difícil do que aquela entrevista de emprego ou mesmo uma dinâmica de grupo, mas não impossível.

Do que você precisa:

– Uma graduação em engenharia, ciências biológicas ou matemática;
1.000 horas de pilotagem de jato ou três anos de experiência profissional — o que pode incluir mestrado ou doutorado, ou até ensinar no jardim de infância ou no colegial;
Altura: ter mais do que 1,58 cm  e não ser mais alto do que 1,92 cm;
– A pressão sanguínea não pode exceder 140/90;
– Passar nos testes da NASA.

Você não precisa:

– De uma visão perfeita. Sim, astronautas de óculos são permitidos;
– Ter uma idade específica: a média de idade é de 34 anos.

Está nos padrões? Então agora é hora de passar por um longo processo seletivo. Normalmente, os candidatos passam por entrevistas profissionais e exames médicos. Os aprovados passam para o processo final, que inclui um treinamento de 2 anos e um período de avaliação que inclui testes de natação, exposição repetida a microgravidade, treinamento de sistemas da Estação Espacial Internacional, treinamento de robótica e até do idioma russo.

LEIA MAIS
Especial Dia da Lua: um pouco da nossa conquista do Espaço
LEIA MAIS
Como Elon Musk quer nos levar a Marte com a SpaceX

A astronauta Anne McClain, da NASA, deu dicas de como se tornar um astronauta para a CBS News. Não surtar com o processo seletivo e com as entrevistas são algumas dicas da profissional. Segundo Anne, não é preciso responder coisas como a velocidade de um foguete ou algo do tipo. “Eles estão tentando te conhecer, apenas”, afirmou.

Outra dica da astronauta vale para qualquer processo seletivo: relaxar. “Seja você mesmo. Não é difícil, mas é estressante por que você sabe o que está em jogo”, afirma.

Última classe teve divisão igualitária de gêneros

Em janeiro de 1978, a NASA anunciava a contratação das primeiras astronautas. Agora, essa divisão se tornou igualitária entre os gêneros. A classe de Anne McClein foi a primeira em que metade dos selecionados foram mulheres. Em 1978, dos 35 selecionados, apenas seis eram mulheres.

Isso significa que, em um campo tão masculino, essas mulheres podem ser as primeiras a colocarem o pé em Marte. É claro que isto está longe — a previsão é que a primeira missão tripulada para o planeta vermelho possa demorar mais 15 anos. Mas outra astronauta escolhida, Jessica Meir falou da importância da missão:

Essa ideia de exploração sempre foi parte da experiência humana. Tentar entender nosso lugar no universo é o que me move mais do que tudo.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 237 [1] => 205 [2] => 76 [3] => 222 [4] => 157 [5] => 12 [6] => 249 [7] => 94 [8] => 97 [9] => 267 [10] => 68 [11] => 115 [12] => 186 [13] => 17 [14] => 173 [15] => 175 [16] => 238 [17] => 62 [18] => 92 [19] => 276 [20] => 236 [21] => 25 [22] => 153 [23] => 125 [24] => 16 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence