Por que a computação quântica pode ser a próxima corrida espacial
computacao-quantica
Foto: Divulgaçao
Inovação > Tecnologia

Por que a computação quântica pode ser a próxima corrida espacial

Pedro Katchborian em 8 de dezembro de 2016

Assine nossa newsletter

Você sabe o que é computação quântica? A tecnologia que parece sair de um filme de ficção científica ainda está longe de se tornar popular, mas pesquisadores apostam que ela pode ser revolucionária. Aliás, para Hugh Bradlow, um dos chefes do departamento de ciência da Telstra, maior empresa de telecomunicações da Austrália, a computação quântica será a corrida espacial do século 21.

A empresa de Bradlow aposta (e muito) na inovação. Foram mais de US$ 10 milhões investidos na University of New South Wales, também na Austrália. O dinheiro vai para o centro de pesquisa de computação quântica, que concentra 180 pesquisadores.

Em uma conferência em Melbourne, Bradlew falou sobre a inovação. “Existe um computador quântico chamado D-Wave Systems, no Canadá, que está presente há algum tempo e ele não é um computador perfeito em nenhum sentido”, afirmou. O cientista ainda lembrou que o Google, que tem parceria com a D-Wave, diz que deve demonstrar o que eles chamam de “supremacia quântica” até o final do próximo ano e que a IBM tem um computador quântico online e mais de 33 mil pessoas já se inscreveram para usá-lo.

Amazon, Intel e outras grandes empresas estão trabalhando no campo quântico, mas poucos sabem até que ponto esses estudos estão evoluídos. “Nós investimos na Universidade de New South Wales e estamos muito empolgados com o que eles estão fazendo”, afirmou Bradlow.

O cientista ainda falou sobre os desafios da computação quântica, lembrando que o objetivo é fazer uma máquina que poderia processar informações e resolver soluções de uma maneira que usasse pouca energia — os computadores quânticos consomem muita energia, uma das principais desvantagens desse equipamento.

“Eu não acho que nenhum de vocês vai ter um desses no bolso”, afirmou Bradlow. De fato, os computadores quânticos existentes não são como os PCs e não conseguem ficar embaixo da mesa. Outro desafio é que os átomos dos computadores quânticos precisam de uma temperatura muito baixa: não um clima de um inverno gelado de julho e sim -273ºC.

Por fim, Bradlow disse que, quando o computador quântico perfeito for criado, ele será capaz de resolver problemas que atualmente demorariam “mais do que o tempo de vida no universo“. Assim como na corrida espacial, empresas estão construindo e aprendendo ao mesmo tempo.

Entenda a computação quântica

Mas por quê a computação quântica é tão importante? O potencial dessas máquinas pode ser milhões de vezes maior do que o notebook, PC ou smartphone que você lê esta matéria. Se o computador tradicional é feito de chips, o quântico é feito de átomos. A interação desses átomos é o que possibilita a realização de cálculos tão complexos.

LEIA MAIS
Computação, códigos e navegadores: os vários pais e mães da internet
LEIA MAIS
Teletransporte e interfaces neurais: o ambicioso plano da Rússia na tecnologia

Nos tradicionais, as sequências de bits (0 e 1) são lidas com os transitores, que processam a informação. Nos átomos há algo chamado superposição quântica, em que a partícula fica em 0 e 1 ao mesmo tempo. Com uma interpretação de dados muito mais rápida, essas máquinas poderiam trazer grande ajuda para a inteligência artificial.

Por isso, Google, IBM, Intel, D-Wave e muitas outras empresas estão tentando compreender a computação quântica. Quem conseguir criá-lo e adaptá-lo para um uso que faça sentido atualmente, estará muito à frente de todos que ainda dependem dos chips para os cálculos.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades em primeira mão.

Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 205 [4] => 94 [5] => 97 [6] => 115 [7] => 17 [8] => 238 [9] => 92 [10] => 157 [11] => 276 [12] => 153 [13] => 62 [14] => 125 [15] => 25 [16] => 173 [17] => 16 [18] => 66 [19] => 67 [20] => 12 [21] => 69 [22] => 127 [23] => 187 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence

Assine nossa newsletter

e receba nossas novidades em primeira mão.