Uso médico, militar e industrial: exoesqueletos estão no mercado
warrior web_exoesqueleto
Warrior Web, exoesqueleto vestido por um soldado. Foto: Divulgação/DARPA
Inovação > Tecnologia

Uso médico, militar e industrial: os exoesqueletos já estão na mercado

Pedro Katchborian em 21 de junho de 2016

No dia 12 de junho de 2014, na abertura da Copa do Mundo, algo além da vitória do Brasil sobre a Croácia por 3 a 1 chamou a atenção. Pouco antes do jogo começar na Arena de Itaquera, um jovem paraplégico teve a oportunidade de chutar uma bola. Utilizando um dos exoesqueletos desenvolvido pelo cientista Miguel Nicolelis, o evento apresentou a nova tecnologia para os brasileiros.

via GIPHY

Mas o que são os exoesqueletos?

Literalmente, exoesqueleto significa esqueleto externo. A robótica se apropriou do termo que até então era utilizado na zoologia, utilizado para definir o esqueleto resistente de alguns animais como tartarugas e aracnídeos.

Em termos tecnológicos, os exoesqueletos são veículos robóticos que humanos controlam. Eles podem ser utilizados para assistir pessoas, como no caso do feito por Nicolelis, ou até para aumentar a força, velocidade ou resistência de um humano. Na ficção científica, o Homem de Ferro usa um exoesqueleto para combater vilões e salvar o planeta.

Apesar de ainda estarmos longe de termos um Tony Stark sobrevoando as cidades, o exoesqueleto já é uma realidade em alguns campos da sociedade. O projeto que foi apresentado por Nicolelis na Copa foi um dos mais desenvolvidos do mundo no assunto.

exoesqueleto em teste antes de apresentação na copa

Exoesqueleto em teste antes de viagem controlada pela atividade cerebral. Foto: Reprodução/Faceook Miguel Nicolelis

Em vídeo feito pelo Portal da Copa, Nicolelis, que é pesquisador da Universidade de Duke, falou mais sobre o projeto Andar de Novo. “O cérebro gera mensagens genéricas como “eu quero andar, eu quero me mexer, eu quero parar ou eu quero parar a bola. E essas mensagens interagem com os controles de baixo nível das articulações do robô”, conta.

O uso militar e industrial dos exoesqueletos

Grande parte do desenvolvimento dos exoesqueletos é no campo militar. No exército americano, o projeto para construção da tecnologia começou em 2001 e foi implementado pela DARPA (Us Defense Advanced Research Projects Agency).

Leia mais:
Cinco robôs que já estão dentro de nossas casas (ou quase)
Quais os empregos que devem ser substituídos por robôs

Um dos exoesqueletos desenvolvidos pela DARPA foi a Warrior Web, capaz de aumentar a força dos soldados. Feita também para facilitar o carregamento de objetos, a armadura permite que o soldado leve até 30 kg na mala com mais facilidade do que o normal.

homens vestidos com a warrior web

Foto: Divulgação

Enquanto algumas armaduras são feitas apenas para facilitar a locomoção do soldado, outras devem ser usadas em combate. A Special Operations Command, empresa privada, está fazendo protótipos de exoesqueletos que podem impedir balas com um líquido que se solidifica em frações de segundo. A ideia é que o produto chegue ao mercado bélico em 2018.

A DARPA também tem investido em mercados que vão alem do militar. Em 2014, a empresa anunciou o desenvolvimento da Soft Exosuit, que foge das características de outros exoesqueletos. Ao invés de ser rígido, a roupa é maleável e “dá o nível correto de assistência, no momento certo para quem está vestindo”, diz a Wired.

Enquanto isso, a Hyundai anunciou em maio de 2016 que produziu um exoesqueleto que é capaz de dar mais força para os humanos. Segundo o post no blog da companhia, que compara a armadura ao Homem de Ferro, o exoesqueleto poderia ter funções industriais, médicas e militares.

Já a Panasonic construiu um exoesqueleto mais simples, mas capaz de ajudar trabalhadores que carregam peso e idosos. A armadura foi desenvolvida para sentir quando quem está a vestindo está segurando um objeto pesado.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence