Vida alienígena? Descoberta aponta que lua de Saturno pode ser habitável
vida alienigena
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Tecnologia

Descoberta sugere que lua de Saturno possa ter vida alienígena

Pedro Katchborian em 13 de abril de 2017

Parece que a descoberta de vida alienígena está cada vez mais perto. Recentemente, a NASA anunciou que a nave Cassini achou hidrogênio molecular em Enceladus, uma das luas de Saturno. O achado indica que as condições são favoráveis para vida alienígena no mar congelado abaixo da terra da lua.

Não, não é a certeza de que há vida alienígena, mas só de existir um local com esse potencial já é um alento para a comunidade científica. Há mais de uma década, Cassini tem explorado Saturno e suas luas, mandando fotos de alta resolução para as equipes na Terra.

Para explicar a descoberta, é necessário voltar 12 anos no tempo, lá em 2005. Na época, a NASA descobriu que havia água líquida embaixo da superfície de Enceladus — o que foi uma surpresa, já que os cientistas não esperavam achar água líquida em um local tão pequeno (Enceladus tem apenas 505km²) e frio. “Foi muito empolgante”, diz a cientista Linda Spilker, da missão Cassini, para a Popular Mechanics.

Foto: Divulgação/NASA

Depois de anos mandando fotos e estudando a lua de Saturno, a nave descobriu que o local contêm hidrogênio e componentes como orgânicos e dióxido de carbono — necessários para o surgimento da vida como conhecemos em nosso planeta. “O que estava faltando para completar a habitabilidade era uma fonte de energia. Isso completa essa habitabilidade”, diz Chris McKay, do centro de pesquisa da Nasa, na Califórnia.

“Finalmente, foi achado a molécula de hidrogênio que eles estavam procurando — e muitas delas. A descoberta indica que há muito hidrogênio guardado no pequeno oceano de Enceladus”, disse para New Scientist. Isso significa que esse hidrogênio deve ser produzido de forma contínua por lá, o que é similar ao que ocorre no fundo dos nossos oceanos.

Quando acharemos vida alienígena em Enceladus?

Não é como se existissem aliens acampando por lá. “Só por que um lugar é habitável não significa que há vida, por que ainda não entendemos completamente a origem da vida”, diz McKay. Portanto, há duas maneiras de encarar a descoberta: enquanto uns acreditam que a vida é inevitável se as condições forem as corretas, outros pensam que a vida é algo raro e exige muita sorte. O fato é que a comparação entre Terra e a lua de Saturno mostra uma real possibilidade de existir vida fora do nosso planeta.

LEIA MAIS
Aliens: há vida lá fora? Quando começamos a procurá-los? Um guia sobre o assunto
LEIA MAIS
China constrói maior telescópio do mundo para procurar por ETs

O problema é que parece que não teremos novas descobertas sendo divulgadas tão cedo. A nave Cassini está com o seu combustível no fim e deve acabar sendo destruída em Saturno no dia 15 de setembro. Ela até poderia acabar sendo destruída em Enceladus, mas isso talvez prejudique um possível ecossistema alienígena que existe por lá e,  bem, ninguém quer incomodar os vizinhos sem nem conhecê-los, né?

Isso significa que só poderemos ter certeza de que existe algum tipo de vida por lá em uma missão para Enceladus. Se a lua fosse escolhida, só chegaríamos por lá por volta de 2030, mas as próximas missões só serão decididas em 2019 então sim, teremos que esperar.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 237 [3] => 97 [4] => 222 [5] => 62 [6] => 157 [7] => 276 [8] => 12 [9] => 249 [10] => 86 [11] => 94 [12] => 267 [13] => 68 [14] => 16 [15] => 115 [16] => 186 [17] => 17 [18] => 102 [19] => 173 [20] => 175 [21] => 238 [22] => 92 [23] => 236 [24] => 79 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence