Quer gastar menos? Ferramenta dá choque se pessoa gastar muito
gastar_menos-(1)
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Tecnologia

Quer gastar menos? Ferramenta dá choque se pessoa gastar muito

Pedro Katchborian em 13 de junho de 2016

A empresa britânica Intelligent Environments criou uma plataforma digna de experimento científico e que pode te ajudar a gastar menos. Toda vez que você gastar acima do seu limite, uma pulseira pré-programada dá um pequeno choque elétrico.

A ideia da companhia é usar a já existente Pavlok, a tal pulseira que dá choques, e conectá-la com a conta bancária ou com o cartão de crédito dos usuários. Na verdade, o conceito da empresa é ser um banco da Internet das Coisas. Ou seja, ir além do dinheiro e ajudar o usuário a gastar menos em outras coisas. Se a ideia for para frente, será possível programar a pulseira inteligente para receber um choque toda vez que o termostato gastar mais do que o limite pré-determinado ou se a pessoa ultrapassar o limite do pacote de dados de internet no smartphone.

Em entrevista a FastCoExist, os desenvolvedores disseram que pessoas estão se importando menos com o dinheiro que gastam. “Muitos gastos das pessoas são invisíveis. Se estão usando o Apple Play, por exemplo, não sabem quanto estão gastando”, comentou David Webber, da Intelligente Environment.

Se você é do tipo que não curte um choque, a pulseira Pavlok também pode ser programada para vibrar ou apenas fazer um barulho. Embora a plataforma da Intelligent Environment já exista, nenhum banco topou incorporar o projeto, então é apenas um conceito. Segundo uma pesquisa da empresa, os millennials estão interessados em experimentar a ferramenta para gastar menos.

A pulseira pode ajudar, de fato, a gastar menos?

pulseira que dá choque para gastar menos

Pavlok Foto: Divulgação

Nascida em um projeto de crowdfunding do Indiegogo que arrecadou mais de US$ 280 mil, a Pavlok foi financiada em 2014 e teve os seus últimos exemplares da campanha entregues em meados de 2015.

Atualmente, você pode comprar a pulseira no site por US$ 180. Diferente do sistema pensado pela Intelligent Environments, em que a pulseira daria automaticamente o choque, com a Pavlok é o próprio usuário quem aperta um botão para se dar um choque quando ele tem algum tipo de hábito que quer parar, como fumar ou roer as unhas, por exemplo.

O fato da própria pessoa se dar um choque é motivo de críticas. Duff McDuffee, do Beyond Growth, criticou a pulseira, que é baseada na intenção de punir.

O conceito de impedir hábitos ruins com um choque é bem antigo. Embora o nome da pulseira Pavlok remeta ao cientista Ivan Pavlov, o condicionamento que a pulseira se propõe a fazer não é o clássico, definido por ele. Dar um choque para um hábito ruim é um condicionamento operante.

Leia mais:
Roupa Livre ensina a ter estilo e gastar menos
Comprar menos, gastar mais: entenda o buy nothing day

Diferente do clássico, que simplesmente alia um estímulo novo com um já existente —  o icônico exemplo de Pavlov tocando um sino sempre que dava comida a um cachorro — , o operante, criado pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner, é definido como um procedimento em que há uma consequência que afeta a probabilidade de um evento ocorrer novamente, como no caso da pulseira Pavlok e do sistema da Intelligent Environments.

McDuffee usa os próprios conceitos do criador do método para terminar a sua crítica. A punição, segundo o próprio B.F. Skinner, não funciona. “Uma pessoa que é punida não está inclinada a se comportar de uma determinada maneira. No melhor dos casos, ele aprende a como evitar punições”, disse. Ou seja, descobre como continuar gastando apesar da pulseira criada para gastar menos.

E você, acredita que esse acessório possa funcionar? Comente!

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence