O papel dos drones no futuro da economia compartilhada
drones
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Tecnologia

O papel dos drones no futuro da economia compartilhada

Camila Luz em 23 de novembro de 2016

No futuro próximo, serviços de delivery poderão usar drones para entregar encomendas de forma rápida e mais barata. Essas pequenas aeronaves também terão papel importante na economia compartilhada, agilizando empréstimos entre amigos e vizinhos.

A Google tem planos de tornar drones viáveis para uso comercial em 2017, como parte do Project Wing. O projeto faz parte de uma divisão da empresa chamada Google X, um laboratório de inovação onde são desenvolvidos conceitos como carros autônomos e lentes de contato que monitoram níveis de glicose.

Astro Teller, um dos cientistas envolvidos no projeto, já recebeu um burrito entregue por drone. “Foi ótimo. Foi realmente um pouco mágico”, disse, em entrevista ao site The Verge. “Acho que as pessoas se concentram muito em ‘drones + burritos’. Acho que entendo o motivo disso, mas eu descreveria [a importância dos drones de entrega] de outra maneira”, comentou.

Para Astro, receber um burrito entregue por um drone é uma inovação super cool, mas essas aeronaves trarão outras novidades ainda mais importantes para economia, sociedade e meio ambiente. Elas irão mudar a forma como nos relacionamos com nossos bens de consumo e nos ajudar a reduzir impactos causados pelo consumismo e pelo desperdício. Em outras palavras, terão papel importante no desenvolvimento da economia colaborativa.

O papel dos drones na economia compartilhada

“Digamos que você pudesse estalar seus dedos e ter algo em suas mãos magicamente sempre que quisesse e sem nenhum custo, de forma instantânea”, diz Astro.

Pense neste fato: você provavelmente tem um martelo em sua casa que foi usado pouquíssimas vezes. Essa ferramenta poderia ser compartilhada por milhares de pessoas, com segurança, tornando-a mais rica funcionalmente e consumindo menos recursos do planeta.

Outros objetos que você tem em casa provavelmente são subutilizados, como  panelas de fondue, carregadores extras de celular, equipamentos para praticar esportes e até roupas. “Se pudéssemos passar de uma ‘sociedade de propriedade’ para uma ‘sociedade de acesso’, onde o ‘ter’ não seria tão importante quanto o ‘ter quando for necessário’, isso iria mudar o mundo dramaticamente e magicamente”, opina.

No futuro, drones estariam voando pelos céus carregando objetos emprestados. Nós não possuiríamos tantas coisas pois estaríamos compartilhando o que precisamos. Para Astro, as aeronaves aumentariam o poder da economia compartilhada e reduziriam nossa pegada de carbono.

Desafios do uso comercial de drones

Para chegar a esse patamar, será preciso enfrentar alguns desafios. “Eu não quero minimizar os desafios para o Project Wing. Precisamos fazer coisas que possam ser bem-sucedidas, atravessar longas distâncias de forma totalmente autônoma com níveis de segurança muito altos e de formas razoavelmente baratas”, diz o cientista.

Foto: Istock/Getty Images

Foto: Istock/Getty Images

Astro cita alguns problemas ainda não resolvidos. É preciso ter certeza de que o drone não irá acertar linhas de energia e terá capacidade de pousar elegantemente caso algo dê errado com os motores. Além disso, precisará um ter sistema adequado para entregar pacotes e trazer encomendas de volta.

Além disso, será preciso adequar residências para receberem os drones. “Já vi projetos de arranha-céus que têm mini-helipontos fora das janelas para que drones possam soltar pacotes nas janelas das pessoas”, diz Astro. “Vi esses projetos, e é algo no qual estamos trabalhando. Acho que talvez seja um pouco prematura construir edifícios como esses, mas é bom começarmos a imaginá-los”, completa.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 66 [13] => 67 [14] => 157 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence